Se Helena Duailibe deixar a Semus, vereador tucano assumirá o cargo

helena-duailibe.jpgOs bastidores confirmam: se a vice-prefeita Helena Duailibe (PSB) deixar a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será substituída pelo vereador Gutemberg Araújo (PSDB). Hostilizada pelo prefeito João Castelo (PSDB) desde que resolveu firmar uma parceria institucional com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, há cerca de 10 dias, ela poderá entregar o cargo ou ser exonerada a qualquer momento.

Um acordo pré-eleitoral firmado por Castelo dava como certa a indicação de Gutemberg para a Semus. No entanto, pouco antes de assumir, o prefeito foi pressionado a entregar o cargo a Helena. Diante do forte apelo político em favor da vice, Castelo se viu encurralado e cedeu à pressão, ignorando o acerto feito durante a campanha com o vereador e colega de partido.

Crise 

O estopim para a crise entre Helena e Castelo foi um almoço institucional, no último dia 24, em que a vice-prefeita discutiu com o titular da pasta da Saúde do governo Roseana Sarney, Ricardo Murad, a implementação de ações conjuntas na área entre Estado e Município em benefício da população de São Luís.

Logo no dia seguinte, veio o troco. Ao participar da abertura da campanha de vacinação contra a gripe, no Centro de Atenção ao Idoso, no Filipinho, a deputada estadual Gardeninha Castelo (PSDB), filha do prefeito, dispensou tratamento visivelmente hostil a Murad, também presente ao evento. Na ocasião, a parlamentar instou, em tom sarcástico, o secretário estadual a colaborar com as ações de saúde da prefeitura. A declaração foi vista por muitos dos presentes como uma tentativa de Gardeninha de constranger Murad publicamente.  

Nos dias que se seguiram, a crise só aumentou. Semana passada, durante inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, no São Francisco, o prefeito João Castelo mandou um recado direto à vice, afirmando que não aceitaria “politicagem” na Secretaria Municipal de Saúde, nem em qualquer outra pasta. Helena Duailibe, cuja ausência foi sentida na solenidade, não respondeu ao prefeito, mas externou sua insatisfação a alguns interlocutores.

Enquanto a crise se acentua, o nome de Gutemberg ganha cada vez mais força como substituto da secretária, que hoje despachou normalmente em seu gabinete. Fontes próximas ao vereador e ao próprio prefeito João Castelo apostam que a queda de Helena Duailibe acontecerá ainda esta semana.

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão 

   

Liminar devolve título à Miss Maranhão destituída

louisse21.jpgUma liminar concedida neste domingo pela Justiça determina que seja restitituído à funcionária pública Louisse Freire (foto), 19 anos, o título de Miss Maranhão. Semana passada, a organização local do concurso decidiu substituí-la pela estudante Thaís Portela, segunda colocada. A alegação foi de que a mesma havia descumprido compromissos contratuiais e deixara de apresentar um laudo médico atestando estar em boas condições de saúde após ser internada com um quadro de infecção urinária.

Louisse viaja na tarde de hoje para São Paulo com a intenção de integrar-se às demais candidatas que concorrem ao Miss Brasil, marcado para o próximo dia 9, no Memorial América Latina. Representante oficial do Maranhão na competição nacional após a reviravolta, Thaís Portela está na capital paulista desde a semana passada e cumpre extensa agenda como candidata.

A organização do Miss Maranhão, por sua vez, já constituiu advogado para tentar cassar a liminar.    

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima