Seleção de Dunga: coerência, teimosia ou arrogância?

copaRaras foram às vezes em que me dispus a abordar assuntos relacionados ao futebol neste espaço, embora seja fanático por este esporte desde que me entendo por gente. Não se trata de omissão, inaptidão, preguiça ou outra coisa que o valha, mas sim de bom senso, pois julgo que existem especialistas no ramo altamente gabaritados entre os blogueiros do portal imirante.com.  Mas não poderia me furtar a comentar a convocação do técnico Dunga para a Copa da África, tamanha a grandiosidade do evento e a repercussão que a lista causou no Brasil e no exterior.

Citada por nove entre 10 comentaristas esportivos do país como principal parâmetro usado por Dunga na montagem da lista, a coerência, neste caso específico, acabou resultando em injustiças e equívocos. Naturalmente, Dunga agiu certo ao prestigiar jogadores que o ajudaram a consolidar-se não só como técnico da seleção brasileira, mas como treinador de futebol. Em contrapartida, acho que essa afinidade não poderia impedi-lo de olhar com atenção atletas que no momento vêm brilhando muito mais do que alguns dos escolhidos.      

Na convocação não poderiam faltar o goleiro Júlio César, os laterais direitos Maicon e Daniel Alves, os zagueiros Juan e Lúcio e os atacantes Luís Fabiano e Robinho. Por outro lado, há nomes, no mínimo, contestáveis, e entre estes cito os meio-campistas Josué, Júlio Batista, Elano e Kleberson e o atacante Grafite, considerado a maior surpresa da lista. A maioria destes não vive boa fase e quase sempre não conseguem sequer ser titulares nos clubes europeus que defendem.

Há 3 anos e meio no cargo, o técnico preferiu olhar apenas para o seu curto retrospecto na seleção ao montar o grupo que levará para a África do Sul. Não se dispôs ao menos a ponderar o desempenho deste ou daquele jogador no presente momento, ignorando solenemente a boa fase de alguns que agora amargam a condição de ex-convocáveis.  

Nem de longe sou entusiasta do “oba-oba” que se formou em torno dos santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso. O primeiro, por sinal, teve até abaixo-assinado defendendo sua presença na seleção, sem contar o apoio escancarado que recebeu de nomes já consagrados do futebol, como Robinho e o rei Pelé. Apesar do lobby, uma possível convocação de um deles – ou de ambos – despertaria em mim a mesma desconfiança que sinto quanto à presença dos atletas que citei dois parágrafos acima, pois acho que falta-lhes bagagem internacional.

Discordâncias à parte, a decisão de Dunga é soberana e todos devem respeitá-la. A história prova que a harmonia é fator preponderante para que um grupo saia vitorioso de uma Copa do Mundo. A nós, brasileiros, resta agora apenas torcer para que o time faça bonito e traga o tão sonhado hexa.

Sueli Tonial terá que explicar a vereadores problemas da educação municipal

tonial2As inúmeras problemáticas da educação municipal serão discutidas em conversa entre os vereadores e a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial (foto), na Câmara de Vereadores de São Luís, no dia 19 de maio, às 10h. A reunião é resultante do requerimento nº 254, de autoria da vereadora Rose Sales (PCdoB), aprovado em sessão plenária.

Dentre os assuntos que serão pautados estão: a questão da UEB Miguel Lins que está fechada por 90 dias para reconstrução do telhado; falta de valorização profissional dos educadores; comprometimento estrutural dos anexos; ausência de material didático e de expediente nas escolas e setores da secretaria; situação dos educadores contratados, dentre outros.

Roseana e Anselmo Raposo são recebidos pelo ministro da Educação, em Brasília

visita ministroO secretário de Estado da Educação, professor Anselmo Raposo, acompanhado da governadora Roseana Sarney, foi recebido na tarde desta terça-feira (11) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do ministro, o secretário entregou uma série de demandas relacionadas a várias áreas da educação. A governadora Roseana Sarney também solicitou a Fernando Haddad a instalação de mais dois campi da universidade Federal do Maranhão, e duas unidades do Instituto Federal Tecnológico (IFMA), no Sul do Estado.

“O ministro mostrou-se bastante sensível às demandas que apresentamos e prometeu ajudar na reativação de vários convênios que estavam paralisados”, disse Anselmo Raposo, ressaltando ainda que amanhã essa reunião terá continuidade junto com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
“O ministro designou que representantes do FNDE se reunissem conosco para que pudéssemos dar encaminhamento a todas as nossas demandas”, acrescentou o secretário, que em menos de um mês à frente da Secretaria de Educação já se reuniu duas vezes com o ministro.

“Desde o primeiro encontro, o ministro colocou-se inteiramente a disposição para receber e encaminhar os pleitos do Maranhão” declarou Anselmo Raposo.

Nesta quinta-feira, o secretário estará no município de Caxias para participar de encontro sobre educação infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seduc

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima