Em 2016, pelo calendário eleitoral, o povo brasileiro vai eleger prefeitos de mais de cinco mil cidades.
Se não existisse o exercício da reeleição, no Maranhão, o povo estaria livre de uma cambada de prefeitos que nos cargos só se preocuparam em desviar os recursos públicos.
Na gestão prestes a acabar nada fizeram em benefício da coletividade, mas não vão abrir do direito de concorrer à reeleição.
Grande parte, infelizmente, se reelegerá, pois fizeram poupança para a manipulação de votos.
MARANHÃO NOVO
Eliézer Moreira, um dos mais ativos participantes do governo José Sarney, em homenagem aos cinqüenta anos da posse do governador, que ocorreu a 31 de janeiro de 1966, lançará o livro “Maranhão Novo”.
Nele, o relato do planejamento, da execução e do acompanhamento dos recursos e das obras que mudaram a fisionomia do Maranhão.
Além dos aspectos técnicos, Eliézer também aborda questões políticas afloradas numa fase ditatorial, mas que o governador soube conduzi-las democraticamente.
FUNDAÇÃO DOM DELGADO
O jovem padre Heitor da Costa Morais, que dirige a paróquia de São João Batista com enorme sabedoria, acaba de criar uma entidade para angariar contribuições às obras sociais da Arquidiocese de São Luis.
Trata-se da Fundação Dom José Delgado, mantenedora da Rede de Televisão Nazaré em São Luis, que se encarregará de gerar um fundo de investimentos para mantê-la e divulgar programas educativos e cristãos.
A FUNDEL por iniciativa do vereador José Joaquim Ramos é considerada de utilidade pública por lei municipal.
COCERTO A CEU ABERTO
O sucesso do concerto realizado pela pianista Zezé Cassas, com a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão e o Coral de São João, foi de tal modo retumbante, que o padre Heitor quer repeti-lo.
Desta feita, a céu aberto, em frente à igreja de São João Batista, nas proximidades do Natal.
Os procedimentos para o evento artístico obter o mesmo sucesso do anterior, realizado no Teatro Viriato Correia, correm em ritmo acelerado.
LITERALMENTE VAZIAS
A partir do momento em que o Centro Histórico de São deixou de contar a freqüência que lhe era habitual, as prostitutas e os travestis passaram a ocupá-lo.
De uns tempos para cá, em vista dos assaltos costumeiros, até os atuais ocupantes abandonaram as Praça João Lisboa e Benedito Leite.
Hoje, quem transita naquele espaço, outrora o mais movimentado da cidade, dia ou noite, só vê João Lisboa lendo tranquilamente o seu jornal e Benedito Leite, em pé, vigiando alguns fantasmas que teimam em ali assinar o ponto.
SEGURANÇA NO CENTRO
A Secretaria de Segurança tomou uma providência altamente positiva para a tranqüilidade dos que moram no Centro Histórico.
Vai ocupar um prédio espaçoso e adequado e instalar duas superintendências policiais, uma delas a de homicídios.
Essa providência, reclamada há tempo, com certeza contribuirá para pacificar uma das áreas mais importantes da cidade, onde se acham o patrimônio histórico e artístico e transitam os turistas que nos visitam.
COVER DE R.CARLOS
Mauro Fecury é fã de Roberto de Carlos. Tem todos os seus discos e sempre que pode não perde os shows nos quais se apresenta.
Na impossibilidade de trazê-lo para cantar na Festa dos Amigos, dia 12 de dezembro, Mauro contratou uma atração que vai lembrar o seu ídolo.
O contratado tem cara, voz, trejeitos e se veste como Roberto Carlos, mas não é o próprio.
ANIVERSÁRIO NOS STATES
Na agenda de viagens de Carmem Lúcia e Antônio José Ferreira, novembro em Nova York é uma parada obrigatória.
Com faz anualmente, dia 25 deste mês o casal comemorava na Big Apple uma data que lhes é cara: o aniversário de Ferreira. Para manter a tradição, sempre no restaurante cubano, Vitor.
DOUTOR REY
Nesta quarta-feira, o médico Robert Rey inaugura a clínica Estética Holllyood em São Luis.
Especializado em cirurgia-plástica, ganhou fama nos Estados Unidos de onde retornou ao Brasil para fazer sucesso.
A presença de Robert Rey em São Luis gera expectativa por dois motivos: 1) se fará alguma cirurgia; 2) o nome da mulher maranhense a ser por ele operada.
ANIVERSÁRIO DA MARRON
Por pouco não melava o aniversário da cantora Alcione, comemorado, ao seu estilo, no Rio de Janeiro.
Tudo começou quando Fafá Belém, salgueirense por inteira, resolveu cantar, em plena festa, a música Explode Coração, enredo da Salgueiro, no próximo carnaval.
O pau só não comeu porque a anfitriã, com serenidade, aplacou a fúria dos convidados, quase todos mangueirenses.
LIVRO DE PRESTES
O ex-deputado Sálvio Dino, lançará sua mais nova obra, de cunho histórico, no final do ano.
Chama-se “A Coluna Revolucionária”, que conta a saga de Luis Carlos Prestes e de seus companheiros de luta, em terras maranhenses.
Para dar maior autenticidade ao livro, Sálvio fez questão de pessoalmente revisitar todos os locais por onde o Cavaleiro da Esperança passou e travou combate com as chamadas forças legalistas.
REPRESENTAM O MARANHÃO
Os professores da UFMA, Márcio Vaz e Oswaldo Saavedra estão no País de Gales representando o Maranhão na Missão Projeto Hidrocinético no Norte do Brasil
O projeto é organizado pela Embaixada Britânica para a prospecção de oportunidades de colaboração técnica e científica, como foco em energias oceânicas, em especial energia de marés e correntes marinhas.