A Vivo foi a empresa vencedora da licitação realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) para a contratação de Serviço de Telefonia Móvel (STM). “Essa é a primeira vez que o Governo do Estado faz uma licitação para a contratação de serviços dessa natureza. Anteriormente, esses serviços eram contratados sem critérios”, enfatizou o secretário do Planejamento, Gastão Vieira, ao ser comunicado do resultado pelo pregoeiro oficial da Seplan, Carlos Aristides Mendes Borba.
O secretário destacou que durante todo o processo licitatório, todas as medidas legais e administrativas foram adotadas para assegurar à licitação total transparência e isenção e, acima de tudo, garantir aos órgãos estaduais da administração direta e indireta serviços ágeis, eficazes e de qualidade, o que não vinha ocorrendo. Com a realização do Pregão na modalidade Registro de Preço, todos os órgãos estaduais podem aderir à licitação.
“Somente com a realização dessa licitação já obtemos uma economia de 47,54% e a nossa expectativa é que esse percentual aumente ainda mais. Esses recursos economizados serão aplicados em programas sociais que serão lançados pela governadora Roseana Sarney para a inclusão social de milhares de maranhenses”, adiantou.
Vieira ressaltou também que um dos princípios ou requisitos básicos da licitação foi a exigência da prestação de serviços ágeis e de qualidade com uma “padronização que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, além da manutenção, assistência técnica e garantias oferecidas submetidas às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado, além de preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública”.
O secretário Gastão Vieira explicou também que a licitação engloba todos os órgãos do Estado para evitar a desagregação dos processos e falta de padronização dos serviços de Tecnologia da Informação e Integração. Dessa forma, a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Integração (Seati), vinculada à Seplan, é hoje o órgão responsável pela definição e manutenção da Política de Tecnologia da Informação e Integração do Estado do Maranhão.
A Seati coordena e executa as atividades de planejamento, normalização, controle e avaliação, relacionadas à Tecnologia da Informação e Integração (TIC), além de gerenciar os recursos corporativos e a integração das bases de dados existentes no Estado.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação