A guerra virtual dos balaios

guerra-virtual.jpgHá algum tempo a internet – em especial a blogosfera – tornou-se campo fértil para ataques desferidos por balaios, oportunistas disfarçados de militantes, que defendem a todo custo o governador cassado Jackson Lago (PDT). Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do chefe do Executivo pro compra de votos e abuso de poder político, as calúnias, insultos, difamações e tentativas de intimidação se intensificaram. O alvo principal dos balaios são os blogueiros do imirante.com, atingidos de forma covarde com ofensas à honra e até ameaças à integridade física.

Em seu esforço frustrado para defender o indefensável, os balaios fazem uso de diferentes argumentos. Com razoável poder de convencimento, alguns chegam a enumerar supostos feitos da atual gestão, porém, sem dados concretos. Outros preferem comparar o governo Jackson com administrações anteriores, especialmente os dois mandatos da hoje senadora Roseana Sarney (PMDB), sempre enaltecendo de forma fantasiosa o primeiro em detrimento da segunda. Há ainda aqueles que, em devaneio, acreditam que o governador permancerá no cargo e culpam a Justiça pelo seu iminente afastamento. 

Mas, o que tem prevalecido mesmo é a hostilidade. Alguns integrantes da facção balaia demonstram ser especialistas em desferir golpes baixos. Impressiona a variedade de ofensas. Uns põem em dúvida a sexualidade do autor da crítica. Outro grupo costuma atribuir ao blogueiro-desafeto adjetivos como puxa-saco, babão e congêneres. Também são comuns acusações como venal e propineiro. O cúmulo da agressividade, no entanto, são as ameaças de agressão física, muitas das quais não publicadas. Feitas com o claro objetivo de intimidar, não passam de bravatas de inconformados.

Se nas ruas a ação dos balaios é ostensiva e estimulada por altas somas, na internet, a atuação é discreta, sorrateira, mas bem articulada. Formado em grande parte por ocupantes de cargos comissionados no governo pedetista, o grupo habitualmente usa os computadores das repartições públicas para se manifestar nos blogs, quase sempre usando pseudônimos. Após a cassação e o conseqüente risco de perder a boquinha, os balaios parecem ter-se multiplicado na rede mundial e passaram a desfiar toda a sua hostilidade em textos cuja marca registrada é o desespero.

Em meio à guerra virtual, chamam atenção as manifestações de balaios arrependidos. Este espaço, por exemplo, já foi usado com freqüência por comentaristas frustrados com o desempenho do atual governo. São cidadãos que, tomados pela lucidez, assumem o erro de ter votado em Jackson Lago e hoje contam os dias para o fim do seu governo.  

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima