O Governo do Estado tem espalhado várias placas indicativas de obras de infra-estrutura em diferentes pontos da cidade. Seria perfeitamente normal se não estivéssemos em plena campanha eleitoral, período em que candidatos e seus apoiadores se empenham em exibir feitos com a única intenção de conquistar votos.
Todas as placas trazem estampadas a frase “Governo do Maranhão – Trabalhando por São Luís”, evidentemente cunhada por uma das agências de propaganda contratadas a peso de ouro pelo Palácio dos Leões. As peças de publicidade podem ser vistas em pontos estratégicos da capital, como a ponte Governador José Sarney, cuja reforma se arrasta há mais de um ano, e a Ponta d’Areia, na via de acesso ao Memorial Bandeira Tribuzi, que quase foi engolido pelo mar e passa por uma não menos lenta recuperação.
Ao se fazer uma análise mais atenta da mensagem chega-se à conclusão de que o governo, ao executar tais obras, quer mostrar à população que está trabalhando. Mais ainda, que está arcando com investimentos que poderiam muito bem ser feitos pela Prefeitura.
A instalação das placas é mais uma evidência de que a guerra travada entre Estado e Município para eleger seus candidatos à Prefeitura de São Luís está cada vez mais acirrada. Ignorando o fato de pertencerem ao mesmo partido, Jackson Lago e Tadeu Palácio demonstram ter estratégias bem definidas para atingir seu objetivo.
No duelo entre os dois pedetistas de maior estatura política no Maranhão no momento nota-se apenas uma diferença: enquanto o governador age quase sorrateiramente, sem admitir, pelo menos publicamente, sua preferência na corrida eleitoral, o prefeito mergulhou de cabeça na disputa e faz qualquer esforço para que seu projeto de continuísmo seja bem-sucedido.
Diante de tal cenário, a expectativa é que o clima torne-se ainda mais acirrado até o dia do pleito. Se no lado visível da guerra, simbolizado pelas placas, a coisa começa esquentar, imagine nos bastidores, onde vale qualquer estratégia.
Foto: Paulo Soares
Meu caro Jornalista DANIEL MATOS:
O Gov. Jackson Lago não foi eleito APENAS pelo PDT. Sua vitória deve-se, sobretudo, a uma poderosa coligação de partidos, denominada FRENTE DE LIBERTAÇÃO DO MARANHÃO, que, após o pleito de 2006, passou a constituir a BASE DE APOIO do Governador. A Frente possui em seus quadros nomes ilustres, de grande densidade elitoral, tais como João Castelo, José Reinaldo Tavares, Edson Vidigal, Pinto Itamaraty, Roberto Rocha, Flávio Dino e Cléber Verde, entre outros.
Ora, meu caro Daniel, para o pleito que se avizinha, o que o bom senso recomendava? O óbvio: que a Frente de Libertação, UNIDA, lançasse um CANDIDATO ÚNICO, ou seja, aquele que as pesquisas indicassem como o preferido dos eleitorado. ” Elementar, meu caro Tadeu ” ! – diria Sherlock Holmes… Esse, aliás era o projeto do Dr. Jackson Lago e dos demais líderes da FLM.
Mas, infelizmente, o nosso prefeitoTadeu Palácio deixou-se picar pela “mosca azul”. Tornou-se ARROGANTE e PREPOTENTE, achando-se o próprio FILHO DE PELEU (Aquiles), de que nos fala Homero em sua Ilíada, ou algum “deus ex machina” vindo à Terra para salvar o planeta! Assim enfunado, perdeu todo o espírito coletivo de grupo, e, contra tudo e contra todos, ao invés de buscar o CONSENSO, impôs como seu candidato um nome honrado e digno – disso não temos dúvida – mas sem NENHUM APELO POPULAR. Com essa atitude egoísta e pueril, Tadeu Palácio provocou a cizânia nas Hostes Libertárias, fragmentando a Frente, e o que é pior, levando o seu partido (o PDT) a uma derrota acachapante, que já se me afigura inevitável.
Quanto ao fato do Governador não está EXPLICITAMENTE envolvido na campanha – na realidade, TODO O MARANHÃO sabe quem ele sestá apoiando – deve-se ao fato dele, Governador, não querer quebrar a unidade de sua base de apoio, no que faz muito bem. Como se sabe, hoje o Dr. Jackson Lago não pertence só ao PDT. Ele pertence à FRENTE DE LIBERTAÇÃO DO MARANHÃO, portanto tem o direito de apoiar qualquer candidato dessa coligação, independentemento do partido ao qual pertença.
