MP deve concluir em fevereiro investigação de irregularidades na gestão de Eurídice Vidigal

5comentários

euridice-investiga.jpgO Ministério Público Estadual deve concluir em fevereiro a investigação das denúncias de malversação de recursos na Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec) na gestão de Eurídice Vidigal, feitas pelo ex-delegado-geral da Polícia Civil, Jefferson Portela. No momento, a comissão de procurares instituída para apurar o caso aguarda o fim da análise contábil dos documentos fornecidos por Portela, que fundamentam as acusações, para finalizar o relatório que será encaminhado à procura-geral de Justiça, Fátima Travassos.

Como se trata de uma investigação cujo alvo é uma secretária de Estado, cabe apenas à procuradora-geral decidir sobre a formulação ou não de uma ação no Tribunal de Justiça. Eurídice Vidigal é acusada, entre outros ilícitos, de assinar contratos sem licitação com empresas que fariam parte de um esquema de favorecimento. Apenas um dos contratos, firmado com uma empresa de alimentos, chegou a R$ 17,3 milhões. Outro teria beneficiado uma empresa montada no bairro São Francisco em nome de laranjas por um ex-assessor de peso da Sesec.

Em 24 de novembro do ano passado, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a Eurídice, trancando assim o inquérito instaurado pela Polícia Civil para apurar as supostas ilegalidades. A alegação do relator do processo, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, foi de que ela possui prerrogativa de função e por isso deveria ter sido indiciada formalmente, sob a supervisão do TJ. O relator argumentou ainda que houve violação do princípio da impessoalidade e que por ter sido instaurado por uma autoridade diretamente subordinada à secretária, o inquérito não tem validade.

A proximidade do fim da investigação do MP e o possível indiciamento de Eurídice Vidigal mostram que a secretária precisa agir em outras frentes para eliminar qualquer chance responder pela derrama de recursos públicos em sua gestão.

Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão          

5 comentários para "MP deve concluir em fevereiro investigação de irregularidades na gestão de Eurídice Vidigal"


  1. kelly

    É…. agora vamos ver se o Ministério Público realmente é o fiscal da lei, pois a sociedade maranhense espera que esses desmandos na SESEC sejam apurados e punidos os culpados, afinal as Polícias só prendem pobres e autores de crimes sangrentos, mas os crimes que mais lesam o povo são esquecidos. Vamos esperar a Procuradora ser imparcial e correta!!!

  2. O REVOLTADÍSSIMO

    A MAIOR IRREGULARIDADE FOI ESSA MULHER TER VINDO PARAR AQUI… SERÁ POSSÍVEL QUE NINGUÉM ENXERGUE O CAOS QUE ESTÁ O SISTEMA DE SEGURANÇA ESTADUAL??!! ISSO É UM ABSURDO!! TE MANCA E TE MANDA SECRETÁRIA DONDOCA!!

  3. Nesth Rêgo

    A única coisa que vcs sabem fazer, falar mal do Governo e Fernando Sarney sobre a investigação da PF. Então porque será o porque que nenhum dos bloguista da Mirante não citaram sobre a reportagem com o Desembargador Antônio Bayma.
    Como acompanhei a reportagem, veja alguns textos. È por isso que o povo não acredita mais no Sistema Mirante, por causa de reporteres que não são todos, canalhas e não honram com a verdade, vc é um desses canalhas.
    O desembargador Antônio Fernando Bayma Araujo reafirmou e declarou em entrevista, na quarta-feira, a um blogueiro do Sistema Mirante. Na entrevista – que não foi difundida pelos blogs, TV e jornal do Sistema (só saiu na rádio AM) –, Bayma Araújo se disse “envergonhado” e afirmou que “nessas eleições teve juízes vendendo decisões, isso é público e notório”. Envergonhado e devo dizer o seguinte: se isso está acontecendo é por causa da impunidade. A impunidade é que gera, que ativa essa iniciativa de transgredir a lei. O que você vê hoje não é só esses incidentes aí, por exemplo tocar fogo no Fórum, bagunçar o estado. Você também vê claramente que nessas eleições teve juízes vendendo decisões. Isso é público e notório, corre de boca em boca. Juízes tentando saquear empresários, muitas vezes com falsas ações, que não refletem a realidade da coisa. Tudo isso vai se somando, somando, somando, e chega-se ao ápice, como agora presenciamos. Vimos uma eleição conturbada, notadamente na parte das posses e diplomas. Sabia-se quem ia ser diplomado. Meia hora depois de um [prefeito] ser diplomado, vinha decisão do mesmo juiz [que autorizara a diplomação] voltando atrás. Chegou-se até a presenciar publicamente no [âmbito] eleitoral a parte dizer na cara do juiz: ‘Devolva o meu dinheiro, devolva o meu dinheiro’. E o procurador regional da República imediatamente interceder: ‘Devolva o dinheiro, devolva o dinheiro’. E o dinheiro foi devolvido. Um escândalo jamais visto aqui! Só tenho a lamentar. Eu sentei na cadeira de corregedor, e lá a impunidade não imperou. Eu sentei na cadeira de presidente, e isso não aconteceu. E mais uma vez, agora, eu sentei como decano. E a caneta andou na mesma dosagem: pesada, dura, acima de tudo nos critérios da lei.

  4. Carlos

    A culpa não é só da secretária, sim do governador. Ela sem experiencia e cercada de incompetentes, fora o coronel Melo que amigo como esse não precisa de inimigo(esse coronel só tem olho gordo), pois ele tirou os policiais das guaritas da penitenciaria para colocar na patrulha dos bairros (que é um verdadeiro fracasso!), ai deu o que deu 50 presos foragidos, quem paga?, obvio: A sociedade!! Secretaria ou tira o coronel saliente(palavras do Vidigal) ou a senhora acaba saindo pela porta dos fundos. Ainda tem tempo!!!….

  5. JORGE DA BELIRA

    Até agora, TODAS as tentativas de INCRIMINAR a Secretária de Segurança Cidadã, Dra. EURÍDICE VIDIGAL, resultaram INÓCUAS, isto é, DERAM EM NADA, pela absoluta inconsistência das “provas” apresentadas contra a Secretária. Recentemente, a própria POLÍCIA FEDERAL, que havia recebido as tais denúncias, mandou ARQUIVÁ-LAS pela ausência, nos autos, de fatos probatórios que pudessem macular a conduta da Dra. EURÍDICE VIDIGAL.

    Outrossim, será ÓTIMO que o MPE conclua DE UMA VEZ POR TODAS as investigações sobre a Secretária, para LANÇAR POR TERRA as torpes pretensões dos INVEJOSOS e PRECONCEITUOSOS, tanto de dentro como de fora da Polícia, que JAMAIS ACEITARAM o fato de estarem subordinados a uma MULHER. É o velho e carcomido MACHISMO NORDESTINO, ainda bastante arraigado entre os HOMENS e as INSTITUIÇÕES desta Região atrasada.

    Por derradeiro, recomendo a todos a leitura do BRILHANTE COMENTÁRIO feito pelo leitor NESTH RÊGO, aqui mesmo neste post, onde, com muita propriedade, ele fala das MAZELAS e dos ESBULHOS praticados pela “Justiça Eleitoral” maranhense (a sua BANDA PODRE), reconhecidos até mesmo por um dos seus membros mais respeitáveis , mostrando que o Governador JACKSON LAGO tinha (e continua tendo) TODA A RAZÃO de protestar com veemência.

    É só. (JORGE DA BELIRA).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS