Na esteira do vexame causado pela goleada mais que suspeita de 11×0 imposta pelo Viana ao Chapadinha, que impediu o ascensão do Moto Club ao Campeonato Maranhense da Série A, em 2010, começam a surgir pedidos de instalação de uma CPI para investigar denúncias de irregularidades no futebol local. Em meio a tanta turbulência, é oportuno lembrar que uma comissão semelhante já se ocupou da mesma tarefa, no início da década passada, como mostram as fotos garimpadas do arquivo do jornal O Estado do Maranhão.
No longínquo ano de 1993, dirigentes de clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e alguns jornalistas da área esportiva passaram longos dias em intermináveis depoimentos, na Assembléia Legislativa, com a finalidade de esclarecer denúncias de desmandos supostamente cometidos pelo presidente da entidade, Alberto Ferreira, até hoje no cargo.
Após várias sessões, a comissão nada apresentou de resultado prático, ou seja, terminou em pizza. Portanto, a mera criação de uma CPI é algo batido e, como mostra a história, pouco produtivo. Novidade haverá se forem identificados e punidos os responsáveis pela agonia do futebol do Maranhão.
Foto 1: o ex-presidente do Moto e ex-dirigente da FMF Cassas de Lima presta depoimento à CPI, observado pelos então deputados Benedito Coroba e Sebastião Murad
Foto 2: o então deputado estadual e hoje promotor de Justiça Benedito Coroba conduz mais uma sessão de inquirição, ao lado dos ex-deputados Kleber Branco (já falecido) e Francisco Martins
O Doutor Benedito Coroba é hoje um valoroso Promotor naquela regisão de Itapecuru. Assim como o Doutor Juarez Medeiros enverou para o MPE talvez por fastio e perplexidade com a política. Aliás, assim como o Doutor Agenor Gomes que hoje é Juiz em Santa Helena.
Acesse notasjudiciosas.wordpress.com