Na legislatura passada, André Fufuquinha se elegeu deputado estadual, mas com atuação sem brilho e próprio de um garoto que o pai, Fufuca, mandou para Assembleia Legislativa para passar tempo e ganhar os subsídios.
Nas eleições do ano passado, o pai tomou outra decisão: elegê-lo deputado federal, façanha que poucos julgavam vingar.
Fufuquinha, bem votado em Brasília chegou determinado a ser bom deputado e brilhar no Congresso Nacional.
Na semana passada, teve o seu momento de glória: apareceu no horário nobre da TV Globo, no Jornal Nacional, como presidente de uma comissão importante da Câmara de Deputados.
MÉDICO DA VELHA GUARDA
Faleceu no Rio de Janeiro o médico maranhense, João Maranhão Ayres.
Especializado em doenças do aparelho digestivo, marcou época em São Luis como profissional competente e dotado de uma expressiva clientela.
Há anos ausente do Maranhão, João Maranhão Ayres pertenceu a uma geração de médicos respeitados e conceituados, da qual, seguramente, era o último sobrevivente.
GRAVATAS EVANGÉLICAS
UM camelô chamava a atenção dos consumidores que na Rua Osvaldo Cruz faziam compras na quinta-feira.
Ele vendia gravatas e anunciava que tinha para todos os gostos e para diversos eventos.
Dentre as mais vendidas as que ele apontava para uso em eventos evangélicos.
HOSPITAIS E ESTACIONAMENTO
OS dois maiores hospitais de São Luis estão investindo gigantescamente em obras visando aumentar e melhorar a capacidade de atendimento.
São Domingos e UDI travam uma concorrência saudável não apenas para oferecer mais leitos, mas dar melhor assistência médica e hospitalar aos pacientes.
Ambos lutam para isso, mas não esquecem um problema terrível: estacionamento para suportar a demanda de pacientes e de visitantes.
Não é à toa que São Domingos e UDI fizeram recentemente operações imobiliárias de vulto para aquisição de boas áreas de terras e destinadas exclusivamente ao estacionamento de veículos.
TURISMO MUDOU
A luta para que a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão se instalasse no Centro Histórico foi árdua e longa.
Os operadores do turismo, depois de muita luta, conseguiram vencer a resistência dos governantes, que, afinal, instalaram no Centro Histórico o órgão que cuida das atividades ligadas ao setor.
Mas agora as autoridades descobriram que a Secretaria de Turismo estava em local errado e resolveram transferi-la para a Avenida dos Holandeses.
DIA DA POESIA
A Academia Maranhense de Letras vai encampar a sugestão do intelectual Sebastião Moreira Duarte.
Convencer a Câmara Municipal de São Luis a fazer uma lei determinando 29 de outubro como Dia da Poesia.
Nesse dia nasceu o grande poeta José Chagas, cuja obra poética é quase toda dedicada a São Luis.
Para transformar a déia de Sebastião em realidade, Buzar conversou com o vereador José Joaquim que se comprometeu apresentar o projeto.
CASTELO E MALUF
O resultado de uma pesquisa recente e voltada para a sondagem do eleitorado em torno das eleições de 2016 para a prefeitura de São Luis, fermentou o processo eleitoral e fez os pretensos candidatos saírem do casulo.
Um deles, o deputado João Castelo, que, pela boa posição conquistada na sondagem, já admite voltar às ruas e disputar os votos com vistas à prefeitura de São Luis.
Sobre a intenção de Castelo de querer novamente ocupar o cargo de prefeito, o ex-governador José Reinaldo burilou esta frase: – Castelo é igual a Maluf. Tem votos em São Luis, mas, insuficientes para elegê-lo ao cargo que já ocupou.
SEXO EM BAIXA
A crise é grave e chegou fervendo no mercado sexual de São Luis.
Os homossexuais que fazem ponto na Praça Benedito Leite e adjacências, dizem que a escassez de grana está prejudicando a prática do sexo.
Com o sumiço dos clientes, as bichas fazem questão de mostrar publicamente a insatisfação e revolta contra o governo Dilma.
EMPRESÁRIO DOANO
O ex-deputado Nan Sousa estranhou sua indicação para figurar na lista de candidato a Empresário do Ano.
Surpreso, pediu explicação a respeito de tamanha honraria.
A resposta foi convincente e pertinente: – Conseguiu o quase impossível vender um hotel em São Luis.
QUEBRA DA TRADIÇÃO
Este ano, o desembargador e acadêmico Lourival Serejo, por motivos profissionais, não compareceu à Feira Internacional do Livro de Paratí.
Quebrou uma tradição que cumpria religiosamente.
Nenhum outro membro da Academia Maranhense de Letras também marcou presença no evento. Mas o acadêmico Joaquim Itapary coordena um grupo para em 2016 participar da FLIP.
BATIZADO NA TOSCANA
Aquela parte da família Cella, que mora em São Luis, viajou para a Itália.
Destino: a região da Toscana, onde os Cella se reúnem todos os anos para se rever e matar saudades.
O encontro da família Cella, este ano, tem como atração o batizado da neta de Dulce e Mário Cella e filha do médico Wener Passarinho Cella, oftalmologista da nova geração maranhense.
MEMÓRIA E CULTURA
Pouca gente sabe o que há, em matéria de equipamento de ponta, na sede da Fundação Nagib Haickel e qual a finalidade daquele aparato tecnológico.
Os equipamentos foram adquiridos pelos irmãos Joaquim e Nagib Haickel, com o objetivo de ali desenvolverem projetos de relevância cultural. Só por isso, já merecem ser exaltados
Por meio daquelas máquinas sofisticadas e voltadas para o mundo virtual, os Haickel reproduzem e conservam o que de mais precioso dispõe o acervo artístico, arquitetônica e cultural do Maranhão, ainda disperso ou abandonado, mas que vem sendo arrebanhado, recuperado e tratado para a perpetuação e glorificação de nossa memória.
O trabalho que a Fundação Nagib Haickel presta ao povo maranhense é tão valioso e importante que se comparado com as ações culturais dos governos, estas se minimizam e aquele se maximiza e ganha extraordinário vulto.
CONTADORAS ASSOCIADAS
Depois de vinte anos de experiência na profissão contábil, Daniela Moura e Ariza Marshelli se uniram e fundaram a empresa Moura&Marshelli Contadoras Associadas, com o objetivo de oferecer ao mercado prestação de serviços diferenciados na área contábil, com atendimento presencial aos clientes e assistência direta das profissionais.