A governadora Roseana Sarney fez um elogio público à atuação do secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, em sua passagem por Santo Antônio dos Lopes, na última segunda-feira.
Enquanto visitava a Usina Termelétrica Parnaíba, ela fez questão de mencionar o bom trabalho realizado por Guterres, que integrava a comitiva que a acompanhava na itinerância pelo interior.
“Um dos membros mais jovens da minha equipe, o secretário Ricardo Guterres vem tendo participação efetiva nas discussões de projetos nas áreas de mineração e energética em implantação no Maranhão”, assinalou a governadora.
De fato, Guterres vem dando importante contribuição para o bom andamento dos projetos de sua alçada. Em missões oficiais, ele tem apresentado ao resto do país e ao exterior o potencial maranhense nos setores de produção mineral e geração de energia. Já familiarizado às questões pertinentes à sua pasta, ele discute com propriedade assuntos relativos a esses importantes segmentos da economia, defendendo sempre os interesses do estado.
O bom desempenho do secretário pode ser atribuído, também, ao apoio e à parceria que firmou com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que o ajuda a abrir caminhos na esfera federal e a buscar novas oportunidades de desenvolvimento para o setor em nível local. O trabalho em sintonia com Lobão vem rendendo bons frutos desde que Guterres assumiu a pasta, em 1º de janeiro de 2011.
Como interlocutor do Maranhão para assuntos de mineração e energia, Ricardo Guterres já é reconhecido como autoridade nessas áreas. Prova disso foi sua eleição para a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE), posição que lhe dá respaldo para debater questões ligadas ao setor energético com as principais instâncias de poder, a exemplo do que já fez no Congresso Nacional ao liderar comitiva em audiência com o presidente José Sarney.
O elogio público feito por Roseana, além de despertar orgulho, motivou ainda mais o secretário a manter o ritmo de trabalho. Mais do que justo, o reconhecimento é a prova de que ele está no caminho certo.