O engenheiro civil Rubem Brito foi exonerado do cargo de presidente da Caema. Em seu lugar, assumirá o também engenheiro José Augusto Soares Telles de Sousa, que tomará posse amanhã, às 8h, no auditório da companhia (rua Silva Jardim, Centro). Não se sabe o que levou à demissão, mas é possível que tenha a ver com a má prestação de serviços pela companhia.
Era visível a queda da qualidade do abastecimento de água em São Luís desde o início da gestão de Rubem Brito. Bairros inteiros têm passado meses sem o líquido nas torneiras, causando revolta na população. Apesar da gravidade da situação, nenhuma grande obra foi realizada no sentido de resolver o problema.
Sob o comando do agora ex-presidente, a Caema também não vinha sendo capaz de promover o saneamento básico na capital. Resultado: esgotos estourados por toda a cidade e a poluição de rios e de praticamente todas as praias da Ilha. Nem mesmo pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que atestaram o lançamento de dejetos na orla, tornando as praias impróprias para banho, fizeram a companhia adotar providências.
Diretor de Obras da Caema em 2007, trazido pelo próprio Rubem Brito, José Augusto Telles tem experiência na área. Já integrou uma câmara técnica da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e nessa condição participou de discussões sobre o tema. A indicação pode representar um ganho de qualidade que a empresa não vem apresentando.
Caro Daniel,
O senhor José Augusto Telles, que ora assume a presidência da CAEMA, não é funcionário da empresa. Foi mais um paraquedista trazido por Rubem Brito, em janeiro de 2007, para a Assessoria de Planejamento, e pouca coisa acrescentou à gestão. A prova disso é que a CAEMA continua mergulhada numa das piores gestões que já passaram por lá. E quanto a experiência que você cita, apesar de termos uma relação direta com a empresa, pois somos do Sindicato dos Urbanitários, não conhecemos. Não temos perspectivas de que a gestão que se inicia, mudará muita coisa, enquanto não for aberta uma discussão do modelo de gestão com os trabalhadores e com a sociedade, onde possamos discutir qual o real objetivo da empresa, que não seja apenas para abrigar apadrinhados políticos.
Resposta: grato pelo esclarecimento, meu caro Vâner. Achei que o José Augusto Telles fosse funcionário da Caema porque vi seu nome entre os membros de uma câmara técnica da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), como representante da companhia.
Vâner Almeida
Sindicato dos Urbanitários do Maranhão
Para o nosso bem, já era a tempo prá esse cara sair ou São Luis passaria a ser chamada de PATRIMONIO MUNDIAL DA BOSTA.Bosta prá todos os lados.Obrigado Dr. Jackson!!!!!!!!!!!!!!!!iSSO É UMA VERGONHA, COMO DIRIA bÓRIS cASOY.
É MUITA PODRIDÃO!!!
SAO LUIS ESTA UM A PODRIDÃO DE ESGOTO ABERTO
O GOVERNO DO ESTADO ESTA UMA PODRIDAO DE CORRUPÇAO
A CAEMA ESTA AGORA ESPORTANDO OS SEUS PODRES
TEM ATE PODRE SUCESSOR!!!
NAO OBSTANTE TER REALIZADO A PIOR ADMONISTRAÇAO DA HISTORIA DA CAEMA, O Sr. RUBEM BRITO, PODRE DE CORRUPTO, INCOMPETENTE E DE VERGONHA NA CARA, DEIXA A CAEMA.
O QUE PODE PARECER UMA MELHORA LOGO SE MOSTRA APENAS UMA MANOBRA COMO FORMA DE SE ALCAÇAR MAIS PODER E MANIPULAR MAIS DINHEIRO. ACONTECE QUE O SUCESSOR DO SR. RUBEM BRITO É SEU PARCEIRO DE PRATICAS DUVIDOSAS A UM BOM TEMPO. CURIOSAMENTE QUANDO ROUBAO BRITO ERA SECRETARIO DA PREFEITURA DE SAO LUIS O MESMO REALIZRA LICITAÇAO PARA OBRAS E COINCIDENTEMENTE O SEU SUCESSOR HOJE, PARTICIPAVA E GANHAVA TODAS NA EPOCA. SERA MERA COINCIDENCIA? ROUBAO QUER CONTINUAR COMANDANDO A CAEMA, ATRAVES DE SEU COMANDADO E MANIPULAR O DINHEIRO DO PAC TAMBEM. A CAEMA ESTA ESPORTANDO PODRES.
SAO LUIS NAO AGUENTA MAIS DE TANTO ESGOTO ESTOURADO, TANTO DESCASO COM A POPULAÇAO E TANTA CORRUPÇAO DESENFRESDA!!!!
COM O INICIO DAS CHUVAS E ROUBAO ESPORTADO PARA OUTRO CARGO……
É MUITA PODRIDAO