À Tadeu Palácio, resta ter a ombridade de reconhecer o seu erro e refletir na célebre frase, salvo engano atribuída a Montesquieu (corrijam-me os demais leitores), que diz:
” DEUS, QUANDO QUER DESTRUIR OS HOMENS, TORNA-OS VAIDOSOS ” !
Obrigado. (JORGE DA BELIRA).
È verdade o que está falando….fala que assim que Roseana e Zé Reinaldo até então o melhor governador do Brasil ate se desfazer da orligarquia…com placas igual a essa para ver se Ricardo Murad pegava no povo Ludovicense e não colou, agora vc faz jornalismo em dizer que é interesse e qual o politico que não tem interesse, estude mais meu caro ou pensas que o povo é besta.
MEU CARO DA BELIRA VC É MUITO INTELIGENTE COM AS PALAVRAS (ASSIM GOSTAVA DE FALAR O MEU JÁ FALECIDO AVÓ PRA AS PESSOAS COM ALTO GRAU DE INTELIGÊNCIA), VOCÊ É O PUXA-SACO MAIS INTELECTUAL DA PARODIA. OLHA O SLOGAN FRENTE DE LIBERTAÇÃO DO MARANHÃO TÁ NA HORA DE MUDAR, QUE TAL FRENTE DE DESTRUIÇÃO DO MARANHÃO. OS LAGOS SÓ NÃO AFUNDARAM SÃO LUIS DEVIDO AS PONTES EXISTENTES NO ESTREITO DOS MOSQUITOS. ANALISANDO BEM, EM NOSSA SÃO LUIS NÃO SE VER UMA OBRA DE DESTAQUE FEITA PELOS LAGOS, POIS VEJAMOS: TODOS ELEVADOS EXISTENTES FORAM FEITOS NO GOVERNO DA FILHA DO DONO DO MARANHÃO; LAGOA DA JANSEM FEITA NO GOVERNO DA FILHA DO DONO DO MARANHÃO; AVENIDA LITORANIA FEITA NO GOVERNO DA FILHA DO DONO DO MARANHÃO, AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO FEITA NO GOVERNO DA FILHA DO DONO DO MARANHÃO; ITALUIS E COMPLEXO CASTELÃO, FEITOS NO GOVERNO CASTELO, NA ÉPOCA ALIADO DO GRUPO DO DONO DO MARANHÃO. TODAS AS PONTES FEITAS PELO GRUPO DO DONO DO MARANHÃO E TANTAS OUTRAS. RESUMINDO, TUDO DE RELEVÂNCIA FOI FEITO POR GOVERNOS ALIADOS DO GRUPO DO DONO DO MARANHÃO E PELO PRÓPRIO. ENTÃO O GRUPO LAGO NESSE TEMPO TODO NO PODER MUNICIPAL SÓ FORAM APENAS OS FAXINEIROS DA CIDADE, POR SINAL PESSÍMOS FAXINEIROS.
Recado a um ” VIÚVO INCONSOLÁVEL ” :
OBRAS E ATOS DO GOVERNADOR JACKSON LAGO (SOMENTE EM SÃO LUÍS):
01 – Ponte São Francisco (reforma estrutural e acabamento – em conclusão);
02 – Barragem do Bacanga (substituição de 2 turbinas);
03 – obras de contenção da Praia da Ponta D’Areia (em conclusão);
04 – Estádio Castelão (reforma estrutural e obras de acabamento – conclusão prevista para março/2009);
05 – penitenciária moderna (Centro de Detenção Provisória) para 409 detentos;
06 – asfaltamento de 400 ruas (60 bairros);
07 – compra de 177 novas viaturas para as polícias Civil e Militar;
08 – Informatização de todas as delegacias policiais de São Luís;
09 – penitenciária feminina – em processo de licitação;
10 – projeto Rio Anil/PAC – iniciado recentemente.
E tudo isso em APENAS 1 ano e 8 meses de governo!
