O prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (na foto com sua famosa gargantilha), está sendo apontado em pesquisa feita pelo Insituto Brasmarket como o de maior destaque dentre os gestores das 26 capitais brasileiras. Seria um orgulho para os ludovicenses se não fossem dois detalhes: o estado de abandono em que se encontra a cidade e a tendência da atual administração, com suas agências de propaganda bem remuneradas, de fazer publicidade de feitos que não condizem exatamente com a realidade.
É a quarta vez que Tadeu é agraciado com tal distinção, mas, assim como das vezes anteriores, o conceito elevado deu margem a dúvidas e rendeu muita polêmica. Isso porque grande parte da população não sabe o que o prefeito fez para merecer tamanha distinção.
Qualquer pessoa, ao partir para uma observação dos problemas enfrentandos pela população de São Luís, põe logo em xeque a seriedade da pesquisa. Senão vejamos:
Diariamente, centenas de cidadãos sofrem para conseguir atendimento nas unidades de saúde da rede municipal. Os dois maiores hospitais de emergência administrados pela Prefeitura de São Luís, os Socorrões I e II, foram condenados em vistorias do Ministério Público e por pouco não foram interditados. Falta de material, instalações físicas precárias, atrasos de salários e número insfuficiente de profissioais foram alguns dos problemas identificados. É oportuno lembrar que Tadeu é médico e, como tal, deveria demonstrar maior atenção com a área de saúde.
O trânsito da capital maranhense é caótico. Algumas áreas de grande circulação de veículos não têm sinalização adequada e semáforos apresentam defeito diariamente. Estacionar no Centro há muito tornou-se um suplício e não bastasse a má administração das vagas, loteadas a peso de ouro por guardadores e agentes de uma empresa terceirizada, os proprietários de veículos são coagidos por marginais disfarçados de flanelinhas. Muitos têm seus carros danificados aos deixá-los sob os cuidados desses malfeitores.
Usar o transporte coletivo da capital é sinônimo de agonia. Ônibus velhos, superlotados e uma tarifa elevada é o constraste de um sistema que deveria ser administrado com maior rigor. Em vez de exercer seu papel fiscalizador, a Prefeitura age com descaso e, demonstrando total incompetência, mostra-se incapaz de intervir até mesmo em conflitos do setor, como na última greve de motoristas, que tantos transtornos causou à população.
A infra-estrutura da cidade nunca esteve tão precária. Ruas e avenidas esburacadas e às escuras, praças cobertas por mato, sem o mínimo cuidado e coleta de lixo ineficiente são alguns dos problemas que atestam a falta de compromisso da administração municipal para com a população. Eleito à custa de promessas de obras, ele quase nada fez além de praças, muitas das quais construídas com recursos da iniciativa privada.
Com uma lista tão extensa de problemas a resolver, o prefeito de São Luís definitivamente não faz jus a uma avaliação positiva. Daí, chega-se à conclusão de que o resultado da pesquisa Brasmarket é mero produto de fantasia e serve tão somente para ludibriar os menos atentos e massagear o já inflado ego de Tadeu Palácio.
É meu caro Daniel, assim até sou o melhor quando eu pago a pesquisa, tu acredita nessa.
Acho que o Tadeu Palácio merece mais esse prêmio, que aliás não é o primeiro. É o quinto que ele ganha! Sem falar num outro que ele ganhou semana passada: PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA.
Ele merece. É o melhor Prefeito do Brasil. (JORGE DA BELIRA).
Resposta: se ele é o melhor, eu não sei, mas que ganha o segundo maior salário entre todos os prefeitos do Brasil, isso todos têm conhecimento.
Será que ele tá fazendo igual a “Rose” nas últimas pesquisas para governador?