Maranhão tem duas escolas entre as 20 piores do Brasil
O Centro de Ensino São Cristóvão (anexo Itapera), em São Luís, e o Centro de Ensino Isaac Martins (anexo I), em Tuntun, estão incluídas no ranking das 20 piores escolas do Brasil, elaborado com base no resultado do Exame Nacional de Cursos (Enem) 2008. O mau desempenho joga definitivamente por terra a falácia propagada pelo governador cassado Jackson Lago (PDT) de que sua gestão seria marcada por avanços significativos na educação.
Com nota 31,6, de um total de 100, o CE Isaac Martins ocupa a 12ª colocação entre as 20 que obtiveram pior nota no Enem. A escola é a única de ensino médio de Tuntum, município governado até o ano passado por Cleomar Tema Cunha, figura forte nos governos José Reinaldo e Jackson Lago. Já o CE São Cristóvão ocupa a 20ª posição no ranking e seu desempenho pífio é ainda mais preocupante por se tratar de uma escola situada na capital.
O mau desempenho nada mais é do que um reflexo do sucateamento imposto pela gestão jackista no sistema de ensino em todo o estado. Os 27 meses de governado de Jackson Lago foram marcados por greves e pelas conseqüencias negativas que esse tipo de movimento causa ao sistema de educação, como atraso no cronograma de aulas, desmotivação de alunos e evasão escolar.
Para a elaboração do ranking, o Ministério da Educação levou em conta a média total da prova objetiva e da redação. Para evitar distorções, houve correção de participação no Enem, de modo a considerar a participação de 100% dos participantes. Dessa forma, o exame é um retrato fiel da educação brasileira. Pior para os maranhenses, que costatam o abandono ao qual o ensino público do estado foi relegado nos últimos anos.
Foto: arquivo/O Estado do Maranhão
Comentários