OBS.: O projeto Rio Anil/PAC é a maior obra de urbanização, saneamento e reintegração social em execução na nossa capital, em todos os tempos. É um SONHO ANTIGO do Dr. Jackson Lago, nunca dantes concretizado mercê dos elevadíssimos custos do empreendimento, que o inviabilizavam tanto para o erário municipal como para o estadual. Somente agora, com a PARCERIA firmada entre o Governo do Maranhão e o Gov. Federal, foi possível a realização desse grandioso projeto, orçado inicialmente em 288 milhões de reais. Desse montante, o Governo do Maranhão cosntribui com A METADE, ou seja, 144 milhões, cabendo ao Gov. Federal arcar com a outra metade. É, portanto, uma “baita” PARCERIA (meio a meio), que, após a conclusão do projeto, prevista para 2011, beneficiará cerca de 250 mil pessoas (11 bairros) e mudará definitivamente, para melhor, o perfil da nossa cidade. É uma obra fantástica, inesquecível, que perpetuará indelevelmente o nome do Dr. JACKSON LAGO nos anais da história maranhense. Breve voltarei a discorrer sobre este palpitante assunto.
OBRAS (?) DE ROSEANA SARNEY NO MARANHÃO:
1 – Quando expirou seu mandato, Roseana Sarney deixou o Maranhão com o PIOR IDH de todo o país (IBGE – IPEA);
2 – nessa ocasião, o nosso Estado apresentava OS PIORES INDICADORES SOCIAIS do Brasil, em todos os setores (Educação, Saúde, Segurança, Produção de Alimentos, Geração de Emprego e Renda, etc). Um verdadeiro DESATRE! (vide dados IBGE – IPEA);
3 – Quando esta senhora saiu do governo (?), cerca de 60% (eu disse SESSENTA POR CENTO!) da população maranhense vivia abaixo da linha da pobreza, ou seja, NA MISÉRIA. Uma vergonha!
4 – O Maranhão tem 217 municípios. Pois bem, Roseana Sarney – PASMEM ! – , após quase 8 anos de governo (?), deixou o ENSINO MÉDIO implantado em APENAS 57 municípios! É isso mesmo, amigos, eu disse CINQUENTA E SETE municípíos. isso significa dizer que ela deixou nada menos que 160 cidades SEM o Ensino Médio. BARBARIDADE!
Essa é ROSEANA SARNEY, que em boa hora o POVO DO MARANHÃO, cansado de tanta incompetência, “despachou” para Brasília, onde hoje ela “finge” que é senadora.
Quanto a “puxar saco”, sinceramente, prefiro sê-lo de um GRANDE LÍDER VITORIOSO como Jackson Lago, o maior Governador que o Maranhão já teve até hoje, do que ser – coitado! – “puxa-saco” de GENTE DERROTADA, que o povo desprezou e que neste Estado não se elegerá mais nem para o cargo de inspetora de quarteirão!
É só. (JORGE DA BELIRA).
OU DA BELIRA ESSAS OBRAS AÍ NÃO VALE, ELAS SÃO EXCLUSIVAS DO GOVERNO FEDERAL, ESTÃO SENDO FEITA EM TODO PAÍS ATÉ AONDE NÃO TEM GOVERNO, QUE É O NOSSO CASO. JÁ AS OBRAS ESTADUAIS EXISTENTES EM SÃO LUIS FORAM REALIZADAS PELO GRUPO DO DONO DO MARANHÃO, FAZER O QUER, SE É VERDADE. FELIZES ERAMOS E SABIAMOS, ABANDONAMOS-VOS E ARREPEDIDOS ESTAMOS, NUNCA MAIS VOTAREMOS NO VELHIDO VESTIDO COM PELE DE CORDEIRO. HÁ! AS VIATURAS E EQUIPAMENTOS DAS POLÍCIAS TAMBÉM VIERAM DO GOVERNO FEDERAL, É SÓ OLHAR OS TELEJORNAIS DE REDE NACIONAL QUE SE VER QUE TODAS TÊM AS MESMAS CORES.
Sr. ZÉ FILHO:
O Sr. está REDONDAMENTE enganado. Não há UM SÓ TOSTÃO do governo federal nas obras que mencionei no meu comentário anterior, EXCETO em duas delas. Veja:
1 – Estádio Castelão: empregados até agora 44 milhões e 700 mil reais, sendo DEZESSEIS MILHÕES do Gov. Federal. O restante (28 milhões e 700 mil) é recurso oriundo do GOVERNO ESTADUAL;
2 – Projeto Rio Anil/PAC: é uma PARCERIA MEIO-A-MEIO. O projeto está orçado em 288 milhões de reais. Desse total, o Governo do Maranhão entra com A METADE (144 milhões), cabendo ao Gov. Federal a outra metade.
Recomendo ao senhor que procure se informar melhor, ler BONS JORNAIS, enfim assista ao noticiário, para que possa fazer seus comentários com propriedade, sem “pagar o mico” que está pagando agora. O senhor pode acessar também, se quiser, o site do Governo do Estado, que terá todas as informações sobre as referidas obras.
