Após o ultimato dado pela Unesco sobre a possibilidade de perda do título de Patrimônio da Humanidade, o Governo do Estado decidiu instituir o Grupo de Trabalho Centro Histórico. O novo organismo, criado pelo Decreto nº 24.512, terá a atribuição de elaborar políticas de preservação do acervo tombado da capital, hoje em profundo estado de degradação.
Nos dias 26 e 27 de agosto, a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, reuniu-se com várias autoridades com atribuição voltada à preservação do patrimônio histórico. Na ocasião, ela externou sua preocupação com o abandono de casarões e até a destruição de imóveis para dar lugar a estacionamentos privados. Jurema Machado cobrou a adoção imediata de medidas que visem à recuperação e à preservação do conjunto arquitetônico.
A criação do grupo de trabalho é a primeira ação prática implementada após a visita da representante da Unesco a São Luís. Sua composição se deve tão somente à pressão da entidade internacional, único organismo no planeta com autoridade para conceder e revogar títulos de Patrimônio Histórico da Humanidade como o que foi dado a São Luís há 11 anos. Sem essa ação coercitiva, a omissão governamental certamente perduraria indefinidamente.
No texto do decreto, o governo reconhece “o atual estágio de características específicas que se revelam comprometedoras do acervo patrimonial do Estado do Maranhão, em particular o acervo da cidade de São Luís, classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997, que exigem do poder público estadual uma resposta objetiva e eficaz para reverter esse processo”.
O Grupo de Trabalho Centro Histórico terá como membros José Marcelo do Espírito Santo (Secretaria Estadual de Turismo), Ananias Martins (Secretaria Estadual de Cultura), Yasmin Maria Haickel (Secretaria Estadual de Indústria e Comércio) e Mônica Castro dos Santos (Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento). O apoio logístico, operacional e administrativo caberá ao Sistema Estadual de Planejmento e Orçamento.
ESSE GASTÃO AGORA QUE VAI CAIR EM DESGRAÇA MESMO,JUNTANDO A IMAGEM TÃO DESGASTADA DA SENADORA “HELLO KIT” A SUA QUE JÁ NÃO É GRANDE COISA…Ô CANDIDATO RUIM,ESSE GASTÃO VIEIRA,ACHO AS IDÉIAS DELE MUITO HIPÓCRITAS.
A SARNEYZADA,ESTÁ DESESPERADA,QUERENDO ATÉ APOIAR DISCRETAMENTE O FLAVIO DINO,SE ISSO ACONTECER,SERÁ O FIM TOTAL DO FLAVIO DINO,E SE O LULA VIER A APOIAR O FLAVIO DINO ESSE VAI ESTAR DECLARANDO GUERRA A FAMILIA SARNEY,E PELO QUE SEI O SARNEY É MUITO MAIS IMPORTANTE PRO LULA DOQUE O FLAVIO DINO.
Daniel
Porque o Phellipe Andrés não está nessa lista?
É NÃO QUERER PRESEVAR,POIS TODOS RELACIONADOS NO DECRETO NÃO TEM A MINIMA INTIMIDADE COM O PATRIMÓNIO HISTÓRICO DO MARANHÃO , CADER OS TÉCNICOS DO ANTIGO PROGETO REVIVER ?………MAS O 12 É INCOMPETENCIA PURA.
UMA PAUSA PARA CONTINUAR A MINHA ÁRDUA, MAS GLORIOSA LUTA EM DEFESA DA NATURESA: FIM DO PROJETO DE LEI FRANERE!
SR. CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO LUIS, O SR. É A FAVOR OU CONTRA A LEI FRANERE?
RAIMUNDO CUTRIM ( ) SIM ( ) NÃO
JOÃO CASTELO ( ) SIM ( ) NÃO
GASTÃO VIERIA ( ) SIM ( ) NÃO
CLODOMIR PAZ ( ) SIM ( ) NÃO
PAULO RIOS ( ) SIM ( ) NÃO
FLÁVIO DINO ( ) SIM ( ) NÃO
PEDRO FERNANDES ( ) SIM ( ) NÃO
CLEBER VERDE ( ) SIM ( ) NÃO
WALDIR MARANHÃO ( ) SIM ( ) NÃO
WELBSON MADEIRA ( ) SIM ( ) NÃO
SR. ELEITOR, VC É CONTRA OU A FAVOR DA LEI DA FRANERE?
A FAVOR ( ) ( ) CONTRA
Votem todos, mesmo que vc seja a favor, mas a sua opinão é importante
SRS. CANDIDATOS ESTOU ESPERANDO O POSICIONAMENTO DOS SENHORES. SEI QUE OS SENHORES ACESSAM DIARIAMENTE OS BLOGS DA MIRANTE. MANIFESTEM-SE AQUI. OS ELEITORES QUEREM SABER A POSIÇÃO DOS SENHORES.
E O PARTIDO VERDE, ONDE ANDA MESMO? TAMBÉM QUEREMOS UM POSICIONAMENTO FIRME SEU.