Em entrevista concedida ao Jornal do Brasil, publicada pelo matutino carioca nesta segunda-feira, o deputado federal e pré-candidato ao governo Flávio Dino (PC do B) classificou como incerta a candidatura do governador cassado Jackson Lago e disse acreditar que o PDT ainda poderá vir a apoiá-lo na corrida ao Palácio dos Leões. Dino mostrou-se convicto da presença do PT em seu palanque, mesmo com a possibilidade de uma intervenção do Diretório Nacional com o intuito de anular o resultado da votação que referendou o apoio ao seu nome.
Perguntado se acredita na candidatura de Jackson, o comunista deu a seguinte resposta: “ele está marcado por muitas incertezas, neste momento”. Em seguida, o repórter indaga se há a possibilidade de o PDT vir para a sua chapa. Flávio Dino então arrematou: “há uma possibilidade, sim. O PDT é um partido que compõe conosco a ala esquerda do governo Lula”.
Com respostas pontuadas por termos técnicos e, às vezes, até em tom filosófico, o comunista tentou explicar as motivações que o levaram a lançar-se na disputa pelo governo estadual. Dino atribuiu o atraso do Maranhão à suposta falta de alternância de poder, atribuindo tal hegemonia ao grupo comandado pelo senador José Sarney – esquecendo-se que o estado foi governado por sete anos consecutivos (2002 a 2009) por políticos que fazem oposição ao sarneisismo (José Reinaldo Tavares e Jackson Lago), com os quais manteve estreita ligação.
Perguntado se seu nome representaria a alternância de poder no Maranhão, Dino tangenciou: “não eu, propriamente. Há uma geração de lideranças que não está só na política, estão também no mundo empresarial, estão no mundo dos movimentos sociais e estão no próprio Judiciário, no mundo da magistratura. Há uma demanda social e hoje a minha candidatura é confluência dessa expectativa. Eu não tenho nenhum tipo de messianismo, nenhum tipo de salvacionismo, nenhum tipo de bonapartismo ou cezarismo, dizer “ah, eu serei o salvador do Maranhão”, não tenho essa pretensão. Até porque não existe esse personagem. Mas a candidatura é o caminho para que nós possamos ter o ciclo novo realmente democrático no Maranhão”.
Ele atribuiu a experiência frustrada do governo cassado de Jackson Lago a problemas no próprio grupo atrelado a ele quando no poder. “Infelizmente, não foi possível ao Jackson levar às últimas conseqüências esse propósito, por uma série de fatores históricos, fatores do próprio grupo que assumiu o governo com ele. O certo é que essa experiência ficou inconclusa. Ficou o sentimento de frustração na sociedade, inclusive que agora se recoloca. Uma parte desistiu da mudança. Dizem: “tentamos a mudança e deu errado”. E eu sou taurino, sou persistente, sou obstinado”.
Leia a entrevista na íntegra aqui.
As palavras do Flávio Dino em relação ao Dr. Jackson são respeitosas e muito lúcidas , pois o ex-governador parece falar de candidatura em condicionantes. Mas nesta mesma entrevista que vi pela internet o Flávio atesta como legítima a pretenção de Jackson disputar o goverrno do Maranhão. Vamos ver como é que fica.
AS PALAVRAS DE DINO,
A CARA DE DINO,
O JEITO ARROGANTE E AS ATITUDES PREPOTENTES DE DINO, JÁ DIZEM TUDO.
MUDANÇA COM DINO, SÓ SE FOR PARA PIOR.
COMO SEU PRÓPRIO NOME DIZ, DINO, DINOSSAURO.
O que se desenha no panorama politico do MA é um possivel segundo turno entre Flavio Dino e Roseana Sarney.
Cada dia que passa o Jacskon aparenta fraqueza na sua pré-candidatura ao governo do Estado, e em ocntrapartida a
pespectiva de crescimento do Dep. Flavio Dino é muito grande e isso vai dar um briga boa.
RAPAZ TOMA VERGONHA NA CARA E FICA AO LADO DO JACKSON NESSE MOMENTO TAO DELICADO, AJUDA O COITADO A RETOMAR O MANDATO DELE, TEM QUE SE UNIR, JA MAIS VC VAI ULTRAPASSAR O JACKSON COLOCA ISSO MUITO BEM NA TUA CABECA, JACKSON TEM EXPERINCIA NA POLITICA, E MUITO QUERIDO PELO POVO, A HISTORIA DA SAIDA DELE DO GOVERNO DEIXOU MUITA GENTE CHATEADA E TRISTE POR ISSO ELE TEM QUE GANHAR E VOLTAR SER GOVERNADOR DE NOVO, DEUS E O POVO ESTAO COM ELE, FLAVIO VC TEM QUE APOIAR O JACKSON, DEPOIS COM CERTEZA VAI SER SUA VEZ A SER O PROXIMO GOVERNADOR DO ESTADO, VC E MUITO NOVO AINDA E VAI TER MUITO FUTURO NA POLITICA, O POVO PRECISA DO SEU APOIO NO SEGUNDO TURNO PARA CHEGAR ATE A VITORIA DO JACKSON LAGO.
Com todo o respeito que merece o Ilustre Deputado FD, gostaria de pedir ao mesmo que informe porque os anos que o Maranhão foi governado pelos amigos do Deputado são contabilizados para o Sen José Sarney.
Ao contrário do que pensam os de plantão, Jackson Lago, continua muito lúcido na sua decisão rumo ao governo do estado, a prova maior são as pesquisas. Ligítimo governador do Maranhão, voltará a comandar o estado, sua candidatura é um caso consumado e não existe dúvida nenhuma. A candidatura do Flávio Dino é legítima como a de qualquer outro cidadão que se proponha a tal, no entanto nada a ver com a de Jackson Lago. Não tenham dúvidas, haverá segundo turno e Jackson Lago estará lá.