Prédio do antigo BEM, na rua do Egito, irá a leilão

3comentários

bem.jpgO prédio onde funcionou a superintendência do extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM), na rua do Egito, nº 283, esquina com a rua dos Afogados, irá a leilão. Considerado por muitos anos o mais alto de São Luís, com 12 andares, o edifício pertence ao Bradesco, que em 1998 comprou o banco estatal maranhense. O lance inicial a ser pago por quem deseje arrematar o imóvel é de R$ 1.830 milhão (um milhão, oitocentos e trinta mil reais).

Regularização e encargos decorrentes da divergência entre os valores lançados no Registro de Imóveis e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com os apurados “in loco” para a fixação do preço de venda correrão por conta do comprador. 

Em uma das laterais do prédio foi concebida, em 1987, uma das mais belas obras das artes plásticas do Maranhão: um painel de azulejos de autoria do pintor Antônio Almeida, morto recentemente. Devido à sua beleza, o trabalho chama atenção de maranhenses e turistas e já tornou-se um dos cartões postais de São Luís.

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão  

3 comentários para "Prédio do antigo BEM, na rua do Egito, irá a leilão"


  1. Marcus Saldanha

    Olá,
    Espero que a venda inclua alguns critérios relacionados a preservação da obra do artista Antônio Almeida. Faz parte da minha memória suas obras na rodoviária antiga do bairro da Alemanha e nesse prédio da rua do Egito. Só recentemente descobri mais sobre o autor.
    O prédio não é só a estrutura física, mas as imagens, o imaginário que milhares de maranhenses construíram ao longo da vida e nem se dão conta. E isso não tem preço.

    http://marcushistorico.blogspot.com/

  2. JORGE DA BELIRA

    MUITO FELIZ o comentário do leitor MARCUS SALDANHA. É preciso preservar as obras dos nossos grandes artistas, e ANTÕNIO ALMEIDA certamente é um deles.

    Talvez a solução seja o TOMBAMENTO do edifício pelo Patrimônio Histórico e sua compra pelo Governo Estadual, que poderia utilizá-lo instalando nele alguma repartição pública ou algum estabelimento cultural (um museu, uma biblioteca ou até mesmo uma escola), preservando-se assim um monumento artístico e histórico que é patrimônio do povo maranhense.

    É só. (JORGE DA BELIRA).

  3. Aladim Amado

    Oh meu grande o Antônio Almeida, não parente do Fernando Almeida, ele morreu de q !!!!????. aguardo rpsta.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS