O líder camponês Manoel da Conceição (foto), 75 anos, mais velho entre os fundadores vivos do PT, passou mal, na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara Federal, e precisou ser levado às pressas para o ambulatório da Casa. Ele vem apresentando um quadro de saúde cada vez mais debilitado desde que resolveu aderir à greve de fome iniciada sexta-feira pelo deputado Domingos Dutra em protesto contra a decisão da Executiva Nacional do PT de apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão.
Manoel da Conceição é portador de diabetes, já amputou uma perna e já sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Hoje, se locomove em uma cadeira de rodas. Uma das crises, ocorrida em 2002, quase o levou à morte. Apesar de estar ciente da saúde frágil do companheiro, Dutra vem sendo o principal incentivador de sua adesão à greve de fome.
A situação do líder camponês está preocupando a direção nacional do PT. A informação de que ele também havia entrado em greve de fome, em solidariedade a Dutra, causou desconforto entre as lideranças petistas que participaram, no último domingo, da convenção nacional que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. O secretário nacional do partido, José Eduardo Cardozo, mostrou-se aflito com o episódio, “Isso é sério”, declarou durante o encontro.
Como se vê, Domingos Dutra não mede esforços quando quer chamar atenção. Para ele, vale qualquer coisa para atrair os holofotes para si, até mesmo colocar em perigo a vida de um companheiro.
Essa atitude de Dutra que destoa a moralidade é a falta do bom senso de deixar esse senhor de fora das suas comedias, isso é pura chantagem emocional coisa que o Deputado usa frequentemente para torna-se visível. recentemente Luiz Flávio Cappio passou 10 dias contra a transposição do Rio São Francisco, Anthony Garotinho passou 11 dias contra a “perseguição da mídia”, Orlando Zapata passou 85 dias e morreu revindicando melhores condiçãoes para presos políticos, todos eles fizeram greve de fome sem colocar ninguem como coadjuvante, por isso se quer continuar essa besteira é problema seu e não dos outros.
LOUCURA, LOUCURA. NÃO ADIANTA FAZER GREVE, QUE AS COISAS VÃO CONTINUAR COMO ESTÃO: PT/PMDB E PRONTO.
0 SENHOR EMANUEL É DE MAIOR E SABE O QUE STA FAZENDO .EU O COMPREENDO, UMA PESSOA QUE SEMPRE ACREDITOU EM UM IDEAL E QUE SEMPRE LUTOU CONTRA AS INJUSTIÇAS E DEREPENTE LE TIRAM TUDO ISSO.
TODA A POPULAÇÃO DO MARANHÃO E DO BRASIL ESTA CIENTE QUE A CULPA DO QUE VIER A ACONTECER COM ESSE SENHOR, SERA UNICA E EXCLUSIVAMENTE DELE DUTRA, APESAR DO ACEITE DO SIMPÁTICO VELHINHO.
ESSE DUTRA ALEM DE TUDO É UM COVARDE.
Olá Daniel tudo bem.
Sinceramente, está greve de fome que o Deputado Domingos Dutra está fazendo, é uma baita de uma sacanagem política, coisa de moleque, de político vagabundo, que não tem respaldo moral dentro do partido muito menos, com o eleitor, me enoja atitudes de políticos microcéfalos, desprovidos de hombridade, homem sem razão de viver que não acredita no amanhã, por já ter dado à sua vida a própria sentença.
É digno de pena ver um beócio desse, tentar iludir o eleitor, com uma falsa greve de fome. Se depender de mim, de fome ele morrerá, pois políticos iguais a ele o Brasil está cheio.
Não gosto dele, como político ele nunca me enganou, é mais um daqueles que querem aparecer vestidos de cordeiros, mas que não passam de leões famintos por dinheiro, e poder, que petista é esse que não tem apoio da comitiva nacional do partido, e nem do Presidente Lula. Dutra tome um chá de semancol, vá a Portugal/Brasil, e boa sorte. Se for por falta de tchau. ADEUS.
Manoel da Conceição, ícone dos movimentos sociais que dignificam os trabalhadores brasileiros e que não se curvam diante dos poderosos.
Seu Manoel,parabens pelo gesto de grandeza.Me honro em ser maranhanse nesse momento de sua atitude que só o torna um símbolo de resistencia contra a tirania.
Percebe-se na imagem que é um homem simples,pela história é sério elutador, de ideais e que não se corrompe.
Viva Manoel da Conceição! Virei seu fã depois de ler relatos de sua história.
Abraços, HILTON FRANCO