Castelo chorou
O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), foi às lágrimas durante solenidade em homenagem ao Dia do Funcionário Público, realizada na última quarta-feira, na Associação Comercial do Maranhão. Recordou os tempos difícieis de juventude, quando, aos 16 anos, após a perda do pai, já trabalhava como auxiliar na Prefeitura de Caxias, sua terra natal. Nada mais nobre, mas não custa lembrar ao prefeito que o atraso dos salários de 2.300 servidores contratados pela Prefeitura é digno da mesma comoção.
Influência?
Acaba de assumir como secretário adjunto de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde o jovem Rafael Mendonça Oliveira, de apenas 23 anos. Ele substitui Helder Rodrigues, demitido em meio a acusações de desavenças com credores da pasta. Nos bastidores da gestão municipal, Rafael é apontado como a mais nova indicação da deputada estadual Gardeninha Castelo (PSDB), que seria tia da sua namorada. Na foto, tirada em um momento de descontração, há quatro meses, ele aparece ao lado da parlamentar e da sogra.
Licença
O vereador Albino Soeiro (PSC) deverá se licenciar do cargo por 120 dias para tratamento de saúde. Em seu lugar, assumirá o primento suplente, Dr. Ubirajara Ramos, que já acionou seus assessores para comunicar que ocupará a cadeira na Câmara Municipal a partir da próxima terça-feira. Em conversações com Albino, Ramos garantiu que, uma vez empossado, seguirá a mesma linha do titular.
Cobrança indevida
Mais uma trapalhada da Procuradoria do Município. O órgão, que recentemente ganhou destaque negativo na mídia por divulgar de forma equivocada a informação de que São Luís ultrapassara a casa de 1 milhão de habitantes por causa de uma decisão da Justiça Federal, agora está envolvido em um imbroglio com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Cobra da estatal na Justiça o IPTU de uma obra que está sendo executada por um consórcio de empreiteiras na área do Porto do Itaqui. Em um de seus despachos, a 7ª Vara da Fazenda Pública, onde tramita o processo, salientou que a cobrança é indevida, já que o pagamento do tributo cabe ao grupo de construtoras, não à Emap.
Contestação
A última movimentação do processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares é acusado de usar dinheiro público para reformar um apartamento no Calhau, onde morou logo após deixar o governo, em 2007, informa que ele apresentou suas contestações à denúncia feita pelo Ministério Público. Para orientá-lo na tarefa de explicar o que até então parece inexplicável, ele contratou o advogado Américo Botelho Lobato Neto, ligado ao escritório de José Antônio Almeida.
Toma lá, dá cá
O vereador Ivaldo Rodrigues deverá ser recompensado por causa do seu empenho em favor da nomeação do ex-presidente do PDT em São Luís, Júlio França, para o cargo de secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, concretizada no início deste mês. Candidato a assumir o comando do diretório pedetista na capital, ele contará com o apoio incondicional de França para atingir seu objetivo. Nos bastidores, a vitória de Ivaldo já é tida como certa, apesar de a eleição acontecer apenas na segunda quinzena de novembro. Só para recordar: a ascenção de Júlio França ao cargo se deu à custa de uma trama na qual ele e um grupo de aliados fritou o então secretário, José Ribamar Luso Sousa, que vem a ser seu cunhado.