Em entrevista concedida ontem à rádio Mirante AM, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Luís, João Castelo, desdenhou a primeira pesquisa de intenções de votos referente ao segundo turno da eleição em São Luís, realizada pela Escutec e publicada no último domingo pelo jornal O Estado do Maranhão. Na opinião do tucano, o levantamento, no qual ele apareceu com 47,3%, contra 45,1% de Flávio Dino (PC do B), foi divulgada no tempo errado, pois não levou em conta as adesões recebidas por sua candidatura após a apuração dos dados.
No entanto, de forma surpreendente, a pesquisa abriu o programa eleitoral de Castelo veiculado esta manhã em cadeia de rádio. O resultado do levantamento foi anunciado e repetido efusivamente pela apresentadora, que, em tom de comemoração, repetia que o tucano conseguiu sustentar o primeiro lugar e que o resultado era um claro sinal de que ele chegará à vitória.
O choque entre a opinião do candidato e o mote usado pela equipe responsável pela produção do programa revela certo descompasso na campanha do PSDB. E mais: deixa claro que os marqueteiros de Castelo não hesitam em corrigir eventuais disparates cometidos por ele no calor do debate eleitoral.
A intertenveção dos marqueteiros é um aspecto interessante. Certamente, a equipe responsável pela propaganda do PSDB tem tido muito trabalho para conter as sandices de Castelo desde o primeiro turno. Com a campanha a pleno vapor, é provável que os profissionais que cuidam da imagem do tucano precisem agir muito mais vezes.