Apesar de o ano letivo da rede pública ter começado desde o último dia 8 em Serrano do Maranhão, a 480 km de São Luís, nenhum estudante residente em povoados do município assistiu a uma única aula. Tudo porque o prefeito Vagno Pereira, o Banga, ainda não disponibilizou o transporte para levar os alunos até as escolas. Indignadas com o descaso, as famílias cobram providências das autoridades.
A adolescente Raiane de Cássia Piedade Castelhano, de 15 anos, moradora do povoado Luciano, está entre os prejudicados. Matriculada no 6º ano no Centro de Ensino Fundamental Vera Cruz, ela faz um apelo ao prefeito: “precisamos estudar, queremos aprender para ser alguém no futuro. Prefeito, o senhor tem que dar um jeito nisso, é sua obrigação. Mande o ônibus para nos levar à escola”, suplica.
A situação é a mesma em todos os povoados. Devido à distância de suas casas até as escolas, os estudantes dependem do transporte disponibilizado pela Prefeitura para freqüentar as salas de aula. Na falta da condução, a grande maioria dos alunos fica ociosa, sem chance alguma de aprendizado. Os poucos que se arriscam a ir a pé, de bicicleta e até de carroça percorrem uma jornada de sofrimento.
Dados obtidos pelo blog no Portal da Transparência (veja aqui) revelam que em 2009 a Prefeitura de Serrano do Maranhão recebeu R$ 11.568.602,87 em transferências de recursos feitas pelo Governo Federal. Parte desse montante é destinado ao transporte escolar. Os repasses deste ano continuam sendo feitos regularmente. O prefeito precisa explicar, então, porque não está cumprindo o seu dever.