Incomodado com interferências, Gutemberg já pensa em deixar a Semus
O secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo (foto), está a cada dia mais disposto a entregar o cargo ao prefeito João Castelo (PSDB). Mas, diferente do que vem sendo divulgado na imprensa, o motivo nada tem a ver com críticas disparadas contra a prefeitura na Câmara Municipal. Segundo fontes próximas a Gutemberg, a verdade é que ele estaria incomodado com as sucessivas interferências na pasta, que vêm prejudicando seu trabalho.
A informação disseminada inicialmente na imprensa foi de que o secretário seria sacado do cargo para reaver o mandado de vereador hoje exercido pelo suplente Chico Viana, que embora seja do mesmo partido de Castelo, tem sido o maior crítico da Prefeitura no Legislativo municipal. A decisão teria sido tomada de comum acordo entre Gutemberg e o chefe do Executivo.
No entanto, a nova versão sugere que a saída do secretário poderá transcorrer em clima nada amistoso e deverá deixar rusgas e ressentimentos. E a razão parece estar ao lado de Gutemberg, que aos mais chegados não esconde que está incomodado com as interferências nas ações da secretaria, o que inclui o afastamento e nomeação de ocupantes de cargos-chave na pasta, algumas vezes sem seu aval e conhecimento.
Essa segunda versão faz todo sentido. Há cerca de três semanas, o jovem e desconhecido Rafael Mendonça Oliveira, de 23 anos, assumiu como secretário adjunto de Administração e Finanças da Semus. A nomeação foi bancada pela deputada estadual Gardeninha Castelo (PSDB), filha do prefeito, e não pelo secretário, como seria natural.
Insatisfeito por ter que dividir o poder, Gutemberg já prepara sua despedida.
Comentários