Após reunião com representantes do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada semana passada, a Companhia Portuária do Itaqui (Copi) recebeu prazo de 10 dias para remover as 800 toneladas de fertilizante acumuladas no pátio do terminal, a poucos metros da área de atracamento. O caso foi denunciado em 28 de novembro por este blog. Logo após a divulgação, o acúmulo de lixo químico virou assunto de sucessivas reuniões entre dirigentes do porto e autoridades sanitárias.
O material começou a ser retirado na manhã de ontem. Uma fonte informou que o trabalho está sendo mal-feito, pois o fertilizante é removido de um local dentro de sacos e depositado em outro, onde também não há segurança. O procedimento contraria determinação do Ministério da Agricultura, que quer que a Copi, terceirizada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), construa um galpão para guardar restos de fertizante descartados durante as operações de carga e descarga de navios.
A mesma fonte informou que a direção da Emap mandou instalar câmeras filmadoras no pátio onde está sendo realizada a operação para intimidar funcionários que tentem registrar imagens da montanha de lixo químico, como as que ilustraram os três posts publicados anteriormente sobre o assunto. Outra reclamação é quanto ao forte odor que exala do material acumulado.
Desejo ao jornalista DANIEL MATOS um Feliz Natal e um Ano-Novo pleno de saúde, paz e realizações, votos estes que estendo a toda a sua família.
A mesma coisa também desejo a TODOS os demais leitores e comentaristas deste conceituado blogue. Que Deus abençoe a todos nós!
(JORGE DA BELIRA).
Resposta: Feliz Natal para você também, meu caro Jorge. Saúde, paz e prosperidade para toda a sua família.