Prazo de inscrição para vaga de desembargador termina nesta terça-feira

Termina amanhã o prazo de inscrição de juízes para acesso, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargador. A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do desembargador Raymundo Liciano de Carvalho, ex-presidente, referendada na sessão administrativa do último dia 19.

De acordo com Edital nº 074, assinado no dia 19 de setembro pela presidente do TJ, desembargadora Magdalena Serejo, os interessados deverão se inscrever em até cinco dias, a contar da publicação do documento no Diário da Justiça, ocorrida no dia 20.

Estarão aptos a concorrer os juízes que ocupam a primeira quinta parte da lista de antigüidade e que tenham dois anos na 4ª Entrância (São Luís). Caso não haja pedidos de juízes que preencham estes requisitos, serão apreciados, sucessivamente, as inscrições dos magistrados que tenham dois anos na entrância e não pertençam à primeira quinta parte. Se não houver quem satisfaça tais exigências, serão avaliados os demais candidatos inscritos.

APOSENTADORIA – Raymundo Liciano presidiu o Tribunal de 16 de abril a 29 de agosto de 2007, em substituição ao desembargador Augusto Galba Maranhão. O desembargador requereu aposentadoria voluntária no dia 30 de agosto, antes de completar 70 anos de idade, idade-limite para a aposentadoria compulsória.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Mesmo sem contribuir com um centavo, governo Jackson publica matéria afirmando que apóia Festejo de Ribamar

Apesar de não ter contribuído com um único centavo para a realização do Festejo de São José de Ribamar, o governo Jackson Lago publicou, no último dia 21, data da abertura do evento, matéria informando sobre um suposto apoio que estaria dando para a realização as festividades. O desmentido partiu do próprio chefe do Santuário de São José, padre Bráulio Aires. O religioso afirmou ter enviado o projeto do festejo para apreciação do governo desde julho. Ele revelou já ter procurado pessoalmente o governo duas vezes nos últimos dias, sem obter qualquer resposta.

Até ainda há pouco, a informação mentirosa ocupava posição de destaque na página do Governo do Estado na internet (www.ma.gov.br). Em um texto vago, sob o título “Governo apóia festejos do padroeiro do Maranhão”, a Secretaria Estadual de Comunicação destaca a “ajuda”, sem, no entanto, enumerar que contribuição dera para a festa.

Padre Bráulio disse ter enviado o projeto completo do festejo ao governo dois meses antes do início do evento. No documento, ele pede um auxílio de R$ 80 mil. O padre demonstrou estar preocupado com a possibilidade de não contar com a ajuda oficial, pois a festa já está em seu quarto dia e será encerrada no próximo dia 1°. Ele chegou a citar o exemplo das brincadeiras de Carnaval e São João, que nos últimos anos têm penado para receber do poder público os valores dos cachês que deveriam ser pagos pelas apresentações.

Abaixo, a íntegra da matéria publicada no site do governo, com todas as inverdades que ela contém:

Governo apóia festejos do padroeiro do Maranhão

Reafirmando o compromisso do governador Jackson Lago de fortalecer as manifestações culturais, o Governo do Maranhão, mais uma vez, reconhece a representatividade da Igreja Católica, ao apoiar um das maiores demonstrações da fé cristã no Maranhão – o Festejo de São José de Ribamar, no balneário batizado com o mesmo nome. Iniciada nesta sexta-feira (21), como acontece todos os anos, o evento foi inaugurado com a lavagem do templo da igreja.

Dirigente da Paróquia, Padre Bráulio, informou que o festejo surgiu de uma tradição de navegadores portugueses, que ao se verem em perigo, suplicaram pela ajuda do São José, protetor dos navegantes e ao serem atendidos, ergueram na baía um altar para homenagear o santo. Foi a fé desses navegadores que originou o tema desta versão do evento. Trata-se da passagem bíblica que diz: “Não tenhas medo José… (MT 1,20)”. “A escolha do tema representa a perseverança e a fé daqueles que crêem no Senhor e que por isso, tudo podem superar”, afirmou o padre, acrescentando que este ano o santo tem um novo esplendor. Ele foi doado por um fiel de Goiânia (GO), ao saber do roubo do anterior.

Há mais de 200 anos a celebração reúne milhares de devotos do santo, que é considerado o padroeiro do Maranhão. A estimativa para este ano é reunir cerca de cinco mil pessoas durante as novenas e 350 mil no encerramento do festejo, que acontece no dia 1º de outubro. A programação do festejo conta com missas, novenas, procissões marítima e terrestre e shows culturais.

Jornalista é pré-candidato a prefeito de São Luís

O jornalista e médico Chico Viana encaminhou carta à imprensa maranhense em que anuncia sua candidatura a prefeito de São Luís. Filiado ao PSDB, ele afirma que só abrirá mão de seu projeto eleitoral caso o candidato do seu partido seja o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), João Castelo. Ele argumenta que só Castelo tem chances de disputar com chances de vitória.

Chico Viana diz ter o apoio do ex-governador José Reinaldo Tavares, que já o teria convidado para se filiar ao PSB. O jornalista afirma ainda que outras siglas já lhe fizeram convite, mas que aguardará até 4 de outubro, limite para filiações e troca de partido, para se decidir.

Abaixo, a íntegra da carta:

Prezado jornalista:

Informo-lhe que, após detalhada analise dos nomes postos como pré-candidatos à eleição para Prefeito da capital e confirmado os que realmente estarão na contenda, decidi entrar no páreo.

Como sou filiado ao PSDB, tenho até o dia 4/10 para que o partido tome sua posição em relação ao pleito. Pelo que sei só um nome é viável, João Castelo. Com outros tenho carta branca para disputar na convenção do partido.

Caso não seja possível na minha legenda atual, recebi convite do ex-Governador José Reinaldo e tenho já em mãos as fichas de filiação partidária já preenchidas e prontas para serem enviadas ao PSB. Outros partidos menores também já me foram oferecidos.

Claro que me sentiria agradecido se o colega divulgasse esta informação.

É uma decisão pensada há algum tempo e não tem qualquer outra intenção que não seja a de registrar uma determinação que poderia parecer onírica, mas não é.

Não posso, na minha idade, me permitir a criar factóides ou me aventurar em empreitadas quixotescas ou caricatas. Quero concorrer à Prefeitura de São Luís.

O que os outros candidatos, a exceção do ex-Governador José Reinaldo e João Castelo, podem ter é dinheiro, em moeda sonante ou através da máquina pública. Vontade, competência e independência, eles nenhum tem mais têm mais do que eu.

Estou à disposição para confirmação pelos telefones 81113131, 32353098 ou 21097767 ou pelo e-mail [email protected].

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima