As inúmeras problemáticas da educação municipal serão discutidas em conversa entre os vereadores e a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial (foto), na Câmara de Vereadores de São Luís, no dia 19 de maio, às 10h. A reunião é resultante do requerimento nº 254, de autoria da vereadora Rose Sales (PCdoB), aprovado em sessão plenária.
Dentre os assuntos que serão pautados estão: a questão da UEB Miguel Lins que está fechada por 90 dias para reconstrução do telhado; falta de valorização profissional dos educadores; comprometimento estrutural dos anexos; ausência de material didático e de expediente nas escolas e setores da secretaria; situação dos educadores contratados, dentre outros.
A educação municipal encontra-se passiva a esta condição desde primórdios do Maranhão. Com a nomeação e posse da Srª Secretária Sueli Tonial à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em conjunto com Prefeito João Castelo apenas confirmaram tudo o que ao longo de várias décadas fora apresentado, com a diferença, do descaso acentuado, notório e irresponsável que esta instituição vêm impondo ao setor administrativo da educação municipal. Com todos esses registros (graças a vocês da imprensa), houve rebuliço geral nos bastidores da SEMED, agora a ordem de serviço da secretária aos seus subordinados é apenas mandar fazer planilhas e mais planilhas para “contabilizar” a real situação perante aos que cobram (como o Ministério Público) seja uma satisfação, seja uma atitude por parte da representante da educação do município. Verifica-se portanto uma visível falta de organização e suspeitas quanto ao dinheiro público empregado à essa atividade que não está sendo realizada. Sou funcionário da MULTICOOPER (Cooperativa que presta serviço para SEMED) e possuo em atraso 3 meses dos meus vencimentos e encargos financeiros como FGTS, INSS sendo descontados em meu contra-cheque mas não sendo depositados nas devidas autarquias, possuo 3 filhos que só não estão sem estudar por condição que a ESCOLA PÚBLICA oferece, que por incrível que pareça acolhe a educação dos meus dependentes mas não acolhe integralmente a sustentabilidade da minha família. Espero muito que a minha situação e a de muitos colegas que, também já tiraram empréstimos incontáveis vezes por causa da falta de pagamento, melhore. Não exigimos melhores salários apenas o cumprimento da função que o empregador público tem o dever de realizar.
Ow vereadora PAI D´ÉGUA!!Essa é MULHER MACHO.DURA.Valoriza cada voto.Parabens Rose Sales.Nao fui seu eleitor,mas vejo que voce é a mais atuante dos vereadores.Ao contrario os plays Severino,Osmar e Umbelino,que nao dizem pra que vieram.Tb,só voto comprado.
Rose, nem papel higienico tem nas escolas,imagine pincel para os professores ministrarem aulas.Cade o dinheiro hein??GREVE GERAL.
Até o presente momento não entendi o porque que o prefeito de São Luís João Castelo colocou a frente de uma secretaria tão importante como a SEMED uma pessoa que possui uma extrema arrogãncia quando se trata das mais básicas relações humanas dentro de um convívio de trabalho. É triste e notório em saber que a SEMED tem a sua frente uma secretária como Sueli Tonial que se julga estar acima de todos, nisso em não saber ouvir as pessoas, e assim estar agindo de maneira desastrosa. Ela sim, tem que ter a competência e sensatez do que é se trabalhar em equipe e com cordialidade. Espero que o Excelentíssimo prefeito pense um pouco melhor sobre a sua escolha equívocada, em ter uma representante que apesar de se dizer “doutora” em alto e bom som e outras experiências a mais, não ter em si o que é de mais notável em um ser humano que é a HUMILDADE.
É isso aí Rogerio,, além do mais uma pessoa sem estrutura psicologica normal so pode colocar em risco destino de milhares de crianças, Além de outras decisoes precipitadas, essa Sueli estará em pouco tempo desmontando o sistema de educação de sao luis. Será a mais grave sequela da administração João Castelo, e a comunidade escolar ja está sentindo isso. Se o prefeito não tem atitude para repensar essa decisão aloprada, ainda bem q a Camara Municipal está se posicionando. Valeu vereadora.
