Dos seis vereadores que assinaram o requerimento de autoria da vereadora Rose Sales (PCdoB) pedindo a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coliseu, quatro retiraram suas assinaturas na sessão ordinária desta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de São Luís.
Além da autora do requerimento, o documento tinha mais seis assinaturas resultando em sete, o mínimo permitido para que um requerimento seja aprovado em Plenário. Ficaram apenas as assinaturas dos vereadores Fernando Lima, Rose Sales e Lourival Mendes. Os vereadores Nato, Francisco Carvalho, Josué Pinheiro e Vieira Lima pediram para retirar suas assinaturas.
A justificativa dos vereadores foi de que os relatórios encaminhados pela Controladoria à Câmara Municipal contemplam todas as informações que seriam necessárias ter com a instalação da CPI. Ainda segundo os vereadores, o relatório final será encaminhado pela presidência da Casa ao Ministério Público para as devidas averiguações.
A situação causou burburinhos na Câmara. Ao final da sessão a vereadora Rose Sales utilizou-se do Grande Expediente para manifestar toda a sua indignação quanto ao posicionamento dos parlamentares. “Quero manifestar um momento de vergonha aqui neste Plenário. O que se está clamando aqui nesta Casa perante o executivo, são os direitos dos trabalhadores da Coliseu que estão sendo jogados no ralo. As desculpas não são para mim, são para o povo. Os relatórios não dão informações sobre os responsáveis pela falência da Coliseu que era o objeto da CPI. Ação política não se faz com discurso, mas com atitude, com liberdade. Meus mais profundos lamentos ao posicionamento desse Plenário diante de tão grave situação”, disse a vereadora.
O discurso teve aparte da maioria dos vereadores, alguns justificando seu posicionamento. Segundo o vereador Francisco Carvalho (PSL), foi necessário seguir orientações do partido. Já para o vereador Astro de Ogum (PMN), foi constrangedora a situação dos vereadores que assinaram e depois retiraram. “A reflexão tem que ser feita é antes de assinar, porque assina e depois retira, fica uma situação muito chata. Cada parlamentar tem o livre arbítrio, mas as decisões têm que ser pensadas”, afirma Astro de Ogum.
O presidente da Casa, Isaías Pereirinha, afirmou ser contra a instalação da CPI e que o relatório que se encontra na Câmara será encaminhado ao Ministério Público, afirmou ainda que será formada uma Comissão para acompanhar a liquidação da Coliseu para que não haja prejuízo aos servidores.
Por favor, divulgue TODOS os votos dos nossos ilustríssimos vereadores. Quero saber como votaram quem nos representa.
Quem assinou a favor da CPI, antes do rquerimento ir para aprovação foram os vereadores Fernando Lima, Lourival Mendes, Nato, Francisco Carvalho, Josué Pinheiro e Vieira Lima, sendo que esses 4 últimos retiraram suas assinaturas, o que inviabilizou que a matéria fosse para aprovação. O mínimo de assinaturas que permitem a aprovação de um requerimento é 7 . O rquerimento tinha sete assinaturas contando com a da autora, Rose Sales,
Parabenizo os Vereadores que mantiveram suas assinaturas para a criação da CPI da Coliseu, em especial ao Vereador e Delegado Lourival Mendes pela sua coerência e ética no exercício do mandato parlamentar.
VEREADORA ROSE SALES , A SRA ESTAR NO MEIO SÓ DE COBRAS VENENOSAS , TODOS NÓS SABIAMOS DO FINAL DESTA CPI .
PRECISA-SE SABER QUANTO CUSTOU PARA CADA UM DESSES VEREADORES, ISSO É SÓ O COMEÇO,AINDA VEM COISA PELA FRENTE , É SÓ AGUARDAR., TOME CUIDADO COM DECORO SE FOR DESAGRADAR ALGUNS DE SEUS PARES .