Maranhão terá novo modelo de iluminação pública

Ricardo Guterres e Antônio Granadeiro discutem projetos no campo energético para o Maranhão

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Energias Renováveis (Abeer), Antonio Granadeiro, firmaram acordo visando instalar no Maranhão um modelo de iluminação pública com lâmpadas LED, que reduzem em 60% o consumo de energia se comparadas as mais utilizadas hoje. O local de instalação ainda será definido e o modelo norteará um programa de iluminação pública que a governadora Roseana Sarney oferecerá aos municípios.

A reunião que selou o acordo aconteceu nesta segunda-feira (9) na sede da Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), em São Luís. Teve a participação de empresários nacionais integrantes da Abeer e técnicos da secretária. “A proposta é muito importante, pois servirá de padrão aos municípios, que ficarão, agora, responsáveis pelo serviço de iluminação pública”, explicou Ricardo Guterres.

A Abeer reúne as principais empresas que atuam na área de energias renováveis (solar e eólica). Dessas, três desenvolvem atividades no Maranhão: Guascor e ETE, na área de energia elétrica, e Kyocera, no setor de energia solar. “O momento, no Maranhão, é propício para mais investimentos e outros empresários estão apostando nas oportunidades de gerar riquezas e empregos neste estado”, afirmou Antonio Granadeiro.
Ele disse que a Associação tem interesse em firmar parcerias com o Governo do Estado. “Como são as prefeituras que estarão encarregadas da iluminação pública, o Governo do Estado e a Abeer podem apresentar uma proposta mais barata e viável”, informou.

A Lâmpada conhecida como LED (do ingês Light Emitting Diode), além de oferecer baixo consumo de energia, tem altíssima durabilidade.  São livres de raios ultravioletas, não desbotam as cores, não atraem insetos e não deterioram alimentos.

Parcerias

O presidente da associação afirmou que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, está visivelmente interessado, ainda este ano, em investir em energia solar.

Antonio Granadeiro disse que a tendência são as empresas privadas instalarem sistemas isolados de geração de energia em locais públicos, como estádios e venderem os serviços para as concessionárias operadoras nos estados. Esta forma de gerenciamento já está sendo instalada em estádios como o Maracanã, no Rio de Janeiro, e os de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Pode ser aplicada em praças, pontes, parques, prédios públicos, entre outros locais.

Os sistemas isolados de geração de energia para atender a demanda pública, de acordo com Antonio Granadeiro, também são alternativas para o Programa Luz para Todos atender a comunidades isoladas, como as ilhas localizadas ao longo da costa maranhense. 

Fonte: Secretaria de Estado do Minas e Energia (Seme)

Sai tabela de pagamento do funcionalismo estadual

Publicado no Diário Oficial do dia 28 de dezembro do ano passado pelo Governo do Estado, o Calendário de Pagamento do Servidor Público 2012 garante o crédito em conta do salário do funcionalismo dentro do próprio mês vigente. O pagamento de janeiro, por exemplo, de acordo com a tabela, será efetuado dia 30 próximo. Como a data será uma segunda-feira, deverá ser antecipado no fim de semana.

O Calendário de Pagamento elaborado pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), que inclui ainda as duas parcelas do 13º salário, beneficia todos os servidores públicos estaduais, sejam eles ativos, aposentados ou pensionistas.

O pagamento será realizado num único dia a todos os servidores, como acontece desde o ano passado. Até 2010, havia um escalonamento de dias para o pagamento, de acordo com as secretarias e órgãos.

“Com o calendário definido, o servidor público estadual, seja ele ativo ou aposentado e pensionista, pode planejar melhor seus gastos, com a certeza de que terá sua remuneração creditada em conta e em dia, conforme estabelecido em calendário”, ressaltou o secretário Fábio Gondim.
O secretário disse ainda que também ganha a economia maranhense, que terá a injeção de milhões todos os meses, com repercussão no consumo e nas vendas do comércio local. Veja abaixo a tabela:

Prefeitura de Paço do Lumiar inicia recuperação das avenidas 7 e 8 do Maiobão

Bia e Thiago Aroso assinam ordem de serviço para início das obras em avenidas

deA ordem de serviço para a recuperação das avenidas 7 e 8 do conjunto Maiobão foi assinada na manhã de hoje, no gabinete da prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio. Secretários municipais, íderes comunitários e vereadores prestigiaram o evento. A reforma das duas vias é umas das obras mais aguardadas pelos moradores do Maiobão e localidades vizinhas, pois a trafegabilidade está comprometida por buracos que chegam a ter até quatro metros de diâmetro.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Alderico Campos, falou em nome dos vereadores do município da importância da obra, mas não só por sua necessidade, mas também pela resposta moral que tal serviço passa para a sociedade.

