Donos de auto-escolas de São Luís estão indignados com a Fundação Carlos Chagas, contratada pelo Detran para aplicar os exames teóricos e práticos obrigatórios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação(CNH). Eles denunciam que a instituição está fugindo das responsabilidades nos casos em que alunos se envolvem em acidentes durante a realização dos exames de direção veicular.
Ontem, uma aluna do Centro de Formação de Condutores Abdon, localizado no São Francisco, atropelou um ciclista quando fazia o exame de tráfego. Uma diretora da auto-escola afirmou que a Fundação Carlos Chagas não se prontificou a assumir as responsabilidades, nem com a prestação de socorro à vítima nem com as avarias no veículo. Como o problema não foi resolvido de imediato, o proprietário do CFC Abdon foi ao Detran cobrar providências da fundação.
Ela alega que, uma vez entregues a um examinador vinculado à fundação, tanto o aluno quanto o veículo ficam sob a responsabilidade da instituição, cabendo à mesma arcar com eventuais danos físicos e materiais causados a pedestres e veículos durante os testes.
Ainda segundo a diretora, acidentes envolvendo alunos durante o exame de direção têm acontecido com freqüência dentro e fora do Detran.