No começo de 2015, São Luis vai ganhar um novo Centro Cultural.
Será localizado no coração da cidade, em plena Praça João Lisboa.
Quem dará este presente a São Luis é a Caixa Econômica Federal, que deixará o prédio onde funciona atualmente para se instalar no Calhau, atrás do Tropical Shopping.
No novo imóvel, a Caixa Econômica concentrará todas as atividades administrativas que desenvolve em São Luis. O antigo será restaurado e adaptado aos objetivos colimados.
AMÉRICO MO TEATRO
O governador Flávio Dino começa a anunciar os nomes que vão ocupar os cargos dos órgãos que compõem a estrutura da secretaria da Cultura.
O primeiro nome divulgado será do escritor Américo Azevedo Neto para a direção do Teatro Artur Azevedo.
Américo, além do ser do ramo, ainda carrega o signo genético dos Azevedo, que fizeram os irmãos Aluísio e Artur Azevedo ser nacionalmente conhecidos como extraordinários intelectuais e teatrólogos.
DEU ZÉ REINALDO
Alguns políticos ligados ao governador Flávio Dino chegaram a brincar que a futura deputada Ana do Gás seria convidada para a secretaria de Minas e Energia.
O futuro governador jamais pensou nessa aberração.
Ele quer transformar a secretaria de Minas e Energia seja num órgão de peso e catalisador de recursos para o Maranhão explorar as riquezas naturais disponíveis e abundantes em seu território.
Não à toa, convidou o ex-governador José Reinaldo para essa missão de caráter técnica e política.
POSSE DE GULLAR
Nesta sexta-feira, o poeta maranhense Ferreira Gullar, no Rio de Janeiro, será empossado membro da Academia Brasileira de Letras.
O acadêmico José Sarney e a governadora Roseana Sarney devem marcar presenças na solenidade.
O fardão de Gullar foi custeado pelo governo do Estado e o alfaiate oficial da Academia Brasileira de Letras já recebeu a grana da confecção.
Arlete e Nauro Machado também foram convidados para o evento, mas não irão.
ESTUDAR INGLÊS
A governadora Roseana Sarney após renunciar ao cargo, o que se dará até o dia 10 de dezembro, viajará com a família para os Estados Unidos.
A cidade aonde vai se instalar será Miami e ali deve ficar por três meses.
Esse tempo será dedicado não ao lazer, mas ao estudo da língua inglesa.
Quando voltar da Flórida, espera dominar fluentemente o idioma.
REITOR DA UEMA
Um dia após a posse do governador Flávio Dino, em 1º de janeiro de 2015, São Luis assistirá outra solenidade de pompa.
A investidura dos novos dirigentes da Universidade Estadual do Maranhão, para o quadriênio 2015 a 2019.
Quem substituirá o reitor José Augusto Oliveira é o professor Gustavo Costa, que recebeu votação consagradora na recente eleição da Uema e deverá continuar o bom trabalho realizado pelo antecessor.
AMIGOS DE SEMPRE
Fábio Braga recentemente eleito deputado estadual é amigo de Flávio Dino desde os bancos escolares.
Os dois se conhecem há tempos e sempre trocaram figurinhas sobre fatos e atos da política maranhense.
Ao se eleger deputado, Fábio, pela amizade que a une a Flávio Dino, foi um dos primeiros a hipotecar apoio e solidariedade política ao governador eleito.
ENCONTRO EM BRASÍLIA
O deputado Gastão Vieira e o governador eleito Flávio Dino se encontraram acidentalmente em Brasília, na semana passada.
Adversários políticos, mas amigos cordiais travaram uma longa e amistosa conversa sobre as eleições passadas e o futuro governo.
Flávio não deixou de perguntar a Gastão a respeito do seu secretariado. O parlamentar aplaudiu alguns nomes e não gostou de outros.
Ao final da conversa, Flávio lavrou a sentença: – Quem não fizer o trabalho de casa direito ou trair a minha confiança, dança cedo.
POSSE DE SÁLVIO DINO
A Academia Maranhense de Letras Jurídicas vai receber o seu mais novo membro, o escritor Sálvio Dino, com as honras e os méritos que merece.
Nesta sexta-feira, em solenidade que acontecerá às 19 horas, na Academia Maranhense de Letras, Flávio Dino ingressará na Casa em que o filho Flávio, já faz parte, e, portanto, estará presente.
Após a solenidade, Sálvio lança o livro sobre a vida do saudoso professor Antenor Bogéa.
ALEGRIA DE RICARDO
Ricardo Guterres não ficou triste por não ser reconduzido ao comando da secretaria de Minas e Energia.
Ao saber que Zé Reinaldo Tavares será o seu substituto no cargo, deu pulos de alegria.
Motivo: a secretaria de Minas e Energia, no próximo governo, ganhará o status de extrema importância, por isso será dirigido por um ex-governador e ex-ministro.
CAFÉ DE HOMENAGENS
Para fechar o ano, Ceres Costa Fernandes homenageará quatro renomados maranhenses no Café Literário.
Os acadêmicos Joaquim Itapary, Ceres Costa Fernandes, Lourival Serejo e José Neres vão falar sobre Ignácio Rangel, Odilo Costa, filho, Coelho Neto e Gonçalves Dias. Os três primeiros pelo centenário de nascimento. O último, pelo sesquicentenário de morte.
O evento ocorrerá às 18:30 horas do dia 2 de dezembro.
CIRURGIA BEM-SUCEDIDA
Acabaram os dias de angústia que Aldenir e Jomar Moraes estavam vivendo, com as notícias chegadas de São Paulo da bem-sucedida cirurgia a que se submeteu o filho, Jomarzinho.
A delicada operação, realizada por um dos cirurgiões mais competentes de São Paulo, além do alívio causado à família, deixará Jomarzinho livre de um sofrimento que há tempos o vinha atormentando.