A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizará, no próximo dia 29, a licitação para a elaboração do projeto executivo de engenharia para a construção da Avenida Metropolitana. O projeto prevê a edificação de estruturas, fundações e contenções das pontes e viadutos que interligarão a via, no trecho entre a BR-135 (Funil) e o encontroncamento com a MA-203 (Estrada da Raposa).
A licitação, na modalidade tomada de preços, está marcada para as 9h, no auditório da Sinfra (Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, Edifício Clodomir Millet, 3º andar).
A Avenida Metropolitana terá 26,5 quilômetros de extensão e interligará três dos quatro municípios da Ilha (São Luís, São José de Ribamar e Raposa). Seu traçado passará por quatro bairros: São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária e Maiobão. O ponto de partida da via será o trecho da BR-135 próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado.
A obra será executada, em parte, com recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Ao todo, serão investidos R$ 818 milhões na capital maranhense, valor a ser aplicado também na construção do Novo Anel Viário de São Luís, esta última intervenção de responsabilidade da administração municipal. A verba será oriunda de quatro fontes distintas: Orçamento Geral da União, financiamento (empréstimo) e contrapartidas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís.
A Avenida Metropolitana terá oito faixas de tráfego, um corredor exclusivo para ônibus (ida e volta) e interligará outras quatro vias: Estrada de Ribamar, Beira Rio (Maioba), avenida dos Holandeses (Araçagi), com opção de corredor de acesso à Raposa. O prazo inicial para execução da obra é de três anos, com término em 2013, mas terá que ser revisto, em razão do atraso para o sei início.
Segue cópia do aviso de licitação:
Caro Daniel,
Gostariade informar-lhe que muitos conterraneos estao por esse mundao acompanhando o que se passa na terrinha. Caso nao fosse alterar sua agenda de trabalho, pediria sua gentileza de nos informar o andamento das obras do 4o. Centenario. Planejo comemorar na praia do calhau o aniversario de minha cidade.
Aqui em Curitiba nao disponho de muitas oportnidades de acompanhar a cidade, por isso espero que entendas o quao importante para nós sao suas informações.
Obrigado pela atenção,
Juliano
Resposta: temos algumas atividades programadas: reinauguração do estádio Castelão com jogo Brasil x França, apresentação da orquestra sinfônica nacional, entrega de várias obras. A iniciativa privada também está promovendo algumas ações. O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís ainda estão fechando suas programações.
Quanto ao Anel Viário, de responsabilidade do município. Alguma novidade? Quando iniciam as obras? E o metrô, já iniciaram as obras da primeira etapa?