O ex-delegado-geral da Polícia Civil, Jefferson Portela, assumirá a Delegacia de Homicídios. Afastastado da cúpula da Secretaria de Segurança após denunciar a assinatura de vários contratos sem licitação na gestão de Eurídice Vidigal, ele voltará a exercer as atividades comuns a um delegado em uma das áreas mais delicadas da segurança. Portela terá o apoio do experiente colega Maymone Barros Lima.
A lista com os nomes dos delegados e as respectivas distritais e especializadas para as quais foram remanejados foi divulgada hoje pela Secretaria de Segurança Cidadã. As mudanças parecem fazer parte de um pacote de medidas elaborado por Eurídice Vidigal, que com isso demonstra toda a sua força no governo Jackson Lago.
Ontem, foi anunciada a exoneração do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Pinheiro Filho. Ao que parece, ele também foi sacado por discordar dos métodos da mulher do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal. Devido ao conflito de idéias, a secretária teria pedido a cabeça do comandante ao governador, que a atendeu de prontidão.
No lugar de Pinheiro Filho, deverá assumir o atual comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Francisco Melo. Até o momento, Melo prefere manter-se em silêncio em relação ao assunto. No entanto, a troca de comando já está marcada para o próximo dia 29.
INQUÉRITO – Da lista de remanejamento também constam os nomes dos quatro delegados responsáveis pelo inquérito instaurado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apurar as suspeitas de irregularidades na segurança, com base nas acusações feitas por Jefferson Portela. Todos foram deslocados para áreas onde terão muito trabalho, o que poderá comprometer o andamento do processo investigatório. Na prática, o remanejamento dissolve a comissão formada para dar andamento ao inquérito.
O delegado Cristiano Albuquerque, um dos membros da comissão, foi deslocado para a Supervição de Investigação de Crimes Funcionais (SICF). Será difícil para ele conciliar as investigações pertinentes ao inquérito com a apuração de desvios de conduta cometidos por colegas da polícia.
Os delegados Roberto Larrat e Lawrence Melo Pereira, integrantes da comissão, também terão uma carga pesada de trabalho. Deslocados para o 1° Distrito Policial, eles ficarão responsáveis por atender todas as ocorrências policiais da área central de São Luís, o que não é pouca coisa.
O outro membro da comissão remanejado é o delegado Lucas da Costa Ribeiro Filho, que assumirá a Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários (Defaz). Com tantos casos envolvendo sonegação de impostos e outros delitos fiscais, é certo que ele terá que fazer um esforço sobreumano para dividir-se entre a nova rotina e a investigação dos contratos assinados sem licitação por sua chefa.
Com seu pacote de medidas, Eurídice Vidigal fecha o cerco aos opositores e cria uma espécie de blindagem em torno do seu gabinete. Assim, terá total liberdade para administrar a segurança do Maranhão a seu bel prazer.
Texto alterado dia 25/08, às 12h17, para retificação de informação.
PREZADO MÁRIO,
Profissionalismos em primeiro lugar. A COMISSÃO formada pelos quatro delegados responsáveis pelo inquérito instaurado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apurar as suspeitas de irregularidades na segurança, com base nas acusações feitas por Jefferson Portela, acredito que durante o perído a frente dos trabalhos deixaram seus apontamentos, atividades, encaminhamentos, tudo dentro da total lisura, imparcialidade e profissinalismo eficiente, do contrario cai por terra a competência dod delegados. em outras palavras, mesmos eles estando a frente da comissão não daria em nada.
E mais, caso eles tenham cargas de trabalho pesada em virtude da situação criada, como vc mesmo diz: “Os delegados Roberto Larrat e Lawrence Melo Pereira, integrantes da comissão, também terão uma carga pesada de trabalho. Deslocados para o 1° Distrito Policial, eles ficarão responsáveis por atender todas as ocorrências policiais da área central de São Luís, o que não é pouca coisa”. E “O outro membro da comissão remanejado é o delegado Lucas da Costa Ribeiro Filho, que assumirá a Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários (Defaz)”. Então, diante do seu comentário, constata-se que quem está, hoje, nestes distritos não estão correspondendo a altura o serviço, neste caso precisa de um gerenciamento melhor. E, estes que estão chegando, acredito que são, também, profissionais competentes, farão que os serviço se aprefeiçoem com maior eficiência. Pois já é tempo de se prestar bons serviços serviços decentes a sociedade.
Tenho certeza que farão, competentes como são, melhorias e a distribuição de tarefas fluiram da melhor forma possível, pois se a cargda de trabalho pesa para um e para outro não. Isto significa que alguma há má distribuição de tarefas. e não podemos ficar na mesma que só um é especilista no assunto “carregado de piano”. Todos saõ proifissionais. Ninguém é insubistituível. Principalmente em órgão público!!!!