Durante a assinatura do contrato para ampliação do Programa Luz para Todos no Maranhão em solenidade realizada, nesta terça-feira (12), em São Luís, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, confirmou a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta semana, ao Maranhão.
Lula vai dar início às obras de instalação da Refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira. O presidente deve chegar quinta-feira (14) a São Luís. Na sexta-feira (15), segue para Bacabeira, onde acontece a solenidade.
“Ouvimos de nossos adversários que isso não aconteceria. Viemos ao Maranhão confirmar a obra. O presidente da Petrobras já confirmou o investimento durante visita ao estado e agora teremos o presidente Lula aqui para dar início às obras”, disse Lobão.
A governadora Roseana Sarney lembrou que essa é a terceira visita de Lula ao Maranhão em menos de um ano, o que demonstra o compromisso do presidente com o estado. “A instalação da refinaria é outro marco da história do Maranhão”, destacou a governadora. “O Maranhão arranca definitivamente para um futuro melhor”, completou.
Durante a visita do presidente, segundo informou o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, será assinado o primeiro contrato para a execução da obra e com isso consolida o maior projeto que o Maranhão receberá nos próximos anos.
O investimento, de U$ 20 bilhões, vai mudar a economia do Maranhão, com a geração de 130 mil empregos diretos e indiretos, e abertura de novas oportunidades de negócios. A refinaria processará 600 mil barris de petróleo nacional por dia, para produção de diesel de elevada qualidade e baixíssimo teor de enxofre (10 partes por milhão), com especificações internacionais.
A previsão é que a primeira fase entre em operação em setembro de 2013 e a segunda fase, em setembro de 2015. O pico da obra mobilizará 26 mil trabalhadores. Durante a fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2014, estarão trabalhando 11 mil pessoas. São oportunidades de contratação de mão-de-obra local.
A Refinaria Premium da Petrobras deverá colocar o Maranhão na porta do desenvolvimento industrial. A instalação de um pólo petroquímico em território maranhense é o grande desdobramento que o Governo do Estado já vislumbra a partir do projeto, a ponto de já estar se movimentando para atrair esse investimento, uma vez que os estados do Ceará e Pernambuco são potenciais interessados nessa disputa.
O Brasil possui 11 refinarias de petróleo em operação. Cinco novas refinarias estão nos planos da Petrobras, quatro delas localizadas no Nordeste – Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. A unidade do Maranhão será a de maior capacidade da América Latina. A produção da refinaria maranhense corresponderá a 30% de toda a capacidade atual de refino da empresa.
Fonte: Secom/Governo do Estado