A Rádio Mirante AM estreará em breve um novo transmissor, o que resultará em ganho de qualidade de som e maior alcance da emissora no Maranhão e além das divisas do estado. A aquisição do equipamento é um marco para a rádio, que em 23 anos de existência consolidou-se como líder absoluta de audiência e um dos principais canais de interação entre a população e as autoridades. O investimento representará uma revolução na radiofonia local, bem como o aprimoramento de um trabalho reconhecidamente bem sucedido.
O novo transmissor tem 10 kW (quilowatts) de potência, a mesma do equipamento antigo. A diferença é que a tecnologia passará a ser transistorizada, que supera em todos os aspectos o sistema valvulado, com o qual a emissora sempre operou, desde a sua primeira transmissão. A mudança será percebida tão logo seja efetivada a substituição. A instalação de nova fiação e de um novo estúdio, com mesa de som mais moderna e com mais recursos, complementará o projeto, que já está em plena execução.
A reestruturação da rádio não trará ganho só para os ouvintes. Repórteres, produtores, operadores e apresentadores da Mirante AM vêem o investimento como motivação a mais para a cobertura radiojornalística diária. Desde o anúncio da chegada do equipamento, na última sexta-feira, todos os profissionais que fazem a emissora renovaram o ânimo. Cientes de que todo investimento requer um retorno, a equipe renovou o compromisso de oferecer ao público ouvinte um noticiário ainda mais qualificado e abrangente.
Ao promover reestruturação tão ampla, a Mirante AM reforça a busca permanente pelo aperfeiçoamento. Aliados a ajustes na programação, os investimentos em tecnologia darão um formato ainda mais diferenciado à rádio. A definição do novo modelo será baseada também em pesquisas junto à audiência, cujos resultados serão avaliados e discutidos por toda a equipe, em um seminário interno. Uma vez finalizado o processo, os ouvintes passarão a contar com uma emissora renovada e ainda mais completa.
O papel da Mirante AM vai muito além da veiculação de notícias. Mais que isso, o veículo exerce a nobre função social de mediar a solução de diversos problemas dos maranhenses. Ao manter seus microfones abertos para os reclames dos ouvintes, a rádio mobiliza os agentes públicos a recuperar ruas, combater com mais afinco a violência, oferecer melhores serviços de saúde e uma infinidade de outras ações em benefícios da sociedade. Não é exagero afirmar, também, que grande parte das decisões políticas tomadas no estado é influenciada pelas informações e pontos de vista de repórteres e apresentadores da emissora.
Com a reformulação, a Mirante AM inaugurará um modelo inovador de transmissão jornalística. O investimento em tecnologia e os ajustes no conteúdo fazem parte de um processo de adequação da emissora à atual realidade, que exige dos meios de comunicação radiofônica uma postura que corresponda às expectativas de uma audiência cada vez mais crítica e pulverizada.
Editorial publicado em O Estado do Maranhão nesta segunda-feira