Eurídice Vidigal enaltece feitos na segurança, mas os fatos a desmentem

7comentários

euridice-entrevista.jpgA secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, fez publicar hoje no site do Governo do Estado e em jornais alinhados à administração de Jackson Lago matéria encomendada em que enaltece feitos de sua gestão. Na reportagem, são enumeradas várias ações de combate à criminalidade na Ilha de São Luís, todas elas bem-sucedidas, segundo a secretária. Ela só não contava que os fatos e as estatísticas recentes a desmentiriam categoricamente, transformando seu discurso em mera falácia.

A seguir, uma breve análise do teor da matéria, que desmonta a versão fantasiosa de Eurídice Vidigal: 

O que a secretária disse: os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa estão recebendo reforço maior no policiamento. As ações acontecem diariamente, nos locais onde há maior número de ocorrências.

O fato: Em setembro, foram registrados 44 homicídios na Ilha. O mês foi o segundo mais violento do ano, só perdendo para junho, quando foram contabilizados 51 óbitos. Portanto, se houve reforço no policiamento, a medida não foi capaz de coibir o alto índice de assassinatos.

O que a secretária disse: a partir de um planejamento e execução de operações e ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade, o governo tem conseguido desenvolver um trabalho preventivo junto às comunidades:

O fato: o que se vê, na verdade, é o avanço do crime em suas diversas modalidades. Em vez de contar com o apoio das forças de segurança, a sociedade se vê, a cada dia, refém da violência e muitas vezes é obrigada a se proteger por meios próprios. Dois exemplos ocorreram recentemente: a execução, no último dia 25, de dois bandidos pela dona de uma joalheria, no Centro, em uma tentativa de assalto ao estabelecimento e a morte a tiros, há dois dias, de um homem que se preparava para assaltar um restaunte no Calhau. O autor dos disparos teria sido um segurança.

O que a secretária disse: o Maranhão ganhou, por meio de um convênio com o Ministério da Justiça, um moderno Centro de Inteligência com sistema interligado com unidades de outros estados. Com isso, os direcionamentos das polícias passaram a ser feitos a partir de avaliações e levantamentos do núcleo, o que torna a ação das polícias cada vez mais eficazes (…).

O fato: a elucidação de crimes pode ser atribuída muito mais ao trabalho de policiais experientes do que ao tal Centro de Inteligência. Episódios recentes põem em xeque a eficiência desse instrumento, entre os quais o desaparecimento do recém-nascido Ícaro, jamais desvendado, e o assassinato do estudante Ivanildo Barbosa Júnior, em Imperatriz, cujo corpo foi encontrado por familiares, e não pela polícia.

O que a secretária disse: aos finais de semana, quando o movimento aumenta consideravelmente, os trabalhos são ampliados com o policiamento em locais de festa e pontos turísticos da Ilha, dentro da abrangência dos batalhões e unidades da PM.

O fato: as forças de segurança não vêm respondendo à altura às ações criminosas. Seja pelo baixo efetivo e pelas condições materiais precárias, seja pela falta de uma estratégia eficiente, as ações de combate à violência não abrangem toda a região metropolitana de São Luís. O resultado é que em muitas áreas os bandidos encontram caminho livre para agir e até naquelas onde a cobertura policial é razoável não se observa recuo da criminalidade.

O que a secretária disse: Investir em policiamento comunitário é uma das prioriades da Sesec e representa uma grande mudança, advinda na gestão da secretária Eurídice Vidigal, que observa a proximidade das forças policiais com a população com um elo primordial para o bom andamento das atividades das instituições de segurança (…).

O fato: a tal polícia cidadã decantada pela secretária ainda não transpôs a teoria. A realidade é diferente do discurso que ela tem pregado desde o início de sua gestão. O que se vê na prática são cidadãos cada vez mais amedrontados e obrigados a pagar por segurança privada. Uma prova da falta de confiança da sociedade nas forças de segurança é o crescimento do ramo de vigilância armada e eletrônica, às quais famílias e empresas têm recorrido cada vez mais. Em muitos casos, esse tipo de serviço substitui o trabalho da polícia.            

A secretária precisa saber que há observadores atentos, dispostos a contrapor qualquer inverdade que seja publicada com objetivo de ludibriar a opinião pública e justificar a inoperância do sistema de segurança em sua gestão.

Foto: Secom do Governo do Estado     

7 comentários para "Eurídice Vidigal enaltece feitos na segurança, mas os fatos a desmentem"


  1. sonia

    Daniel,

    Meu Amigo o nosso sistema de Segurança Publica, á cada dia só tem melhorado, claro, a violencia os sequestros , sempre vão existir, mais pra isto temos á policia civil e militar bem organizada para combater.. ou vce acha que á Dra Euridice Vidigal veio pra erradicar á violencia e o crime de nossa capital. claro ela esta combatendo, trabalhando, e nos deveriamos dar um voto de confiança á esta mulher e deixa-la trabalhar com tranquilidade.

    sonia

  2. carla maria

    caro DANIEL, temos consciência quanto aos precários serviços da segurança em nosso país, fique bem claro não é só no nosso Estado e não foi a Dra. Eurídice que criou este clima muita coisa boa já aconteceu não concordamos com esta maneira de querer cruscificar uma pessoa por incompetências anteriores a Secretária de Segurança Cidadã muito tem feito em prol da SEGURANÇA DO NOSSO estado.

