Centro e Litorânea “pegam fogo” no Carnaval

0comentário

folia2O som de blocos de samba, afro, alternativos, tribos de índios e outras manifestações arrastou uma multidão pela Rua do Passeio, sábado (13) à noite, dentro da programação do Carnaval do Maranhão de Volta à Alegria, uma promoção do Governo do Estado, que investiu na volta do Circuito Deodoro/Madre Deus, um dos mais tradicionais de São Luís.

O vigilante Herlon Alves e a namorada, Larissa Costa chegaram cedo para brincar no circuito. “Aqui vemos uma hegemonia maranhense, o tempero especial com a mistura do tambor de crioula, tribo de índio, casinha da roça, pequenos trios e os blocos tradicionais arrastando pessoas pelas ruas. É o carnaval maranhense que está sendo resgatado pelo Governo do Estado”, declarou feliz. Para Larissa o carnaval de São Luís está renascendo. “Muitos estavam preferindo ir para o interior, mas agora estamos vendo que a festa está maravilhosa, não é preciso sair daqui”.

Um dos blocos mais esperados no sábado foi o Jegue Folia, que entrou cedo na rua com a sua arca cheia de bicharada trazendo muita música. O criador do bloco, Raimundo Campos, revelou que todos os 2.500 abadás foram vendidos superando as expectativas do grupo. “O carnaval da Deodoro nunca deveria ter saído daqui. O povo atendeu ao chamado da governadora e está aí para brincar um dos melhores carnavais de São Luís”, destacou. O vocalista do Jegue Folia, Erlanos Duarte, disse que foi uma tristeza quando o tradicional circuito carnavalesco foi tirado do roteiro. “O povo reclamava bastante e a prova está aí, as pessoas comparecendo em massa, realmente de volta à alegria”.

Litorânea

folia3A novidade deste ano na programação oficial do carnaval de São Luís é o Circuito da Litorânea, que inclui na programação shows e o desfile dos blocos no sentido São Marcos-Calhau, com direito a palco e túnel eletrônico (instalados no mesmo local do Reveillon). A festa foi aberta oficialmente, neste sábado, com o show da cantora Alcione e das bandas Bicho Terra e Mákina Du Tempo, no palco Belvedere.Segundo Alcione, o carnaval maranhense está de volta a sua tradição. “Uma festa maravilhosa para atender com dignidade e respeito aos anseios dos brincantes, uma explosão de alegria, estou muito feliz de participar dessa festa”.

A programação na Litorânea inclui atrações como Banda Bandida, os blocos Los Periquitos, Lapada e Q-Bixa Elétrika (Trio Cohatrac), Boneco Guelo (Trio Vinhais), e Betto Pereira (Trio Ilha/Bloco do Betto). Os foliões podem também se divertir no Túnel Todos os Carnavais, com vários DJs comandando as pick-ups. Animação na Madre Deus A folia tomou conta da Madre Deus, um dos berços culturais de São Luís e local de agitação garantida. Por lá passaram quase todos os blocos, tribos de índios e demais grupos que fazem parte da programação do Carnaval do Maranhão.

Na Praça da Saudade, ponto central do bairro, permaneceu lotado durante quase todo o tempo em que estavam se apresentando os blocos. A cada atração, um novo motivo para agitar ainda mais. A mesma vontade era vista no Ponto de Fuga e na Vila Gracinha, dois pontos de apresentação concorridos na Madre Deus. “Nosso carnaval de rua está de volta e com mais segurança e alegria que nunca”, comemorou o gerente de projetos Alfredo Santos, que revelou não perder um fim de semana da folia, desde o pré-carnaval. “Essas são oportunidades únicas. Nosso Carnaval é lindo e fica ainda melhor quando nos sentimos em casa e seguros”. A festa se estendeu, também, pelo Ceprama, Portal do Ceprama, Ponto do Gavião e Beco das Minas, além da Avenida Litorânea.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Centro e Litorânea “pegam fogo” no Carnaval"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS