do INSS no Maranhão acusados de fraude
A Polícia Federal deflagrou esta manhã, em São Luís, a Operação Tríade, de combate a fraudes contra Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Maranhão. Os crimes previdenciários já causaram um prejuízo estimado de R$ 327.500,00. O valor, no entanto, pode ser cinco vezes maior. Um total de 30 policiais federais e funcionários deslocados do Ministério da Previdência estão envolvidos na ação.
A operação visa cumprir oito mandados judiciais expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal no Maranhão, Rubem Lima de Paula Filho. Os mandados três de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão – foram requeridos pela própria PF. Uma das buscas foi feita na agência da Previdência Social de Bacabal, foco da operação.
Os benefícios analisados, cuja investigação detectou fraudes, referem-se a pensão por morte. Para a obtenção do mesmo, os fraudadores usavam como artifício aumento da idade para justificar convivência como cônjuge ou companheiro e a condição de trabalhador rural, utilização de CPF de outras pessoas, entre outros.
O título Operação Tríade é uma alusão ao grupo de três servidores do INSS que se associaram para cometer crimes contra a Previdência.