Enfim, um São João de verdade
Depois de alguns anos de profunda apatia e desordem, o período junino termina hoje em São Luís com um balanço altamente positivo. Em pouco mais de dois meses, a festa mais importante da cultura popular do Maranhão foi preparada de forma criteriosa e competente por uma equipe que realmente entende do assunto. O resultado não poderia ser outro: a consagração por parte do público, que se encantou e agora dá adeus à temporada com um misto de satisfação e saudade.
Uma multidão invadiu os arraiais a cada noite. Tanto os terreiros montados pelo poder público como aqueles organizados por empresas privadas tiveram freqüência elevada. Exemplos não faltaram, como o Arraial da Lagoa, patrocinado pelo Governo do Estado e organizado pela Liga de Grupos de Bumba-Meu-Boi de São Luís. O espaço registrou intensa movimentação do primeiro ao último dia. No palco, apresentaram-se bumba-bois, quadrilhas, cacuriás, entre outras brincadeiras, em um verdadeiro festival de beleza e diversidade.
Entre os privados, o maior destaque, sem dúvida, foi o Arraial do Maranhão, promovido pelo Sistema Mirante, com apoio de vários parceiros. Este ano, o terreiro foi montado na área externa do Armazém Paraíba, no Renascença, com grande sucesso. A cada dia, milhares de pessoas prestigiavam o terreiro, atraídas por uma combinação de conforto, segurança e qualidade das brincadeiras incluídas na programação. O Arraial do Maranhão foi o preferido das famílias, que levavam seus filhos com a certeza de que se divertiriam com tranqüilidade. No encerramento, segunda-feira, o terreiro registrou lotação máxima, coroando de êxito a festa.
Tanto o público local quanto os milhares de turistas que aportaram na Ilha para curtir o período junino ficaram maravilhados com o espetáculo de criatividade e beleza que presenciaram. Não é exagero afirmar que o São João deste ano contagiou até o mais comedido dos brincantes. Em cada ponto da cidade via-se um colorido e um clima de animação que há algum tempo permaneciam apenas na lembrança.
Foram traços inequívocos da festa a organização, a segurança e principalmente a beleza das brincaderias que se apresentaram ao longo da temporada. O sucesso foi tamanho que é mais do que justo dizer que agora o Maranhão voltou a ter um São João de verdade.
Fotos
1 – índia do Boi Mocidade de Rosário se apresenta para numerosa platéia no Arraial do Maranhão (Biné Morais/O Estado do Maranhão)
2 – vista panorâmica da Capela de São Pedro durante o encontro de bumba-meu-boi em homenagem ao santo (De Jesus/O Estado do Maranhão)
3 – grupo de índias durante cortejo de brincadiras juninas na Rua Grande (De Jesus/O Estado do Maranhão)