CONCORDO COM O AMIGO ZECA PIMENTEIRA. COMO ELE ESTOU INDIGNADO COM TODA ESSA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA A SEMED, TEMOS QUE RODAR TODOS OS PRÉDIOS PARA TENTAR IMPRIMIR UM DOCUMENTO, ISSO QUANDO SE ENCONTRA TINTA E PAPEL, TELEFONE, INTERNET NEM SEMPRE ESTÃO FUNCIONANDO NOS SETORES. ESTAMOS PRATICAMENTE SEM CONDIÇÕES PARA EXECUTAR NOSSOS TRABALHOS, ALGUNS COLEGAS ESTÃO LEVANDO PARA A SEMED, NOTEBOOK, IMPRESSORAS, PAPEL, ETC… QUANDO NÃO LEVAM TRABALHOS PARA SEREM EXECUTADOS EM SUAS PRÓPRIAS CASAS, SEM CONTAR O QUE ESTÃO PASSANDO OS NOSSOS COLEGAS COOPERADOS, COM 3 MESES SEM RECEBER O SALÁRIO. É UMA VERGONHA UMA SECRETARIA PARAR POR PURA FALTA DE COMPROMETIMENTO DE PESSOAS QUE NÃO SABEM SE QUER TER EDUCAÇÃO, NEM HUMILDADE PARA TRATAR OS DEMAIS COLEGAS DE TRABALHO.
ROSE SALES, SEMPRE A ADMIREI, NÃO APENAS POR ATITUDES COMO ESSA QUE VOCÊ ACABA DE TER, E SIM POR SER UMA MULHER DE GARRA E VENCEDORA.
MUITO OBRIGADO POR NOS APOIAR NESSE MOMENTO.
Infelizmente, nós professores não pudemos contar com uma secretária que conheça a realidade das salas de aula, pois a que aí se encontra não é da nossa área, é lamentável que a educação municipal esteja regredindo a cada dia, faz-se necessário que o prefeito tome uma posição com urgência, já não basta o que aconteceu com os professores que deram entrada em sua progressão desde 2008 e a por um erro cometido pela SEMED estão desde este período no prejuízo. Valeu Rose!
A SEMED ESTÁ NUMA VERDADEIRO ESTADO DE ABANDONO E DESCASO.A SECRETÁRIA NÃO RESOLVE NADA, NÃO RECEBE NINGUÉM,TRATA OS FUNCIONÁRIOS AOS BERROS… É!! PARECE QUE A COORDENAÇÃO DO BRASIL ALFABETIZADO ESTÁ FAZENDO ESCOLA(IRONICO,NAO?) SENHOR PREFEITO JOÃO CASTELO,AFINAL O QUE ESTÁ ACONTECENDO? CADÊ AQUELA GARRA HABITUAL DO SENHOR? SE DEIXAR ACOMODAR COM ESSA GENTE ARROGANTE,INCOMPETENTE, QUANDO HA PESSOAS QUALIFICADAS DE VERDADE PARA ASSUMIREM TAIS FUNÇÕES??? AHHHH POR FAVOR,TIRE ESSAS MULHERES DAÍ,SEJA COERENTE E LÚCIDO,POIS SERÁ UMA DAS MAIORES PROVAS DE SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO.FORA ARROGANCIA E INCOMPETÊNCIA!!
Senhor prefeito João Castelo, até quando os cooperados irão ficar sem seus salários?
Cadê o compromisso e respeito com os seu funcionalismo, especialmente com a educação?
Não aguento mais tanta arrogância e desrespeito, há nescesidade de nos tratarem aos gritos?
Não podemos compreender sua “ausência”, pois o tempo do chicote, grito e castigo ja passou.
Esperamos por uma reforma administrativa na SEMED. Fora Arrogância!!!!!!!!
ESPERAMOS QUE ASSIM COMO OS PROFESSORES DA REDE ESTÃO OUVINDO E SENDO OUVIDOS DURANTE VISITA DA SECRETÁRIA NAS ESCOLAS, QUE ELA OUÇA TAMBEM OS PROFESSORES DOS PROGRAMAS COMO BRASIL ALFABETIZADO E PROJOVEM.ATE QUANDO A ARROGANCIA E MUITAS VEZES HUMILHAÇÃO E INTIMIDAÇÃO VAI COORDENAR ? SENHOR PREFEITO DÊ MAIS ATENÇÃO A ESTES PROGRAMAS.
PARABENS PAULI,,,ATE Q FIM ALGUEM RESOLVEU FALAR PELOS PROFESSORES DO BRASIL ALFABETIZADO E PROJOVEM.oHH CLASSE HUMILHADA.
DO PROJOVEM TEM SEMPRE QUE FAZER ZUADA E DO BRASIL ALFABETIZADO TEM QUE SUPORTAR A IGNORANCIA E INCOMPETENCIA.
OBRIGADO SIMONE, MAS É A PURA VERDADE.
ESSA COORDENAÇÃO DO BRASIL ALFABETIZADO É UMA LÁSTIMA E ACHO QUE DEVERIA SER ELES SIM ALFABETIZADOS.É MUITA GROSSEIRIA E ARROGANCIA.