Representantes das instituições de segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal, membros participativos do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) participaram, esta semana, de uma reunião extraordinária para deliberar e planejar uma série de operações conjuntas de combate à criminalidade em todo o Maranhão.
O evento aconteceu no gabinete do secretário de Segurança Pública, Aluísio Guimarães, no prédio da SSP, onde estiveram presentes o secretário executivo do GGI, coronel Adécio Luís Vieira; o delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Sousa Paiva; o superintendente regional da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Cleber Ribeiro Pinto; o superintendente da Polícia Federal, Fernando Segóvia; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Inácio Castro; o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira; o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Aurélio Araújo Queiroz; o secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos Magalhães; a representante da Secretaria-Adjunta de Inteligência Estratégica, Joseleny Nunes; entre outras autoridades.
O encontro teve por finalidade apresentar levantamentos e balanços específicos de atuação dos grupos de trabalhos formados pelos membros efetivos do GGI, a fim de elaborar planejamentos e fazer avaliações de uma série de ações operacionais que começarão a ser deflagradas nas próximas semanas em várias regiões do Estado.
Essa operacionalização será deflagrada de maneira rotineira numa nova composição entre os órgãos de segurança no sentido de combater todos os tipos de ilícitos que abatem não só a capital, mas também todo o interior do estado. Essa parceria será um modelo para que outros estados implantem a mesma filosofia de trabalho. “Será uma série de operações em conjunto frente à criminalidade e quaisquer outras práticas ilegais”, relatou Aluísio Guimarães.
Segundo o secretário, o trabalho que está sendo desenvolvido, atualmente, pelos órgãos de segurança em todas as suas esferas, não ocorria desde a Operação Impacto realizada em 1996, no Governo Roseana Sarney, que obteve resultados extremamente positivos, em benefício da população maranhense, culminando com a recuperação de carros roubados ou furtados, a apreensão de armas de fogo de diversos calibres, de grande quantidade de drogas e o cumprimento de mandados de prisão.
O Superintendente Regional da Polícia Federal no Maranhão, delegado Fernando Segóvia, disse que “a participação conjunta é fundamental nesse momento de integração. O GGI é um fórum responsável pela Segurança Pública do estado, em que estão presentes os gestores de todos os órgãos para que se deliberem ações voltadas às principais questões que envolvem a Segurança. Para isso nós traçamos uma meta, um planejamento com ações programadas reunindo todos os esforços neste âmbito. É onde se pode ter planejamento maior com ações maiores com utilização de um efetivo mais completo do estado. Com todos os órgãos engajados vamos ter um enfretamento muito mais forte e eficaz. Nesse sentido, o secretário Aluísio Guimarães vem dando um apoio enorme”, completou Segóvia.
Atuação do GGI
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e os Estados Federados, por intermédio de suas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social.
O GGI atua seguindo três linhas mestras de ação: o incremento da integração entre os órgãos do sistema de justiça criminal; a implantação do planejamento estratégico como ferramenta gerencial das ações empreendidas pelo sistema de justiça criminal; e a constituição da informação como principal ferramenta de ação policial. Cabe ao GGI definir ações de forma consensual, principalmente, no combate ao crime organizado, como os tráficos de drogas e de armas, contrabando, lavagem de dinheiro, pirataria, roubos a banco, carro forte e de cargas, entre outros.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)
Muito louvavel a iniciativa do secretario de segurança , juntamente com a cupula dos orgaos federais, estaduais e municipais , sobre a segurançao em nosso estado.eh desta forma que se deve combater a cirminalidade. desejamo-lhes apoio e sorte, sobretudo a representante da sec. adjunta de inteligencia; Dra. JOSELENY de um carater brilhoso.O Caminho dos vencedores, é sempre traçado passo-a-passo com muito esforço, suor e, muitas vezes, com lágrimas,.. Sabemos que a alegria da vitória, compensa qualquer sacrifício. Somente pessoas corajosas, constantes e decididas, chegam ao fim -A perseverança conquista a vitória..
antonio neto
O SENHOR CASTELO QUANDO RESOLVE ARRANJAR AS RUAS E AVENIDAS DA CIDADE ? É UMA VERGONHA…COMO QUEREM TURISTAS ??? BRINCADEIRA. A CIDADE ESTÁ TODA EM GREVE…Ó SENHOR CASTELO VÁ MAS É TRATAR DOS NETOS.
moro em são luis há mais de 20 anos ,mas nunca tinha visto esta cidade tão mal administrada,recentemente estive no Parana e pude acompar um pouco da realidade de uma cidadizinha pequena desse estado,são josé dos pinhais,Lá os serviços de saude,segurança,transporte e educação funcionam .nas praças se ver guardas municipais armados e bem equipados,fiquei impressionado.Ohospitais ,apesar de pequenos ,realmente funcionam.os transpotes são bem mais organizados que em são luis.as escolas municipais ,cara,são muito encrementadas e bem equipadas.ou seja,ver uma visão moderna de administrar que estar tomando conta do pais,mas que aquí em são luis estar dificíl de ser aplicada.Estive vendo na net que o orçamento da prefeitura de são luis aumentou…no entanto se ver professores ,agentes de transito,motoristas de onibus,e vários outros funcionários do município prometendo fazer greve,pois não estão sendo valorizados……que irônia,o prefeito aumneta os salários dele ,de seus secretários e de todo os cargos comissionados,mas não valoriza nem os professore,,,,enche as secratárias de pessoas sem concurso público,cabide de empregos,tá parecendo o JÁCSON Lago,que se Deus quiser ,nunca mais governará esse ESTADO de novo..É PRECISOacab
MEU AMIGO,
COMENTE MAIS SOBRE A CORRUPÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR.
MUITA COISA AINDA VAI SER DENUNCIADA, E A POPULAÇÃO ESTA ATENTA A TUDO, GRAÇAS A VOCE, HAJA VISTO, QUE OS OUTROS NÃO ESTÃO DANDO A IMPORTÂNCIA QUE O CASO REQUER.
OS OUTROS SECRETÁRIOS, ESTÃO PRONTOS PARA ABRIR O BICO, O CLIMA NA PREFEITURA ESTA DE TERROR, É AMEAÇA PARA TUDO QUANTO É LADO, E O POVO CONTINUA SOFRENDO, ESPERANDO A AÇÃO DA JUSTIÇA.
É MUITA MERDA PARA SER JOGADA NO VENTILADOR, E ACREDITEM, ESSA BIA VENÂNCIO, É MAIS PERIGOSA QUE O CORRUPTO CASSADO MÁBENES FONSECA.
BIA VENÂNCIO(PDT),BALAIA CHORONA,QUADRILHEIRA,NEPOTISTA, PRESA EM 2005 POR TENTATIVA DE ASSASSINATO DE MÁBENES,CONDENADA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,CASADA COM AMADEU”O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE PAÇO DO LUMIAR”, ELEITA PREFEITA E JÁ É A MAIS CORRUPTA E TRAÍRA DO MUNICÍPIO.
O POVO MERECE, MAIS O PAÇO NÃO MERECE,
FORA BIA VENÂNCIO.