A polêmica envolvendo a revogação da licitação para a duplicação da BR-135 é o principal destaque do site do Ministério dos Transportes (www.transportes.gov.br) desde a última terça-feira, quando o órgão divulgou nota de esclarecimento sobre a questão. A chamada principal da página do órgão na internet traz a seguinte manchete: “DNIT prepara nova licitação para duplicação da BR-135 no Maranhão”, referente à nota em que o órgão informa o cancelamento e a necessidade de ajustes no projeto original (leia).
Nesta quinta-feira, o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, estará em Brasília para cobrar do ministro Paulo Passos e da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a retomada do processo.
A concorrência pública para a duplicação da BR-135 foi aberta em julho e suspensa logo após a queda do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, na esteira de uma crise que levou à exoneração de vários dirigentes que trabalhavam em sua gestão. Dia 29 de setembro, o ministério decidiu revogar a licitação, alegando que o projeto precisa ser readequado, devido às condições geológicas do solo no trecho de 26 km da rodovia a ser duplicado, além da existência de uma rede complexa ao longo do traçado da estrada, formada pela adutora do Sistema Italuís, trilhos da ferrovia Transnordestina e cabos de fibra óptica.