A mídia que se dedica a comentar fatos e atos do governador Flávio Dino anuncia uma boa-nova: mudanças no secretariado do governo.
Com quase seis meses de mandato, o governador pensa mudar algumas peças, tendo em vista que quando as nomeou, não conhecia o nomeado muito menos o seu desempenho profissional.
Fontes palacianas dão conta de que agora, conhecendo a máquina administrativa que nomeou, pode melhor avaliá-la e fazer alterações que precisam para o governo deslanchar e corresponder às expectativas geradas na campanha eleitoral.
Há quem diga que a reforma, pela extensão que terá, deixará muita gente desempregada. O secretário do Meio Ambiente seria um dos primeiros a dançar.
OS ANJOS DE ROSEANA
Ao longo de sua vida pública, Roseana Sarney sempre teve um anjo da guarda a acompanhar os seus passos e ajudar a resolver problemas pessoais.
Esse anjo tem um nome: Olga Simões. Além de confidente e amiga de todas as horas, ocupou diversos cargos no seu governo. O último foi na Secretaria da Cultura.
No final do governo passado, Roseana ganhou mais um anjo da guarda: Ana Graziela Neiva Costa, que exerceu o cargo de secretária-chefe da Casa Civil.
Com o término do governo, Ana Gabriela manteve a amizade com Roseana e com Olga assessora a ex-governadora em tempo integral e dedicação exclusiva.
HOMENAGEM A ITAPARY
Amanhã, Joaquim Itapary parte, em companhia da esposa, Edna, para o Rio de Janeiro.
Como faz todos os anos, cumprirá temporada em terras cariocas, período em que trata da saúde e se atualiza com as coisas do mundo cultural.
Ontem, Waldemiro e Iara Viana chamaram alguns amigos para o bota-fora de Joaquim, ao qual foi oferecido um almoço à base de mocotó e muçum, pratos preferidos do homenageado.
NOME DE ARTISTA
O mais novo membro do Tribunal de Justiça, além das qualidades morais e profissionais, carrega uma singularidade.
Foi batizado com o nome de um dos artistas do cinema americano e que fez enorme sucesso nas telas mundiais no século passado: Tyrone
O Tyrone maranhense chega por mérito à cúpula do Poder Judiciário e é uma figura humana respeitada, reservada e conceituada no meio em que atua e na sociedade.
PAR ARTÍSTICO
A piauiense Dadá Coelho nasceu artisticamente em São Luis do Maranhão.
Ela é hoje uma comediante de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, atuando em teatro e televisão.
Dadá ganhou agora mais notoriedade por conta do namoro assumido com o ator global, José de Abreu.
Dizem que o romance esquentou tanto que pode dar em casamento.
PRESENÇAS JUNINAS
Na festa junina que Ana Lúcia e Mauro Fecury realizaram sexta-feira, em comemoração ao aniversário da filha Luciana, as presenças de maranhenses que moram no sul do país.
Iolanda Paraíso, que reside no Rio de Janeiro, e Carlos e Maria Amélia Veloso, de Bauru, cidade paulista.
Vieram a São Luis com a finalidade de participar do evento que os Fecury ofereceram aos amigos e convidados, os quais não pouparam os anfitriões de merecidos elogios pelo bom e melhor que ofereceram.
CRISE NOS SHOPPINGS
Os que gostam de fazer compras ou de passear em shoppings já devem ter sentido algo que não demorou a chegar: o peso da crise financeira nas costas dos lojistas.
Nos shoppings, não dá para esconder o grande número de lojas fechadas e em processo de encerramento das atividades comerciais, diminuídas sensivelmente com o sumiço dos consumidores e retração das compras.
Essa crise chega a São Luis no exato momento de expansão dos shoppings.
LIVRO DE EULÁLIO
Vem aí mais um livro do juiz e intelectual José Eulálio.
Deve ser lançado no mês de julho vindouro. Trata-se de um estudo sobre a prostituição no Maranhão, na época em que a Zona do Baixo Meretrício prosperava em São Luis.
Intitulado de Vidas Profanas, o livro não deixa escapar nada sobre a prostituição praticada nas pensões da ZBM, a vida das prostitutas e fatos e atos nas noitadas que tinham as Ruas da Palma e 28 de Julho como palcos.
EMOÇÃO DE TURÍBIO
Antes de retornar ao Rio de Janeiro, o violonista Turíbio Santos fez questão de manifestar ao presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, a emoção que viveu em São Luis, ocasião em que foi empossado membro da AML e do concerto de primeira linha musical que aqui fez.
O músico maranhense prometeu voltar brevemente para lançar o livro recentemente publicado, intitulado Caminhos, Encruzilhadas e Mistérios.
Turíbio mostrou-se sumamente grato com a acolhida que teve no Rio Poty Hotel, que o hospedou gentilmente por iniciativa de Armando Ferreira.
HOMENAGEM A LEOMAR
O desembargador Cândido Ribeiro Filho, presidente do Tribunal Regional Federal, da 1ª Região, presidirá nesta sexta-feira, em Caxias, uma solenidade, em que a emoção marcará presença.
Trata-se da aposição do nome e da fotografia do saudoso desembargador Leomar Amorim no Fórum da Subseção Judiciária de Caxias.
Amigos e colegas do homenageado já anunciaram presenças no significativo evento.
COMO UMA LUVA
O ex-presidente Lula soltou recentemente uma frase que, pela verdade nela contida, repercutiu intensamente nos meios políticos e no PT, mais enfaticamente.
Segundo Lula, o PT só pensa em cargo.
Quem conhece a trajetória do PT no Maranhão, não vacila quanto à veracidade da frase lulista, que caiu com uma luva na cabeça dos companheiros maranhenses.
ASSISTENCIALISMO CARO
A primeira ação paternalista do governo do Estado, vinda de gestões passadas, ocorreu quando abriu os cofres para a promoção de eventos carnavalescos no interior.
Cidades com ou sem tradição de carnaval, aproveitaram politicamente a bonança do governo, para conseguirem verbas, as quais os prefeitos nem sempre aplicaram corretamente.
Como se não bastasse o carnaval, as festas juninas vieram depois e o governo do Estado, por pressão de deputados, também, passou a patrociná-las.
Com o quinhão de recursos prometidos, prefeitos e deputados prometem fazer festas juninas majestosas, mas estas geralmente não acontecem porque um naco daquele recurso some misteriosamente.