Quanto às “obras” de Roseana Sarney, leia bem o meu comentário anterior e veja o que ela “fez” pelo Maranhão! Olhe, seu Zé Filho, o senhor me perdoe, mas quem disser que está arrependido de votar em um Governador que transformou o Maranhão num verdadeiro CANTEIRO DE OBRAS, das duas uma: ou é completamente LOUCO… ou é mais um desses VIÚVOS INCONSOLÁVEIS que andam por aí pelos cantos, chorando a “morte” de sua Sinhazinha!
Passe bem, seu Zé Filho, e procure se informar melhor! (JORGE DA BELIRA).
MEU CARO JORGE DA BELIRA LHE PERGUNTO, VOCÊ CONHECE O MARANHÃO! APOSTO QUE VOCÊ NUNCA PASSOU NO ESTREITO DO MOSQUITO, OU ÉS UM LUDOVICENSE QUE NÃO ARREDA O PÉ? SAIBA QUE SOU SEU FÃ, POIS, HOJE PRA SE VIVER BEM TEM QUE PUXAR SACO, PRA ALGUNS PUXA SACO É QUALIDADE DE VIDA. PERGUNTEI-LHE AGORA LHE DIGO, SE AS ELEIÇÕES DO PRÓXIMO MÊS FOSSEM PRA GOVERNADOR O SEU VELHO LAGO PERDERIA ATÉ PRA… HÁ! PRA VOCÊ, VOCÊ MESMO SEU JORGE DA BELIRA.
Meu caro PEDRO PEDREIRA: perdoe-me, mas seu comentário está eivado de equívocos, talvez por desinformação (prefiro crer seja esse o motivo de tantos erros, pois atribuí-los à má-fé seria julgá-lo “a priori”, o que não é do meu feitio). Observe bem, Pedreira:
1 – No meu comentário anterior, eu citei as obras do Dr. Jackson Lago APENAS em São Luís (e foram muitas, como o sr. leu). Pois bem, no Interior elas são em muito maior quantidade, seu Pedro. Quer saber de algumas delas? Vamos lá: Ponte Imperatriz – Tocantins, Hospiital Socorrão (Presidente Dutra), 3 presídios no Interior (Pinheiro, Bacabal e Açailândia), Aeroporto de Barreirinhas, Postos de Saúde em quase todos os municípios, 106 escolas (sua Branca só fez 3, seu Pedro…)… É mole ou quer mais, seu Pedreira? E o que é melhor: nem o senhor, nem o Sistema Mirante, nem os deputados da Oposição, enfim, nenhum sarneyzista teve a coragem de NEGAR qualquer uma dessas obras, simplesmente porque elas são VERDADEIRAS.
2 – No mesmo comentário (o anterior), eu também citei as “obras” que sua Sinhazinha “fez” no Maranhão. Dê só uma “espiada” lá e veja o DESASTRE que foi o governo (?) dessa senhora, que foi REPUDIADA nas urnas pelo povo maranhense. Olhe lá!
3 – É justamente esse o DESESPERO de vocês, seu Pedro. O senhor – e todos os sarneyzistas – sabem que a cada dia que passa o Governador JACKSON LAGO cresce mais no conceito da população deste Estado. Vocês sabem também que NUNCA MAIS elegerão qualquer membro dessa família (Sarney) aqui no Maranhão.
4 – Quer um exemplo da força e do prestígio do Governador Jackson Lago? Então veja:
a) CANDIDATO APOIADO POR JACKSON LAGO – algo em torno de 60% (SESSENTA POR CENTO) nas pesquisas;
b) CANDIDATOS APOIADOS PELO GRUPO SARNEY (os 4 juntos) – apenas 7% (SETE POR CENTO) !
É até covardia, seu Pedro Pereira!
5 – Volto a repetir: em termos de “puxa-saco”, seu Pedro, a minha situação ainda é BEM MELHOR do que a sua. Se, como o sr. diz, eu sou “puxa-saco”, eu o sou de UM GRANDE LÍDER VENCEDOR, que é o Dr. Jackson Lago, indiscutivelmente o MAIOR político da atualidade maranhense. Agora, em contrapartida, situação RUIM deve ser a sua, meu caro Pedreira – coitado! – que é “puxa-saco” de GENTE DERROTADA, incompetente, que o nosso povo mandou “passear” bem longe deste Estado!
Passe bem e desculpe o mau jeito, seu Pedro! (JORGE DA BELIRA).