  3. vidigal

    Não vou nem falar muito…porque o Daniel já disse quase tudo…

    DEPOIS EU VOLTO!!!

  4. vidigal

    DANIEL, pode se preparar para a INSEGURANÇA nessas eleições…

    depois agente conversa aqui no blog…

  5. JORGE DA BELIRA

    O EXCELENTE TRABALHO DE EURÍDICE VIDIGAL :

    1 – Os 4 municípios da Ilha estão recebendo REFORÇO DE POLICIAMENTO. Quanto ao número de homicídios, INDEPENDE da ação da Polícia. Com efeito, existem 4 tipos de crime para os quais a ação policial preventiva nada pode fazer. São eles: HOMICÍDIOS, SEQÜESTROS, ATENTADOS TERRORISTAS e CRIMES DE PISTOLAGEM. Contra esse tipos de delito, você pode colocar as MELHORES POLÍCIAS DO MUNDO (Scotland Yard, Suritè, FBI, etc) que não vai adiantar nada. Os crimes vão ocorrer do mesmo jeito, visto que aa Polícia não tem Bola de Cristal para advinhar onde, quando e como os criminosos vão agir. Nesses casos, a ação policial só pode se dar A POSTERIORI, isto é, na investigação e na caça aos bandidos. EXEMPLOS: a) Atentado à Torres Gêmeas, nos EUA: uma das melhores polícias do mundo (FBI) nada pôde fazer; b) assassinatos de John Kennedy, seu irmão Bob, Martin Luther Kong, Malcom X, John Lennon, entre outros: a polícia americana só pode agir depois dos crimes, é claro, pois como ela podia saber que eles iam acontecer? Portanto, tanto faz termos 44 homicídios em 1 mês, ou apenas 2, isso não é mérito nem demérito da Polícia. É pura questão de sorte. Agora, o que me parece FEIO e anti-ético é querer explorar politicamente a desgraça alheia…

    2 – Quanto a elucidação de crimes, o articulista me pareceu PROFUNDAMENTE INJUSTO, ou PROFUNDAMENTE DESINFORMADO. O Serviço de Inteligência (ou Velado, como o queiram chamar) tem solucionado GRANDE PARTE dos crimes. Tanto é verdade que o articulista mencionou apenas DOIS CASOS: o do menino ÍCARO e o do jovem estudante de Imperatriz. Quanto a este último, a Polícia agiu COM EFICÁCIIA, prendendo de imediato os criminosos, e, no que se refere ao achado do corpo, deveu-se ao fato de um telefone dada à família do morto, indicando o local do sepultamento. Se o mesmo telefonema tivesse sido dado à Polícia, ela com certeza teria também achado o corpo! Quanto ao menino ÍCARO, o articulista, no afã de criticar a Secretária, usa uma expressão INCABÍVEL: “JAMAIS FOI ENCONTRADO”, como se o rapto tivesse ocorrido há longos anos… Ora, trata-se de um caso complicado, ocorrido RECENTEMENTE, que a polícia ainda está investigando! AGORA EU PERGUNTO: Após quase 8 anos, as polícias do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Geraiss e Rio Grande do Sul, EM CONJUNTO, ainda não desvendaram o desaparecimento de Priscila, irmã do lutador VITOR BELFORT. Serão essas polícias (e seus respectivos secretários de segurança) tão incompetentes assim?

    Por isso, meu caro Daniel, não devemos misturar POLÍTICA PARTIDÁRIA com Segurança Pública. Quando se age dessa maneira, perde-se a noção da imparcialidade e da justiça, que deve ser o NORTE de todo bom jornalista.

    Antes de encerrar, quero parabenizar as leitoras SONIA e CARLA MARIA, pela racionalidade e bom senso dos seus comentários.

    Obrigado. (JORGE DA BELIRA).

  6. vidigal

    Portanto, tanto faz termos 44 homicídios em 1 mês, ou apenas 2, isso não é mérito nem demérito da Polícia. É pura questão de sorte.

    AGORA DEU PRA PERCEBER COMO ELES TRATAM A SEGURANÇA PÚBLICA…

    É QUESTÃO DE SORTE!!!!

    PELO VISTO NÃO TIVEMOS SORTE QUANDO DA ESCOLHA DESTA SECRETÁRIA INCOMPETENTE!!!

  7. vidigal

    Portanto, tanto faz termos 44 homicídios em 1 mês, ou apenas 2, isso não é mérito nem demérito da Polícia. É pura questão de sorte.

    EITA FRASE INFELIZ…ENQUANTO FAMÍLIAS PERDEM SEU ENTE QUERIDOS…

    VEM UMA PESSOA DIZER QUE É QUSTÃO DE SORTE!!!

    LOGO, LOGO ELE VAI DIZER QUE ESTE MENINO QUE FOI SEQUSTRADO FOI FALTA DE SORTE DELE…

    E O RAPAZ QUE FOI ASSASINADO BRUTALMENTE LÁ EM IMPERATRIZ…FOI FALTA DE SORTE DELE

    ESPERO EU TER SORTE PRA VIVER PORQUE SEGURANÇA É QUSTÃO DE SORTE!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS