Por Daniel Matos – Chefe de Reportagem de O Estado
Registrar os fatos que marcam o cotidiano de São Luís é uma tarefa cada vez mais complexa, que exige atenção redobrada e a noção precisa das mudanças e da expansão verificadas na cidade. Com mais de um milhão de habitantes, a capital maranhense adquiriu status de metrópole e hoje reúne características urbanas expressivas, tais como fluxo de trânsito intenso e desproporcional à restrita malha viária, índice de violência acentuado, comércio vigoroso, entre outros fatores que compõem um ambiente de profunda agitação. Mostrar o dia-a-dia dessa estrutura intricada exige razoável entendimento das transformações sociais e das implicações que decorrem desse processo.
Todos os dias, O Estado percorre dezenas de quilômetros por ruas e avenidas de São Luís com o objetivo principal de expor aos leitores recortes da realidade da capital. Desse trabalho resulta uma cobertura ampla, que abrange desde o mais simples problema de infraestrutura ao grave prejuízo causado pelo mau funcionamento do único aeroporto da cidade, que nos últimos meses tem a desordem e o improviso como principais marcas. Atento a todos os episódios que mereçam registro, o jornal apresenta a cada edição um conteúdo que não só mantém os cidadãos informados, como os ajuda a compreender as mudanças que tornam o cenário ludovicense extremamente controverso.
Assim como dedica atenção permanente ao processo de evolução de São Luís, O Estado não negligencia os elementos que remetem ao passado glorioso da cidade, dando ênfase à riqueza arquitetônica do casario colonial e ao legado deixado pelos intelectuais que fizeram dela campo fértil para as artes literárias. No processo de hierarquização da notícia, o antigo e o novo se equivalem em importância e coexistem em harmonia editorial. Em muitos casos, se completam, em uma combinação que se converte em uma abordagem rica, ao mesmo tempo informativa e transformadora.
O crescimento acelerado de São Luís exige uma cobertura jornalística dinâmica, que contemple diferentes ângulos e públicos. A necessidade de lançar um olhar cada vez mais diverso sobre a cidade se traduz em um noticiário abrangente e de grande repercussão entre milhares de leitores. O empenho dos profissionais e a preocupação em oferecer a eles a estrutura necessária ao cumprimento das pautas são decisivos para que o resultado final atenda à demanda formada por cidadãos que a cada dia se mostram mais críticos e exigentes.
Os princípios enumerados acima são as bases de um trabalho que, na prática, se converte em importante contribuição à sociedade ludovicense. Os problemas do trânsito e transporte, de iluminação e limpeza pública, de infraestrutura, a insegurança, entre outros assuntos, são abordados exaustivamente, de modo a levar as autoridades a emitir as respostas que a comunidade espera.
A cada edição, O Estado reforça seu compromisso com São Luís e com o bem-estar de sua gente. Em pouco mais de meio século de existência, o jornal, sem dúvida, já se inseriu no contexto histórico da cidade, que a um ano de comemorar seu quarto centenário conta com um parceiro plenamente disposto a contribuir com o seu engrandecimento.
Texto publicado no caderno especial de O Estado em comemoração aos 399 anos de São Luís