A governadora Roseana Sarney assinou, na tarde desta terça-feira (7), no canteiro de obras instalado na Avenida dos Franceses (bairro da Alemanha, em São Luís), ordem de serviço que autoriza a construção dos encaixes da Avenida Quarto Centenário. O empreendimento, de R$ 364 milhões, integra o projeto do Projeto PAC Rio Anil.
Roseana Sarney destacou que o PAC do Rio Anil, que inclui a construção da Avenida Quarto centenário, é um projeto audacioso porque 50% dos recursos são oriundos do Governo do Estado. Ela enfatizou que os investimentos envolvem a construção da Avenida e, também, moradias para remoção de famílias que residem nas palafitas, localizadas nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Vila Palmeira e Alemanha.
“Uma avenida que será um presente para nossa cidade. Já foram entregues 500 apartamentos e estão sendo construídos mais dois mil apartamentos. Estamos dando dignidade de vida para as pessoas que vivem nesta região de São Luís”, afirmou Roseana Sarney.
Além da governadora, assinaram o documento que autoriza o início das obras de encaixe, o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, o diretor de obras da empresa Engesa, Fernando Teixeira, e o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, como testemunha.
Participaram ainda secretários de Estado, o presidente da Assembléia Legislativo do Maranhão, Arnaldo Melo, o gerente Nacional da Rede de Desenvolvimento Urbano/Nordeste da Caixa, Tácito Quadros Maia, deputados estaduais, vereadores, dirigentes de entidades de classe, além de lideranças comunitárias.
Segundo explicou o secretário Pedro Fernandes, os encaixes são as saídas e as entradas da Avenida Quarto Centenário que será feita por meio de alças, saindo na Avenida dos Franceses. “Uma obra importante que vai ajudar o trânsito de São Luís e, principalmente, agregará a construção de 2.700 apartamentos, melhorias de casas para abrigar pessoas que moram em palafitas, o que é um importante serviço social”, afirmou.
Após a assinatura da ordem de serviço, a governadora Roseana Sarney e comitiva se deslocaram para o canteiro de obras da Avenida Quarto Centenário, na Camboa, onde tem início o projeto.
Obra
A obra tem início na intersecção com a Avenida Camboa e o cruzamento será feito com a Avenida dos Franceses, onde há um trecho de aterro hidráulico e o outro de 1.090 metros, em elevado. A previsão do Governo do Estado é concluir as obras até final de 2012. A Avenida Quarto centenário terá 3,8 km de extensão, onde trabalham 400 operários trabalham.
Para os moradores e lideranças, a obra do PAC Rio Anil, que será entregue dentro do prazo previsto até o final de 2012, já está contribuindo com a comunidade dos bairros da Alemanha, Camboa, Irmãos Coragem, Formosa, Monte Castelo e áreas adjacentes, com geração de emprego e renda. “Além de trabalho, essa obra nos beneficia com reformas de nossas casas e melhoria da nossa qualidade de vida”, acrescentou o presidente da Associação da Alemanha, José Ribamar da Silva Góis.
De acordo com a dona de casa Maria das Graças Moura, há 36 anos morando na comunidade Irmãos Coragem, o Governo do Maranhão demonstra que tem interesse em resolver os problemas dos mais carentes e, ao mesmo tempo, proporcionando melhor trafegabilidade de ônibus e automóveis para São Luís.
“Um trabalho que vem beneficiar toda a área da Alemanha. A governadora Roseana sempre deu uma atenção especial, assim como o senador João Alberto, desde seu primeiro mandato. Estamos felizes por esta obra”, afirmou Maria das Graças.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)