O secretário de Orçamento e Gestão, Thiago Aroso, lembrou que essa obra já vinha sendo programada e que faltava apenas dirimir as questões burocráticas para o início do serviço.  No momento, a Prefeitura de Paço do Lumiar executa um plano de obras que beneficiará várias localidades do município. A primeira receber melhorias foi o Sítio Grande, cuja estrada de acesso está sendo totalmente recuperada.

Perseguição

A prefeita Bia Venâncio agradeceu a presença de todos os que compareceram ao evento para demonstrar apoio à sua administração, que em 2011 passou por grandes dificuldades, geradas por perseguições politicas de opositores irresponsáveis. Ela afirmou que o ano de 2012 será dedicado ao trabalho e à valorização da mulher luminense. “Com a execução de obras de infraestrutura em Paço do Lumiar, a oposição ficará sem discurso”, disse Bia.

A recuperação das avenidas 7 e 8 tem previsão de entrega de 60 dias e é apenas uma entre uma série de obras que serão executadas na área do Maiobão e em todo o município de Paço do Lumiar.

Fórum de Senador La Rocque sofre tentativa de arrombamento

O juiz da comarca de Senador La Rocque, Marcelo Testa Baldochi solicitou ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior, providências quanto à segurança armado do Fórum local, que sofreu duas tentativas de arrombamento e, na última quarta-feira (4), teve o teto da sala de arquivo retirado e o forro quebrado.
 
O juiz informou que o prédio não possui vigilância, e que no arrombamento ocorrido na semana passada uma arma de fogo teria sido furtada do Fórum.
 
A Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, coronel Boaventura Furtado, por ordem do presidente, desembargador Guerreiro Junior, já está adotando as medidas necessárias para que seja mantida a segurança da unidade jurisdicional.

Fonte: Tribunal de Justiaça do Maranhão

Conselho da Criança e Adolescente de Paço do Lumiar empossa novos membros

Prefeita Bia Venâncio assina ato de posse de conselheiros, entre Thiago Aroso e Augustus Gomes

Foram empossados, na ultima sexta-feira (6), no gabinete da prefeita Bia Venâncio, os novos membros do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Paço do Lumiar para os próximos dois anos.

A eleição aconteceu em 15 de dezembro de 2011, para a indicação dos representantes do poder público com assento no conselho. Além dos conselheiros da antiga gestão, prestigiaram o ato de posse o secretários-chefe de Gabinete, Orçamento e Gestão, Thiago Aroso, de Desenvolvimento Social, Augustus Gomes, a secretária de Educação, Maria Amélia, e lideranças da sociedade civil organizada de Paço do Lumiar.

O secretário Thiago Aroso falou sobre a importância dos conselhos e sua atuação nas políticas públicas do município e da extrema necessidade que há na comunidade de que o poder público e os conselhos atuem conjuntamente para participar da vida da população. Ele enalteceu a importância da parceria entre o conselho e a administração pública para o sucesso das ações, que devem estar voltadas exclusivamente ao interesse da criança e do adolescente.

“Todos os que exercem cargo políticotgem grande responsabilidade na vida da sociedade e têm a obrigação de dar a devida atenção para cada criança e adolescente desse município. Temos a confiança que no ano de 2012 o trabalho poderá ser feito com mais efetividade”, assinalou. Thiago Aroso falou ainda da necessidade da harmonia dos poderes e da vida política, uma vez que nos últimos anos a gestão da prefeita Bia Venâncio sofreu perseguição implacável.

Ao dar posse aos novos conselheiros, a prefeita Bia Venâncio destacou da alegria de poder trabalhar com a entidade sem ter que enfrentar questões oposicionistas. “Com isso, quem ganha é a sociedade que recebe um trabalho de assistência social de maior eficácia e qualidade”, afirmou. A prefeita também pediu aos conselheiros que se dediquem a apoiar mais ainda a luta para garantir os direitos da criança e do adolescente.

O vereador Dr. Wilson, que representou a Câmara Municipal de Paço do Lumiar, foi indicado pela prefeita Bia Venâncio para coordenar o projeto de tratamento médico itinerante, com objetivo de garantir a saúde e o bem-estar da juventude luminense.

Representantes do poder público no conselho:

1 – Secretária de Desenvolvimento Social – Titular: Augustus Gomes, Suplente: Ana Clara Furtado.
2 – Secretária de Educação – Titular: Maria Amelia Everton, Suplente: Neurimar Almeida.
3 – Secretária de Saúde – Telma Regina Oliveira, Suplente: Maria Zelia de Araujo.
4 – Secretaria de Orçamento e Gestão – Titular: Thiago Aroso, Suplente: José Benedito da Silva.
 
Representantes da sociedade civil no conselho:

1 – Associação Cultural e Desportiva do Red. Pirâmide – Titular: Deusimar Resende Lima, Suplente: Joelma Suzana Câmara.
2 – Centro de Apoio ao Idoso de Paço do Lumiar  – Titular: Raimundo Nonato Martins, Suplente: Maria Luiza do Nascimento Souza
3 – Associação de Mulheres de Paço do Lumiar – Titular: Rosinelia Ribeiro de Almeida, Suplente: Kátia Cristina Neves Bastos.
4 – Dança do Boiadeiro Impulso Coutry – Titular: Valdiene de Jesus de Sousa, Suplente: Dulcilene de Sousa.

Desafiando o perigo no espigão

Apesar do risco de acidentes, espigão já se consolidou como um dos principais pontos de visitação de São Luís

Muitas pessoas, inclusive crianças e idosos, continuam desafiando o perigo ao caminhar, pescar, sentar e até mesmo deitar sobre os pedregulhos que formam o espigão costeiro da Ponta d’Areia. O local também vem sendo usado para a prática de mergulho, o que eleva os riscos, em razão da força da correnteza e das pedras submersas. Nem mesmo a placa que adverte sobre o risco de acidentes na estrutura inibe as visitações.

O espigão costeiro estará apto a passeios somente após a conclusão da urbanização do seu entorno, obra que está em fase de licitação na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Por enquanto, a estrutura não oferece a mínima segurança a público que se dirige ao local para apreciar o por do sol, sentir a brisa do mar, entre outras atividades.

Em 13 de setembro do ano passado, o funcionário público José Ribamar Oliveira Filho morreu esmagado por um pedregulho de uma tonelada quando pescava no espigão. O trágico episódio foi amplamente divulgado na época, mas hoje parece ter sido esquecido, tamanha a ignorância dos incautos.

Foto: Diego Chaves/O Estado do Maranhão

Imprudência que mata

Corpo de motociclista atropelado na Vila Maranhão no rabecão do IML; imprudência é a principal causa de mortes

Três mortes de motociclistas foram registradas em cinco dias na região metropolitana de São Luís, dois na Estrada de Ribamar e um na BR-135, na Vila Maranhão. O saldo sangrento mostra o quanto os condutores desse tipo de veículo estão expostos à violência no trânsito, muitos por causa da irresponsabilidade de terceiros e outros por assumir atitudes imprudentes ao pilotar. O número cada vez maior de motos nas ruas e avenidas só reforça a ideia de que as estatísticas tendem a se tornar ainda mais assustadoras dia após dia.   

Excesso de velocidade e manobras perigosas são as principais causas dos acidentes envolvendo pilotos e garupas de motos. Não é exagero afirmar que boa parte deles tem comportamento suicida no trânsito. No cotidiano agitado de São Luís, são comuns flagrantes de imprudência protagonizados por motociclistas, que pela maneira arrojada como se locomovem sobre duas rodas despertam antipatia e até ira de motoristas de carros, ônibus, caminhões, vans e pedestres.

A falta de preparo é outro fator a contribuir para que as motos sejam a opção mais arriscada para quem se movimenta pelas vias púbicas de São Luís. Não há dados oficiais, mas é certo que uma quantidade significativa dos motociclistas da capital e dos outros três municípios da Ilha não tem habilitação para pilotar. E são justamente esses condutores os responsáveis pelas maiores barbaridades. Devido à quase inexistente fiscalização, os infratores se sentem estimulados a cometer todo tipo de imprudência e raramente são punidos.

Nem mesmo as cenas de vítimas de acidentes de motos exibidas frequentemente pela imprensa são capazes de frear o desrespeito às normas de segurança no trânsito. Muitos condutores de moto simplesmente ignoram os exemplos e seguem no erro. Até sentir na própria pelo o quanto sua postura é nociva. A ausência de campanhas de sensibilização também colabora para que o saldo violento se apresente cada vez mais elevado e com tendência de aumento.

O número de leitos ocupados por vítimas de acidentes com motos é altíssimo na rede pública de saúde do Maranhão. E o que é pior: quando não causa morte, a maioria das quedas, colisões, atropelamentos e outras ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas tendem a resultar em ferimentos gravíssimos, que impõem alto grau de sofrimento aos pacientes e às suas famílias. Não raro, os que sobrevivem ficam com lesões permanentes e não são poucos os que se tornam inválidos para o resto da vida.

Infelizmente, não há qualquer perspectiva de reversão do quadro de extrema violência no trânsito, em especial no que se refere aos acidentes com motos. O aumento da frota de veículos e o próprio crescimento urbano são processos irreversíveis e deverão tornar as estatísticas ainda mais alarmantes. A não ser que todos os condutores passem a agir com consciência e respeito à vida.

Editorial publicado em O Estado do Maranhão nesta segunda-feira

Foto: Diego Chaves/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima