festa de Eurídice na inauguração do cadeião
Divulgação
Inauguração do cadeião não
será só festa
Marcada para a próxima terça-feira, a inauguração do Centro de Detenção Provisória de Segurança Cidadã, forma pomposa cunhada pela secretária Eurídice Vidigal para denominar o cadeião de Pedrinhas, deverá ocorrer em clima de protesto. Insatisfeitos com o que chamam de terceirização dos presídios, agentes penitenciários manifestarão seu descontentamento durante a solenidade, para a qual está confirmada a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro.
Os agentes penitenciários, por meio do seu sindicato, chegaram a recorrer ao Ministério Público para tentar evitar a terceirização. Uma das principais queixas da categoria é de que uma empresa de segurança privada foi contratada para vigiar o Cadeião, o que ocorre desde que no local existia apenas um canteiro de obras.
Segundo os agentes, o governo, ao terceirizar o sistema carcerário, prejudica a classe, que há muito tempo cobra a realização de concurso público, alegando que o número de servidores lotados nas unidades prisionais é reduzido.
O protesto dos agentes prisionais certamente causará imenso desconforto à secretária, que considera o cadeião de Pedrinhas o maior feito de sua conturbada gestão.