Caso raro na medicina mundial


é registrado em São Luís

Uma gestante de São Luís protagonizou um caso raro na medicina mundial. A mulher desenvolveu gravidez ectópica gemelar, em que os fetos crescem fora do útero. Por causa do alto risco para a mãe, a gestação teve que ser interrompida.

O radiologista do Hospital Centro Médico Lourival Gomes Bogéa Júnior, que acompanhou o caso, explica que o detalhe extraordinário foi o fato de a gravidez ectópica ser de gêmeos. “Jamais vi um único caso como esse nem em livros de medicina. Com certeza, será objeto de estudo no Brasil e em outros países”, assinalou.

O hospital não divulgou a identidade da gestante.

Vinda da CPI da Carceragem ao


Maranhão é adiada pela segunda vez

A vinda dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de irregularidades no sistema prisional do país a São Luís foi adiada pela segunda vez. Inicialmente, a visita deveria ter ocorrido no último dia 22, mas um contratempo impediu a presença dos parlamentares na capital maranhense. A vinda da CPI foi reagendada para o próximo dia 6.

Quando vierem à capital maranhense, os membros da CPI, entre os quais os deputados federais maranhenses Domingos Dutra (relator) e Pinto Itamaraty, deverão visitar o Complexo de Pedrinhas, onde inspecionarão as instalações físicas e conhecerão o modelo de gestão adotado na penitenciária e nos presídios ali instalados.

Caberá ao relator Domingos Dutra (PT-MA), um dos principais aliados e defensores do governo estadual, apontar as falhas no sistema penitenciário do Maranhão e dos demais estados visitados pela comissão. No momento, a comissão volta suas atenções à prisão de uma adolescente de 15 anos em uma cela com 20 homens, em Abaetetuba, no Pará.

O episódio ganhou repercussão nacional e por causa dele a CPI foi abrigada a remarcar vários compromissos, entre os quais a vinda ao Maranhão.

Tribunal de Justiça manda


Jackson promover 38 professores

O governo do Maranhão terá que promover, este mês, 38 professores da rede estadual de ensino. As promoções funcionais foram determinadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em atendimento a ações judiciais solicitadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Como conseqüência, esses profissionais mudarão de classe passando para uma superior, conforme prevêem os artigos 40, 41 e 42 do Estatuto do Magistério Estadual (Lei 6.110/94). O resultado será a elevação salarial.

As ações judiciais foram necessários após a via administrativa – isto é, o simples pedido ao administrador – não ter surtido efeito. Ficou decidido na tese que a promoção funcional é legal e devida. O Tribunal de Justiça do Maranhão manteve as sentenças que foram julgadas neste sentido e inverteu as que inicialmente haviam sido julgadas improcedentes.

Outra obrigação do Estado, fixada pelo TJMA, é pagar as diferenças decorrentes da data de ingresso do pedido administrativo até a da decisão judicial. Neste caso, o pagamento dos retroativos será feito de forma mais demorada, porque depende do precatório que está em tramitação. A previsão para o pagamento é 2009.

“Esta é mais uma vitória da nossa categoria. Isso mostra que não devemos desistir da luta pelos nossos direitos. Pode demorar, mas o justo prevalece”, comemorou Odair José, presidente do Sinproesemma que lembrou que, diferentemente do pagamento dos retroativos, as promoções têm que ser feitas imediatamente e já estão em execução.

PROMOÇÃO

Desde o governo José Reinaldo, o Estado vem retardando a efetivação das promoções funcionais. Até uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin nº 3567) foi requerida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Antonio Fernando Sousa. Ele pede a decretação da ilegalidade de quatro artigos (40, 41, 42 e 54) da lei nº 6.110/94 (Estatuto do Magistério), de um artigo da lei nº 7.885/03 e de um artigo da lei nº 8.186/04 sob o argumento de que ferem a Constituição Federal. Os artigos tratam da promoção funcional na categoria e da definição do salário mínimo como vencimento-base, sobre o qual incide a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM).

Professores que serão promovidos

ANA MARIA AZEVEDO
ANA MARIA CUTRIM ARAÚJO
ANTÔNIO JOACY SERRA NETO
ELIZABETH SANTANA DE PAULA
FRANCISCA ALMEIDA DOS SANTOS
GILLANDIA SANTOS DA SILVA
IRACEMA MARTINS FALCÃO TEIXEIRA
IRIS DALVA BANDEIRA DE MELO
LINDALVA DE JESUS LEMOS PEREIRA
MARIA BARBOSA MENDONÇA NUNES
MARIA DA CONCEIÇÃO LISBÔA DE LIMA
MARIA DA PROVIDÊNCIA CARVALHO LEITE
MARIA DAS DORES SILVA PORTO
MARIA DAS NEVES NOGUEIRA PEREIRA
MARIA DE RIBAMAR DOS REIS PEREIRA
MARIA DO SOCORRO FERNANDES LOPES
MARIA DOS MILAGRES MACIEL REGO
MARIA ELIANE MAGALHÃES
MARIA FERREIRA LIMA
MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS SALES
MARIA GORETE GOMES SILVA
MARIA GREGÓRIA CARVALHO
MARIA HELIENE DE SOUSA COSTA
MARIA IOLETE DE MELO LEITE
MARIA LÚCIA DO NASCIMENTO DINIZ
MARIA LÚCIA MORAES CUTRIM
MARIA RAIMUNDA PEREIRA DINIZ
MARIA RAIMUNDA SILVA
MARIA REGINA TORRES DOS SANTOS
MARIA ROSALINA CORRÊA DA COSTA
MARIA SOCORRO DE MESQUITA NASCIMENTO
MARIA STELA FRAZÃO PINTO
NEUZILENE PEREIRA FAUSTO
SILVIA MARIA ROLAND
SUELI DE JESUS ARAÚJO GOMES
TEREZINHA DE JESUS LIMA FERREIRA
VANESSA CALDAS DE SOUSA
VÂNIA MARIA ALVES DA SILVA

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima