O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), volta a investir pesado de olho na eleição de outubro do ano que vem, quando tentará renovar o mandato. Depois de recuperar o asfalto de centenas de ruas e avenidas e pavimentar muitas outras vias que aguardavam calçamento, o tucano abriu concorrência pública visando à contratação de uma empresa para construir e reformar 300 paradas de ônibus e restaurar e fazer a manutenção de outros 10 abrigos especiais.
Um dos problemas de infraestrutura mais criticados nas últimas gestões municipais, a situação precária e a ausência de abrigos para usuários do transporte coletivo em diversos pontos prejudica grande parte dos 700 mil cidadãos que precisam do transporte público na capital e são obrigados a aguardar a condução expostos ao calor e à chuva. Exemplos não faltam e podem ser vistos em avenidas como Jerônimo de Albuquerque, Getúlio Vargas, Marechal Castelo Branco, São Marçal, Ana Jansen, entre outras vias de grande circulação.
A concorrência, do tipo melhor técnica, acontecerá dia 23 de janeiro de 2012 e é de interesse da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A empresa vencedora do certame terá o direito de explorar a venda de espaços publicitários e o aluguel de pontos comerciais nas paradas por 10 anos, prazo que pode ser prorrogado por igual período, dependendo do interesse da permissionária.
Se bem conduzido, o processo trará benefício aos usuários de ônibus, que passarão a aguardar os coletivos em espaços confortáveis. Benfeitorias à parte, a iniciativa é, obviamente, mais uma jogada eleitoreira, que poderá melhorar a desgastada imagem do prefeito e se reverter em votos, caso seja tocada com seriedade e competência.
Fotos: arquivo/O Estado do Maranhão