O acadêmico Sálvio Dino está preparado para desvendar e depois escrever a saga da Coluna Prestes no Maranhão.
Ele acha que os escritores que relataram os avanços e os recuos dos revolucionários de 1935 em nossa terra o fizeram de modo míope.
Para a narrativa ser a mais verdadeira possível, Sálvio começou a visitar in loco os caminhos e os lugares e a colher informações e documentos dos liderados de Carlos Prestes e Juarez Távora nos sertões maranhenses, onde, em vez de repulsa, receberam aplausos e apoios das comunidades urbanas e rurais, que os ajudavam a vencer as vicissitudes e a enfrentar as forças legalistas, que tinham no governador Godofredo Viana o seu principal comandante.
Até o final deste ano, Sálvio pretende ter sob seu controle um farto e fantástico material, suporte para o livro que deve lançar em 2016.
CORRETOR DE IMÓVEIS
O economista e professor universitário Kenard Andrade Filho abraçou recentemente uma atividade profissional, no exercício da qual vem conquistando sucessos.
Conhecedor do mercado imobiliário de São Luis decidiu dedicar-se com afinco à vida de corretor de imóveis.
À frente de sua empresa, à qual se entregou de corpo e alma, Kenard, em curto tempo, impôs-se de tal modo que hoje é dono de uma boa fatia do mercado de compra e venda de imóveis.
CONVITE A NATALINO
O ex-deputado Gastão Vieira, que deixou o PMDB para comandar o PROS no Maranhão, começou a convidar gente de categoria e projeção para a sua agremiação partidária.
Uma personalidade que mirou foi o reitor Natalino Salgado, ao qual ofereceu a legenda caso queira ser candidato à prefeitura de São Luis, na eleição de 2016.
Se Natalino não quiser disputar o cargo de prefeito, como já anunciou, o
PROS estará à sua disposição para concorrer a qualquer outro posto estadual ou federal.
Depois de Natalino, outras personalidades, que aspiram concorrer a cargos eletivos, mas sem vez nos partidos em voga, vão ser convidadas para a ele se unirem nessa cruzada política democrática e renovadora.
PADRE MARANHNSE
O mais novo colaborador da revista Magnificat, publicação mundial católica, que circula em países da Europa e dos Estados Unidos, é o padre maranhense, João Rezende Filho.
Um trabalho de sua autoria, A memória litúrgica de São Bernardo, encontra-se na revista que ora circula no Brasil.
A Magnificat divulga artigos espirituais e ensaios da arte cristã, bem como matérias sobre a liturgia de missa de cada dia, meditações e orações e a vida de santos.
A revista tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
MALHA VIÁRIA
O setor ceramista do Maranhão é um dos mais ativos e dinâmicos em decorrência da expressiva quantidade de tijolos e telhas que produz.
A sua produção não beneficia apenas o Maranhão. Estados vizinhos buscam os produtos aqui fabricados porque são competitivos e de boa qualidade.
O Sindicato das Indústrias de Cerâmica, filiado à Federação das Indústrias do Maranhão, acaba de oferecer ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e à Secretaria Estadual de Infraestrutura, um trabalho de vulto sobre a situação das principais rodovias que cruzam o Maranhão e se encontram em estado ruim e péssimo, portanto, precisando de urgente intervenção e tratamento técnico, a fim de que as fábricas de cerâmicas não paralisem as suas atividades.
NOVOS TEMPOS
Na semana passada, vimos um fato em São Luis inédito e digno de registro e louvor.
Em passado recente, empregados e empregadores, procuravam resolver seus problemas separadamente e sempre buscando o auxílio de governo.
Agora, patrões e trabalhadores, mais conscientes do ponto de vista político, através dos meios de comunicação, explicam e pedem o apoio da população para o drama que padecem com a crise ora instalada no país.
O bom de tudo é o que os sindicatos das duas categorias protestaram contra essa situação num ato público sem confusão e sem atrapalhar a vida da cidade.
ELEIÇÕES FUTURAS
A Câmara dos Deputados acaba de aprovar uma reforma política que pouco mudou a situação vigente.
Uma das poucas mexidas feitas foi a da legislação em causa própria. Aumentaram para cinco anos os mandatos de presidente, senadores, governadores, deputados, prefeitos e vereadores. Essa mudança vigorará a partir de 2022.
Observação: quem está hoje na faixa dos setenta anos, dificilmente terá a oportunidade de votar em 2022 e ver uma nova geração chegar ao poder com o mandato de cinco anos.
SÓ PARA MULHERES
Os que tiveram a iniciativa de montar em São Luis academias só para mulheres não se deram bem.
Todas fecharam as portas, inclusive a Curves, que chegou a ser coqueluche feminina em todo o país.
O fim das academias femininas, não significa que as mulheres deixaram de cuidar da saúde.
Ao contrário, estão cada vez mais atentas e cuidadosas com o corpo, só que preferem as academias mistas, nas quais recebem tratamento semelhante aos dedicados ao sexo masculino.
FACULDADE EM TERESINA
Os procedimentos burocráticos e legais para que as faculdades do UniCeuma funcionem em Teresina o mais rapidamente possível estão em ritmo acelerado.
Enquanto não funcionam, Mauro Fecury, o benfeitor da instituição, depara-se com o seguinte dilema: quem vai dirigi-la.
Dois nomes estão na fila, ambos ex-políticos e bem conceituados no Piauí: Hugo Napoleão e Mão Santa.
SUMIÇO DO VICE
Nos três primeiros meses do governo Flávio Dino, toda a solenidade palaciana se realizava com a presença do vice, Carlos Brandão.
Publicamente, não houve, até agora, rompimento, rusga ou distanciamento entre o titular e substituto. Dizem que eles continuam tendo um bom relacionamento, que remonta à campanha eleitoral.
Mas uma coisa é certa: as fotos dos eventos ocorridos no Palácio dos Leões, ultimamente, mostram a ausência de Brandão.
CPI DA CBF
Tudo indica que o Senado formará uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as irregularidades da Confederação Brasileira de Futebol.
O senador mais cotado para presidi-la é o maranhense João Alberto.
Na hipótese da CPI se transformar em realidade, certamente o espírito de Carcará nela baixará e com toda força.
POSSE E CONCERTO
Todas as providências para a posse e o concerto de Turíbio Santos na Academia Maranhense de Letras já foram tomadas pelo presidente, Benedito Buzar.
O mais novo membro da Casa de Antônio Lobo chegou ontem a São Luis. Veio de Brasília, onde fez três apresentações artísticas, todas com casas cheias.
Enquanto espera o momento da posse e do concerto, Turíbio dá os últimos retoques no discurso e afina o violão para o concerto.
A posse será nesta quarta-feira, às 19 horas, e o concerto, no dia seguinte, quinta-feira, às 19:30 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na própria AML.