A bancada maranhense no Congresso Nacional não pode abraçar a proposta que circula em Brasília, da prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos.
Pela proposta, não haveria eleição em 2016 e por conta disso os mandatos dos gestores municipais e dos vereadores se estenderiam até 2018, em que ocorreriam eleições gerais para todos os cargos executivos.
No Maranhão, prorrogar mandatos dos atuais prefeito e vereadores seria premiar uma safra de políticos que não correspondem às expectativas do eleitorado e que ocupam os cargos apenas para desviar recursos públicos.
MARCHA A BRASÍLIA
Pelo que se viu em Brasília, na semana passada, a grande maioria dos prefeitos eleitos no último pleito não acredita nas palavras das autoridades federais.
Os gestores do Maranhão, que gostam de viajar a Brasília e participar de eventos que resultem em liberação de recursos, deixaram de marcar presença na recente Marcha a Brasília.
Os prefeitos sabem que nas reuniões, os ministros, especialmente os da área financeira, prometem mundos e fundos, mas na hora da liberação dos recursos, usam os mais surrados pretextos para não repassá-los.
LIVROS DO SENADO
No ano passado, a Editora do Senado Federal não participou da VIII Feira do Livro, realizada em São Luis, no Convento das Mercês.
Motivo: a Fundação Municipal de Cultural não encaminhou à Editora do Senado os documentos de comprovação da adiplência da FUNC junto aos órgãos federais.
Tudo leva a crer que este ano pode ser igual a 2014. Até agora, em que pese os reiterados pedidos da Editora do Senado, os documentos não chegaram a Brasília.
Se essa providência não for cumprida urgentemente, a Editora do Senado, uma das mais procuradas em feiras de livros, pode ficar, novamente, fora do evento.
OITENTA ANOS
A esposa do saudoso intelectual José Mário Santos, a advogada Cleide, pretendia realizar um evento significativo, este ano, em São Luis.
Objetivo: comemorar os oitenta anos de seu inesquecível esposo.
Mas ela, a família e os amigos de Zé Mário foram surpreendidos com o seu inesperado falecimento, ocorrido em fevereiro, em São Luis.
Para não deixar a data passar em brancas nuvens, Cleide mandou celebrar missa de ação de graças ao marido, celebrada na tarde de terça-feira última, na Igreja dos Remédios.
Amigos de Zé Mário que participaram do ato religioso: Marita Freitas, Benedito Buzar, Sônia e Francisco Batista, Joaquim Itapary e Marcelo Viana Pereira.
SARNEY EM LONDRES
O ex-presidente José Sarney, do auge de seus 85 anos, não brinca em serviço.
Depois de participar do evento, em Nova York, em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi homenageado como “Homem do Ano”, Sarney está em Londres e cumprindo outra missão política.
Participa da reunião anual dos ex-presidentes da República do mundo inteiro.
Sarney fará um pronunciamento com o foco na crise mundial.
SENTIU SAUDADE
O ex-ministro Gastão Vieira encontrou tempo em Brasília para visitar o Congresso Nacional.
Ingressou no plenário da Câmara Federal exatamente no momento em os deputados discutiam e apreciavam a proposta da reforma política.
Foram terríveis os momentos em que Gastão ali ficou, pois um filme longo e recente passou na sua cabeça de lembranças dos grandes momentos ali passados e com atuação destacada.
Ao sair do Congresso Nacional, uma certeza acompanhou Gastão: nas eleições de 2018 será novamente candidato a deputado federal.
SUSTO DE EVANDRO
Os familiares e amigos de Evandro Carvalho viveram um pesado susto na última semana.
Ele foi internado às pressas no Hospital UDI, onde fez um elenco de exames e procedimentos para debelar uma grave crise.
Com os recursos da ciência e a competência dos médicos, Evandro venceu a crise e encontra-se em plena recuperação.
CEUMA EM TERESINA
Instalada e funcionando com sucesso em São Luis, Brasília, Belém e Palmas, a UniCeuma chega a Teresina.
Uma negociação bem articulada possibilitou ao grupo Fecury a compra de uma instituição universitária do Piauí.
Para o novo estabelecimento de nível superior funcionar legalmente e brevemente, estão em andamento ações burocráticas e com os padrões de qualidade do ensino que o grupo Fecury impõe onde se instala.
SHOW DE BOLA
Foi acachapante a vitória que a professora Nair Portela impôs aos candidatos que concorreram com ela às eleições de reitor da Universidade Federal do Maranhão.
Ganhou disparada em todas as áreas e cidades onde a UFMA acha-se instalada, numa demonstração inequívoca de que o trabalho realizado pelo atual reitor Natalino Salgado foi avalizado e aplaudido pelos corpos discente, docente e administrativo da instituição.
O professor Natalino, além de eufórico com o extraordinário sucesso da candidata que lançou, apoiou e votou, não esconde, também, a satisfação com o péssimo desempenho do candidato Sofiane Labidi, que pagou um preço alto pela maneira nada acadêmica como se comportou na campanha eleitoral.
O professor tunisiano foi o menos votado na eleição universitária.
HOSPITAIS LOTADOS
A crise que assola o nosso país atinge os amplos setores da sociedade e está à vista de todos.
Em São Luis, os mais diferentes setores da economia encontram-se engessados. Enquanto um bom número de lojas fecha as portas, os consumidores mostram-se arredios e longe dos estabelecimentos nos quais os produtos que fazem parte do cotidiano pessoal são encontrados.
Em meio a esse estado sombrio e de crise só uma área da atividade humana não arrefece, ao contrário, incrementou-se.
Os hospitais. Nunca foram tão procurados como agora. De tão cheios, não parecem hospitais, mas estabelecimentos em que a saúde é prestada da pior forma possível.
DONA ENEY
Dias atrás, o ex-deputado Jaime Santana estava em Brasília, em companhia da esposa e filhos, quando recebeu um telefonema para voltar às pressas a São Luis.
Assim o fez e ao chegar já encontrou a sua idolatrada mãe, Eney Santana, internada no hospital da cidade.
Mesmo com a idade avançada, Dona Eney deu mostras de ser uma mulher valente e forte e de não se entregar facilmente a qualquer doença.
Dias depois, estava plenamente recuperada e de volta ao lar, na Avenida Beira-Mar, onde mora desde que casou com o professor Pedro Neiva.