Amigos de longas datas e aliados incondicionais na eleição de 2006, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) e o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, recém-filiado ao PSDB, romperam de vez as relações. Uma fonte próxima ao neo-tucano garantiu que hoje os dois já nem se falam. A animosidade tende a ficar ainda mais acirrada durante a corrida ao Senado, na qual ambos poderão se confrontar.
Recém-filiado ao PSDB, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal já fechou questão: vai mesmo disputar a eleição para senador no próximo ano. Antes, pretendia concorrer ao cargo pelo PSB, mas encontrou forte resistência em Zé Reinaldo, que queria sair candidato sozinho, não só pelo partido, mas com as bênçãos de toda a oposição. A obsessão do ex-governador obrigou Vidigal a procurar outro rumo partidário. Empurrado para o ninho tucano por conta da intransigência do ex-aliado, o ex-ministro agora o incluiu em sua lista de desafetos.
O sonho de Zé Reinaldo de ter o apoio unânime dos oposicionistas esbarrou em projetos equivalentes aos seus dentro do grupo do qual ele pensava ser um dos cardeais. Sem respaldo, ele agora vive o pesadelo de ser obrigado a alçar vôos menos ambiciosos, como disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.
A hostilidade entre Zé Reinaldo e Vidigal pode ganhar um tom de ironia tão logo seja divulgado o resultado das urnas. Isso porque ambos têm grandes chances de sair derrotados e acabar precisando do “ombro amigo” um do outro para afogar as mágoas.
Foto: arquivo/O Estado do Maranhão
A Jornalista Kássia Brito, de O Imparcial, entrevistou o ministro Edson Vidigal, veja abaixo:
O PSDB deu ao senhor a garantia de ser o indicado como candidato do partido a uma vaga no Senado?
A ênfase da próxima campanha incluirá o Senado. E o PSDB quer apresentarao Povo um candidato que possa resgatar o Maranhão para a República.
Eu tenho clara noção do que isso significa e a minha experiência profissional e historia de vida são garantias de que eu estou em condições de fazer o melhor trabalho.
Garantia esta que o PSB não o conferiu?
Num time que vai entrar em campo não há espaço para dois Camisa 10. Então, ate por uma questão de antiguidade, a Camisa do Pelé tinha que ficar para o Zé Reinaldo.
No que essa sua mudança pode ser considerada estratégica?
No PSDB já tenho garantida a Camisa 9, soma dos números 4 mais 5, igual a 45. Então eu vou entrar em campo com a camisa do Ronaldo.
Não tem estratégia. O campo da batalha é o mesmo e estamos todos juntos com o mesmo objetivo – vencer a oligarquia decadente cruel. A luta do Maranhão está acima das questões nacionais, infelizmente. De um certo modo.
Está muito claro que o inimigo maior do Povo só se mantém forte porque se nutre do apoio do poder federal, que independentemente de quem esteja na Presidência da Republica precisa ceder à barganha dos que nos dominam para nos vender em Brasília.
É preciso romper esse ciclo perverso trocando os senadores.
Não basta eleger maioria de deputados e Governador. Temos que concentrar as forças na eleição para o Senado. O Povo agora vai poder escolher dois, ou seja, vai poder votar duas vezes.
Não podemos começar achando que já perdemos de 1 a zero. Temos que lutar é pelo 2 a zero, ou seja, eleger os dois senadores.
Caro Daniel,
Será que o Ministro Aposentado e analfabeto Juridico ( Escrecencia imposta ao povo do Maranhão por José Sarney) acha que o cidadão de bem do nosso Estado ainda vaio acreditar nesse discurso?
O Maranhão não precisa desses libertadores hipocritas e ingratos…São todos canalhas, mal carater e corruptos.
O povo do Maranhão saberá em 2010 escolher o seu destino, e independente de qualquer coisa, quem tiver melhor trabalhando pelo nosso desenvolvimento será agraciado com o nosso voto. Mais com certeza não serão esses aí da FRENTE DA TRAIÇÃO E DO MOVIMENTO BALAIO.. ESSES SIM, SÓ SE LOCUPRETARAM…
E SO MIGUER TANDO O JAKASSADO LAGO COMO ZE CUECA NAVALHA E VIDICAL ESTAO TODOS JUNTO EM UMA TRAMA DEMONIACA CONTRA A GOVERNADADO NAO SE ELUDAM CON O JOGO DE SENA
Olha os dois ladrões novinhos.
Eles estavam começando a aprender sobre política e sobre amizade.
Depois quando ficaram velhos, passaram a trair, falsificar e a roubar.
isso é estratégia, a tampa e o pinico.
OLHA JORNALISTA, PODE ATÉ SER QUE ELES TENHAM BRIGADO, DEVE TER SIDO ANTES DO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA.
NA SEMANA PASSADA ELES ESTAVAM JUNTOS, CONVERSANDO, CONTANDO CAUSOS DO SARNEY E DANDO BOAS GARGALHADAS.
O ZÉ QUERIA, O VIDIGAL QUERIA A MESMA COISA: O SENADO.
NÃO TEVE UM MEMBRO DO PSB QUE CRITICOU A ATITUDE DO VIDIGAL IR PARA O PSDB, O ROBERTO ROCHA ESTA CERTO QUANDO FORTALECE A LUTA NO PLEITO PARA SENADOR.
QUAL A PROXIMA INTRIGA?
Fiquei admirado com a foto e acrredito que o Vidigal e o Ze Reinaldo Também, pois é uma foto do “fundo do baú” e histórica