Ladrões de banco que agiam no MA são presos no PI com armas usadas pelo Comando Vermelho

Em ação conjunta da Polícia Federal do Maranhão, Deic, e Comissão Investigadora do Crime Organizado – CICO -, foram presos no início da tarde desta segunda-feira (26) oito pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em assalto a bancos. O armamento do grupo é tão pesado que tem capacidade para derrubar aviões.

“Eu ousaria dizer que essas armas são usadas pelo Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho”, afirma o delegado Bonfim Filho.

As prisões aconteceram no bairro Todos os Santos, zona sudeste de Teresina, na casa da cunhada de um dos acusados, Gildo Inácio da Silva, o Bicudo, que já foi preso várias vezes por assaltos no Piauí.
 
A investigação durou dois meses. Segundo a polícia, o bando praticava a maioria dos assaltos no Maranhão.
 
Presidente da CICO, o delegado Bonfim Filho descreveu a quadrilha como “especializada em trocar tiros com a polícia”, pelo armamento pesado de enfrentamento, igual ao das Forças Armadas. Entre as armas estão duas pistolas, dois fuzis, uma escopeta 12, um revólver e várias munições com alcance de até 70 metros e capacidade para atingir aviões. O material teria sido obtido no Paraguai.

Entre os presos estão Raimundo Magno Moraes Silva, o “Cabeça”, que seria o líder da quadrilha; Francisco das Chagas Moraes Silas Damasceno Pereira; Marcos Sousa Araújo; Jaílson Gomes de Moraes Silva; José Eurides Bezerra; Paulo Antônio Barbosa dos Santos.

Texto e fotos: divulgação

Apesar de especulações, Roseana e Castelo negam aproximação política

A presença do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), hoje, na solenidade de entrega das novas unidades móveis do programa “Viva Cidadão”, presidida pela governadora Roseana Sarney (PMDB), na avenida que leva o seu nome, no Anel Viário, gerou enorme expectativa acerca de uma possível aproximação política entre ambos. Lado a lado no palanque, os dois passaram boa parte do tempo em conversas ao pé do ouvido, o que deixou o público ainda mais ouriçado.

A participação de Castelo na cerimônia causou ainda mais supresa porque foi a primeira aparição dele em um evento promovido pelo governo estadual depois que assumiu o comando da prefeitura da capital. Logo logo a imprensa especializada passou a fazer especulações. Enquanto isso, o prefeito e a governadora, entre cochichos e longos diálogos, tratavam de alimentar ainda mais a imaginação dos que até então acreditavam ser improvável o estreitamento das relações entre o tucano e a peemedebista.

Encerrada a solenidade, jornalistas partiram, afoitos, em direção aos dois governantes, a fim de obter a tão esperada confirmação do acordo político. Mas as respostas de ambos dissiparam qualquer dúvida. Roseana afirmou que a presença de Castelo simbolizava tão somente a relação institucional entre Estado e Município, algo salutar para a administração pública. O prefeito também evitou rodeios e disse que estava ali apenas como representante do povo, negando qualquer aproximação com o governo.

E assim a fantasia se desfez.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima