
A Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) está contabilizando o retorno dos apenados contemplados com a saída temporária de Natal que retornaram ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas dentro do prazo estabelecido. Dos 107 presos beneficiados com autorizações permitidas pela Vara de Execuções Penais, apenas 15 não haviam retornado no final da manhã de hoje (4), informou o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo. “Aliás, desses 15, um retornou após ser preso pela polícia por tentativa de assalto. O fato foi comunicado ao juiz e estamos aguardando sua decisão”.
Para as comarcas do interior do estado, foram registradas 26 saídas. Dos detentos beneficiados, apenas três não retornaram até o momento. “Pode ter havido alguma situação de atraso com transporte ou deslocamento. Estamos aguardando até as 18h de hoje (4) o retorno dos beneficiados faltosos”, informou.
Avaliação
A lista dos beneficiados com a saída temporáriade Natal que não retornaram ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas será encaminhada ao juiz da execução, a quem caberá fazer a reversão do regime. “Antes da saída temporária, fazemos reuniões com eles, através da Secretaria Adjunta de Ressocialização, com participação de assistentes sociais, para conscientizá-los que têm de voltar. É uma oportunidade que a Justiça está dando a eles e, com certeza, a partir do seu retorno, outros benefícios virão. Sempre há um índice, mesmo mínimo, de não retorno. Mas estamos trabalhando no sentido de melhorar”, destaca o adjunto Bispo Serejo.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)