Maranhenses apresentarão composições na quadra da Beija-Flor

0comentário
Bulcão entre os compositores que disputarão concurso da Beija-Flor

Representantes maranhenses no concurso para escolha do samba-enredo da Beija-Flor 2012 participam nesta quinta-feira (22), na quadra da escola em Nilópolis (RJ), de ensaio com a bateria da agremiação, que tem como enredo “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão”. Na noite, também haverá seletiva de sambas cariocas. Antes de viajarem para o Rio de Janeiro, os compositores selecionados participaram de entrevista coletiva, nesta quarta-feira (21), ao lado dos secretários de Cultura, Luís Bulcão; e de Turismo, Jura Filho, que reafirmaram o apoio do governo aos artistas.

Na coletiva, Jaílson Pereira, Dennys Melodia (parceria também com Vicente Melo) e o intérprete Adão Camilo; Neto Peperi, Quirino do Cavaco, Magno Dantas, João Eudes e Carlos Cuíca; e Gilvan Mocidade (parceria com Zé Lopes e Oró do Pandeiro) falaram da expectativa de saírem vencedores na final do concurso carioca.
“O objetivo é fazer com que os nossos compositores se familiarizem com a Beija-Flor até o dia da final. Temos certeza quer na hora que o samba maranhense soar na quadra da Beija- Flor estará na boca do povo. É a primeira vez que a gente sai aqui dessa clausura e mostra também a nossa poesia, a nossa musica lá fora”, afirmou o secretário Bulcão, que acompanhará os compositores na viagem. Ele ressaltou que ter maranhenses na final do concurso já é motivo de alegria e orgulho para todos.

Gilvan Mocidade ressaltou que a expectativa dos compositores são as melhores possíveis e que todos estão confiantes na vitória da música do estado. “Os três sambas vencedores são muito bons e com condições de competir com os cariocas. Essa é uma iniciativa única para os compositores maranhenses e só temos a agradecer à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Cultura pelo apoio que estamos recebendo”, destacou Gilvan.  
 
Final

A grande final do concurso que elegerá o samba-enredo da escola carioca acontece no próximo dia 13 de outubro na quadra da agremiação, no Rio de Janeiro, com participação dos maranhenses. Já as eliminatórias cariocas sempre acontecem às quintas-feiras. O secretário Bulcão assinalou que a intenção é levar os compositores maranhenses, a partir desta quinta-feira (22), a cada seletiva da escola, até o dia 13 de outubro.

Gilvan Mocidade é autor de um dos sambas classificados

Jailson Pereira afirmou que essas idas ao Rio são importantes para que haja um entrosamento maior com a equipe da Beija-Flor. “Sabemos que o concurso é um grande desafio, mas estamos nos empenhando ao máximo para fazer bonito na final”, disse.   

O compositor Neto Pereri observou que o que será apresentando no Rio não é apenas os sambas dos vencedores, “mas o samba maranhenses, principalmente dos compositores da velha guarda”. 
 
Turismo

O secretário Jura Filho destacou que o Carnaval do Rio de Janeiro é uma grande vitrine do turismo e que ao apresentar o tema “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão”, a Beija-Flor vai dar mais visibilidade ao Estado. Também lembrou que a homenagem integra o calendário de eventos festivos do Governo do Estado em celebração aos 400 anos de São Luís.

“A escola vai levar a força do Maranhão para a avenida, numa festa que é mundialmente conhecida e, consequentemente, o Maranhão terá bons frutos. Abriremos, dessa forma, a porta do interesse do turista para o estado e temos a certeza que aumentaremos o número do turista, pois o carnaval é uma grande vitrine onde o mundo inteiro estará vendo a força e a beleza do Maranhão”, enfatizou o secretário.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Maranhenses apresentarão composições na quadra da Beija-Flor"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS